PDA

View Full Version : zabbix

bruno sobreira
30-12-2009, 15:37
bom a dia a todos, bom queria dizer q sou novato com o zabbix queria sabe mas sobre ele tipo

1 como funciona
2 qual o posiçao dele em uma rede
3 sobre o agent
4 é preciso instalar o agent em td as maquinas

sao algumas duvida q eu ainda tenho vago para min desde ja agradeço

exkg
30-12-2009, 16:29
Oi Bruno,

1 como funciona
O ZABBIX eh um software de monitoramento. Basicamente eh composto de 3 partes:
- ZABBIX Server;
- ZABBIX Agent;
- Interface de operacao e administracao (GUI);

Fiquei na duvida sobre qual a tua duvida :)

3 sobre o agent
Instalavem em qualquer (praticamente) sistema operacional. Possui uma seria de coletas nativas e eh bastante facil aumentar as funcionalidades.

Eh indicado mas nao necessariamente preciso.

[]s,
Luciano

bruno sobreira
30-12-2009, 17:30
ok ok bom entao tenho q ter uma maquina como o "servidor" zabbix essa maquina entao ira monitorar a rede e os servidores e pelo q eu entendi ele reconhecer td a rede porem eu tenho q identificar cada um no zabbix certo ???

no caso eu n preciso q a mesma maquina q esta instalado ozabbix farça o minotoramento posso "puxa" o serviço d outra maquina ???

exkg
30-12-2009, 19:32
Oi Bruno,

Como qualquer software que tenha algum tipo de importancia para o ambiente eh indicado rodar em um servidor separado.

O PUXAR de outra maquina tb nao entendih.

[]s,
Luciano

bruno sobreira
31-12-2009, 04:08
exkg quando me referia ao "PUXA" queria dizer q posso abri o zabbix pelo browser em qualque maquina q n seja o servido zabbix, desculpa pelas palavras tentarei me expressar melhor.

o q eu queria saber agora é sobre o agent como:

1 pra que ele serve
2 o que ele é para o zabbix(tipo se é algum gerenciador para o zabbix)
3 como funciona

acho q depois disso comerçarei a montar meu serve com a ajuda d vcs desde ja agradeço o interesse de vc e principalmente d exkg

abraços

exkg
04-01-2010, 13:28
Oi Bruno,

O AGENTE eh um coletor de dados. Ele fica instalado em cada host monitorado em coleta os dados solicitados pelo ZABBIX SERVER.

E SIM ... a interface do ZABBIX eh acessivel de qualquer lugar.

[]s,
Luciano

spaww
04-01-2010, 13:41
bom a dia a todos, bom queria dizer q sou novato com o zabbix queria sabe mas sobre ele tipo

1 como funciona
3 sobre o agent

sao algumas duvida q eu ainda tenho vago para min desde ja agradeço

Apenas um complemento das informações já prestadas pelo Luciano, você pode montar um ambiente sem agentes também.
Aqui no INEP nós monitoramos COM e SEM agente.

Exemplos de itens monitorados SEM agente: Switchs, IPS, LBR, Impressoras.

Demais itens monitorados através de agentes.

bruno sobreira
04-01-2010, 20:40
ok entao se for para monitorar servidores terei q usar o agent pois bem a instalaçao desses agents sera em casa servidor ????

spaww
04-01-2010, 20:57
ok entao se for para monitorar servidores terei q usar o agent pois bem a instalaçao desses agents sera em casa servidor ????

Bruno você não é obrigado a utilizar o agente nos servidores... mas terá mais opções de monitoramento se instalar o agente com certeza.

Quanto a instalação do agente, sim ela deve ocorrer servidor a servidor com a respectiva configuração do agente (um arquivo .conf bem simples).

bruno sobreira
05-01-2010, 03:36
ok vlw spaww irei comerça a configuraçao do zabbix qualque coisa avisarei abraços

henderson
02-08-2010, 23:37
boa tarde galera,já instalei o zabbix e agora gostaria de saber como faço para instalar os agentes nas minhas máquinas windows e linux,e depois de instalar os agentes o que eu preciso configurar neles pra efetivar a monitoraçao.

Aguardo um retorno e desde já agradecido.

BACesar
04-08-2010, 19:20
Boa tarde henderson!

Para fazer a instalação nos servidores é só seguir os passos que o manual dispoe ou o wiki no propio site.

Quanto a dúvidas, eu também tinha várias de como o sistema funciona e as regras para começar a fazer um monitoramento básico. Você pode ler um tópico que criei aqui nessa seção. Lá o Murilex esclareceu quase todas as dúvidas de um iniciante.

Att;