Ad Widget

Collapse

Zabbix Proxy não encaminha TRAPS para o Zabbix Server

Collapse
X
  • Filter
  • Time
  • Show
Clear All
new posts

Zabbix Proxy não encaminha TRAPS para o Zabbix Server

Pessoal,
    Tenho um ambiente onde monitoro alguns hosts via SNMP, e surgiu a necessidade utilizar TRAPS.
    No cenário atual, tenho um proxy que coleta as informações via SNMP e também recebe as TRAPS.
    Quando uma TRAP chega ao proxy, ela é reconhecida, e os dados aparecem no arquivo temporário /tmp/zabbix_trap.tmp, porém esses dados não são encaminhados para o server, não aparece nem no latest data.
    Alguém tem traps funcionando neste cenário, poderia explicar o funcionamento?
    Starts
    10-09-2019
    Ends
    11-09-2019
    Last edited by emersonrta; 10-09-2019, 21:47.

Olá meu caro,
    Vale ressaltar algumas questões, existe algum firewall nesse meio do caminho?
    Snmp trap utiliza a porta 162 tcp/udp, dá uma conferida se existe algo do tipo que possa estar impedindo.
    Conferiu o log, tanto do proxy quanto do server se existe alguma anomalia.

**Também fiquei curioso, posta pra gente caso consiga resolver.

Comment

Bom dia!!!
      Tem firewall sim, as portas 162 udp e 10050/10051 estão liberadas.
      Quanto aos logs, não tem nada que indique o problemas referente às traps.
      A minha grande dúvida é:
      Quando o Proxy recebe a trap, ele encaminha tbm na porta 162 udp para o server? Ou ele ecampsula em tcp e envia pela porta 10050/10051?
      Fiz um dump nas duas portas, e quando recebo a trap pelo Proxy, não vejo ele reencaminhando para o server.

Comment

A comunicação entre o proxy e o server são feitas independentes do método/protocolo que o proxy coleta ou recebe os dados.
        Vale entendimento sobre arquitetura do zabbix e posteriormente SNMP TRAP

Eduardo Wutzl da Silva
        SRE Engenharia de Monitoração e Observabilidade

Comment

Boa tarde,
          Já havia visto esse link, não fala especificamente sobre comunicação e configuração de traps entre Zabbix Proxy e Zabbix Server.
          Quanto à comunicação entre Proxy e Server, são sempre na porta 10050 e 10051.
          Minha dúvida é referente ao encaminhamento de uma snmp trap recebida pelo Proxy e enviada ao server.
          Sabe como isso funciona? Sabe se o Proxy envia pela porta 162 udp, ou encaminha pela 10050/10051?
          Já implantou este tipo de cenário, Proxy enviando snmp trap para o Zabbix server?

Comment

Working...
          X