PDA

View Full Version : Alerta de Utilização de CPU

patricksilvasss
11-12-2009, 20:33
---Configurações do meu Zabbix---

Versão: 1.6.6, SO:
Sistema Operacional: CentOs 5.3
Banco de Dados: Mysql
-----------------------------------------------
Situação Atual

Tentei seguir o procedimento descrito no forum do zabbix "http://www.zabbix.com/forum/showthread.php?t=14297&highlight=Windows+CPU+Utilization" de maneira que copiei o typeperf de um windows server 2003 para o windows 2000 server. Executei o comando typeperf -qx > perfounter.txt e o mesmo criou um arquivo de 434 KB. Em seguida criei o item conforme espeficado no procedimento mas depois de alguns minutos ele dá como não suportado. Ressalto que fui informado pela comunidade do zabbix Brasil que existe um problema com o o sistema operacional windows 2000 server.

---Situação desejada---

Gostaria que o zabbix pudesse alertar a utilização de cpu dos meus servidores windows 2000, 20003 server e 2008 server e linux e estou tendo dificuldades para defnir os mesmos. Se existir alguém que tenha as expressões de consumo de cpu, memoria, disco, etc...me enviem por favor.

Patrick

exkg
15-12-2009, 08:22
Oi Patrick,

Na instalacao do ZABBIX existe um 'Template Windows' onde jah existem algumas triggers, verifica se alguma delas te ajuda.

[]s,
Luciano

patricksilvasss
16-12-2009, 16:56
Luciano

Eu já testei, eu preciso que seja monitorado o alerta de cpu de forma que a expressão que faz isso é a system.cpu.util porém, quando eu criei a expressão na template windows fica com o status de ativo mas para o restante dos hosts aparece o status de Não Suportado.

Patrick ;)

zabbix_zen
17-12-2009, 16:48
Olá Patrick.
Só agora vi a sua private message.

Os templates que vêm builtin no Zabbix fazem uso de determinadas system calls no código-fonte Zabbix.

Perdão por não conseguir ajudar muito pois não tenho agentes Windows monitorados (são todos RHEL4/5 ou HP-UX), não uso portanto perfcounter.

Mas nesse link:
If it comes up as "Not supported" then you have some type of syntax error.
Verificou a sintaxe usada, certo? Configurou o tipo correcto de valor(float, integer)?

De uma forma geral, no futuro ao adicionar métricas personalizadas, vai ter de adicionar UserParameters a cada Agent, ou construir scripts e enviar o seu resultado para o Server por zabbix_sender.

patricksilvasss
17-12-2009, 17:10
Você poderia espeficar corretamente o link sugerido para eu poder verificar.

zabbix_zen
17-12-2009, 18:21
Queria-me referir ao link anteriormente referido.
http://www.zabbix.com/forum/showthread.php?t=14297&highlight=Windows+CPU+Utili zation

Essa frase indica para tomar atençao ao que perguntei.

patricksilvasss
17-12-2009, 21:26
Caros

Gostaria de informar que consegui definir a expressão para alerta de cpu dos meus servidores. Segue abaixo as expressões que foram extraidas da página do fórum do zabbix.

item: system.cpu.util[]
trigger : {hostname:system.cpu.util[].last(0)}>80

Desde de já agradelo a todos que contribuiram para a resolução deste problema.

Cordialmente

Patrick Silva :D:D: