Ad Widget

Collapse

95 Percentil desconsiderando valores abaixo de valor configurado - É possível?

Collapse
X
  • Filter
  • Time
  • Show
Clear All
new posts

95 Percentil desconsiderando valores abaixo de valor configurado - É possível?

Olá, esse é meu primeiro post aqui.
    Realmente não sei se essa é a area correta para perguntar mas como está em português, posso comentar na língua que tenho melhor domínio.

Estou analisando o Zabbix para saber se ele será uma solução para nosso problema e cheguei nessa dúvida. É possível fixar um valor de banda em gráficos de Tráfego para que o percentil desconsidere o que estiver abaixo dele?

Exemplo:
    Um cliente possui um link que é monitorado pelo Zabbix. O link possui uma largura de banda de 50Mb/s.

Se o cliente não atingir os valores acima da banda (Burst), ele não será cobrado em valores adicionais. Então o 95 percentil deve ser 0 pois ele é calculado apenas nos valores acima do limite.

Se o cliente atingir acima do valor de banda (ultrapassar os 50Mb/s), é aplicado 95th Percentile, gerando um valor (que deve ser acima dos 50Mb/s) calculado apenas usando os valores que ultrapassaram o 50Mb/s.
    È como se estivesse definindo o valor mínimo pra o percentil considerar.
    Ou seja, pegamos todos os valores acima de 50Mb/s, excluimos os 5% maiores e obtemos o maior deles como percentil. Ao longo de um mês.

Isso é possível? Há como? E como pode ser feito?

Obrigado a todos pela atenção. Continuarei explorando a ferramenta. Muitas funções nos chamaram a atenção.

Sim é possivel , vai depender da forma como irão interpretar essa situação , existe ate mais de uma formula para fazer isso , ...

Poderia criar uma trigger que acionaria caso seu cliente passasse dos 50mbs , com isso teria um grafico mostrando em quais periodos o cliente ultrapassou o limite estipulado , no inventario do host(equipamento onde será monitorado esse trafego) você teria o tempo que durou essa trigger(tem acima dos 50mbs) , ou você pode trabalhar com ITENS CALCULADOS (pesquise sobre.)...

Comment

Originally posted by Jefte View Post
      Sim é possivel , vai depender da forma como irão interpretar essa situação , existe ate mais de uma formula para fazer isso , ...

Poderia criar uma trigger que acionaria caso seu cliente passasse dos 50mbs , com isso teria um grafico mostrando em quais periodos o cliente ultrapassou o limite estipulado , no inventario do host(equipamento onde será monitorado esse trafego) você teria o tempo que durou essa trigger(tem acima dos 50mbs) , ou você pode trabalhar com ITENS CALCULADOS (pesquise sobre.)...
      Olá Jefte!

Muito obrigado pela informação. Criar um trigger desse tipo me permite criar um gráfico com os momentos que foram ultrapassados os limites de banda? Criar um gráfico usando a trigger como entrada? Normalmente só vejo como criar gráfico utilizando os items.

Obrigado pela atenção
      Victor Costa

Comment

Entendendo o 95 percentil

Vcosta,

Fiquei um pouco confuso com sua explicação, mas vamos la, estou tentando ajudar aki para ser ajudado tambem, vou expor algumas informaçoes.

Um exemplo: as operadoras de links de comunicaçao de dados, oi, embratel, bt, level3, algar, vivo, etc, elas cobram faixas de consumo em cima no 95 percentil, por exemplo, a primeira faixa escrita em uma planilha em excel normal simples, de 1Mbps ate 10Mbps, custa 5 mil reais, segunda faixa, de 11Mbps ate 20Mbps, custa 10 mil reais, e assim por diante, isso tudo baseado na regra de 95 percentil, como é o calculo em contrato, no periodo de 30 dias do mes, coletas de 5 em 5 minutos de in (TX) e out (RX) da interface wan, interface wan seria a porta do roteador da operadora que esta instalado la na localidade, é a porta que vai para a nuvem ok, voce poderia monitorar na outra ponta tb, quero dizer q a matriz seria a ponta A e a filial a ponta B, dependendo da forma que os dados chegam, é possivel monitorar tanto na ponta A quanto na ponta B no caso monitorar o equipamento de rede (roteador/switch), continuando c o calculo, com o 95 percentil de in e out, considera o maior valor e compara com a faixa de consumo que expliquei agora pouco atras, é esse o calculo.

Vou explicar o q seria 95 percentil, o que muitas vezes é confuso para muitos, 95 percentil funciona assim, se eu estiver errado alguem me corrija kkkk, sqn, vamos imaginar poucas coletas, um exemplo vai, 5,100,10,500,20, o 95% ele seria ordenado em ordem descrecente (outras pessoas vao dizer em ordem crescente, tanto faz, so quero explicar d uma forma mais clara p um entendimento), do maior para o menor, 500,100,20,10,5, expurgando as ultimas coletas de maiores picos de 5%, que normalmente sao poucas, mas isso para uso normal de link de comunicação, uso de sistemas , outlook, transferencia de arquivos pequenos, se for usar 95 percentil em um link destinado so para transferencia de arquivos gigantescos em giga, nao utilize este metodo de pagamento se nao fufu ne.

obs1: no zabbix, eles so incluiram uma unica informaçao de 95 percentil que ao incluir no grafico dois itens, o 95 percentil so calculo sobre o maior valor.

obs2: as operadoras acabam entregando dupla abordagem, nao é exatamente um titular e backup que estou falando, mas se uma destas pontas balanceadas cair, o trafego continua pela outra perna digamos assim, o calculo de 95% teria que ser somado

Agora acho q no seu caso seria interessando um relatorio extraido com uso de API c phyton, mas daria p vc configurar o zabbix p monitorar aquele equipamento por 30 dias, nao coloque 35 pq as vezes o dia 30 cai no sabado e vc so vai conseguir fazer a mediçao na segunda q sera dia 2, c isso vc perdera 2 dias do mes anterior, entao coloque c folga monitoracao, deixe 35 ou 40 dias, ou 2 meses, sei la, o q for melhor p vc, dai depois é so abrir os graficos e selecionar o periodo do mes passado e ver o resultado de 95 percentil q ele ja te tras o d maior valor p faturamento da nf q a operadora cobra o uso d banda, pena q em telas aparece a linha do 95 percentil porem nao aparece os valores no grafico, somente do in e out, a nao ser q existe outra forma e eu ainda nao descobri, vai saber ne.

Bom espero ter ajudado.

um forte abraço.

Comment

Announcement

Collapse
        No announcement yet.
        Working...
        X