PDA

View Full Version : zabbix

bruno sobreira
30-12-2009, 15:37
bom a dia a todos, bom queria dizer q sou novato com o zabbix queria sabe mas sobre ele tipo

1 como funciona
2 qual o posiçao dele em uma rede
3 sobre o agent
4 é preciso instalar o agent em td as maquinas

sao algumas duvida q eu ainda tenho vago para min desde ja agradeço

exkg
30-12-2009, 16:29
Oi Bruno,

1 como funciona
O ZABBIX eh um software de monitoramento. Basicamente eh composto de 3 partes:
- ZABBIX Server;
- ZABBIX Agent;
- Interface de operacao e administracao (GUI);

Fiquei na duvida sobre qual a tua duvida :)

3 sobre o agent
Instalavem em qualquer (praticamente) sistema operacional. Possui uma seria de coletas nativas e eh bastante facil aumentar as funcionalidades.

Eh indicado mas nao necessariamente preciso.

[]s,
Luciano

bruno sobreira
30-12-2009, 17:30
ok ok bom entao tenho q ter uma maquina como o "servidor" zabbix essa maquina entao ira monitorar a rede e os servidores e pelo q eu entendi ele reconhecer td a rede porem eu tenho q identificar cada um no zabbix certo ???

no caso eu n preciso q a mesma maquina q esta instalado ozabbix farça o minotoramento posso "puxa" o serviço d outra maquina ???

exkg
30-12-2009, 19:32
Oi Bruno,

Como qualquer software que tenha algum tipo de importancia para o ambiente eh indicado rodar em um servidor separado.

O PUXAR de outra maquina tb nao entendih.

[]s,
Luciano

bruno sobreira
31-12-2009, 04:08
exkg quando me referia ao "PUXA" queria dizer q posso abri o zabbix pelo browser em qualque maquina q n seja o servido zabbix, desculpa pelas palavras tentarei me expressar melhor.

o q eu queria saber agora é sobre o agent como:

1 pra que ele serve
2 o que ele é para o zabbix(tipo se é algum gerenciador para o zabbix)
3 como funciona

acho q depois disso comerçarei a montar meu serve com a ajuda d vcs desde ja agradeço o interesse de vc e principalmente d exkg

abraços

exkg
04-01-2010, 13:28
Oi Bruno,