View Full Version : Memoria usada pelo Exchange
Arckanjo
04-01-2010, 19:06
Senhores
Criei um host no Zabbix e apontei para o Template "Template_Microsoft_Exchange_2007". No item "Memory: Information store (perf_counter["\Process(store)\Private Bytes"])" ele deveria chegar o processo store.exe que no Windows esta sempre alterando o valor pelo que entendi, já no Zabbix o valor é sempre o mesmo "4294967295" onde ele me mostra sempre o "4 GBytes" como resultado.
Alguém poderia me dar uma idéia melhor de monitoria para esse processo para que possamos ter um histórico utilização de memória de forma correta???
No aguardo!!!
Oi,
Uma boa referencia parfa QUALQUER dado de desempenho do windows:
typeperf -qx |findstr mem
Basta identificar qual o valor desejado e criar/alterar o item do zabbix.
[]s,
Luciano
Arckanjo
04-01-2010, 19:39
Luciano,
To começando agora com a utilização do Zabbix.
Tem como vc me explicar melhor como usar essa função ai?:D
typeperf -qx |findstr mem
[]'s
Vinicius
Oi Vinicius,
Esse comando tuh executa no 'prompt do DOS' do teu servidor windows.
Isso se refere aos medidores de desempenho do windows e qualquer uma dessas metricas podem ser utilizadas pelo ZABBIX.
[]s,
Luciano
Arckanjo
04-01-2010, 20:12
Luciano,
Valew pela dica!
So para completar, eu posso conbinar qlqr um daqueles parametros com o perf_counter[] certo?
Brigadão!!!:)
Vinicius Almeida.
Respondendo à pergunta, sim, vale pra qualquer item da saída do typeperf.
Apenas uma dica, o agente Windows tem uma chave (key) nativa pra isso que você está querendo.
Uso a chave "proc_info" pra extrair isso. Por exemplo, pra coletar memória usada pelo processo zabbix_agentd.exe (uso para controle interno):
proc_info[zabbix_agentd.exe,wkset,max]
Depois basta configurar o item com unidade B (bytes) e multiplicador 1024 (para converter corretamente). Funciona corretamente aqui pra mim.
A lista de parâmetros suportados do proc_info está no manual, são a maioria dos itens listáveis no gerenciador de tarefas.
Criei isto pois em alguns servidores Windows a memória consumida tem crescido absurdamente (houveram dois casos em que a memória beirou 1GB!!!! E eu confirmei nos servidores!) quando se abusa demais dos "perf_counter" ainda mais se configurados com intervalos de atualização rigorosos. Hoje só mantenho o essencial (CPU em %, memória em %, uso do page file em %, etc.).
Arckanjo
04-01-2010, 23:21
Respondendo à pergunta, sim, vale pra qualquer item da saída do typeperf.
Apenas uma dica, o agente Windows tem uma chave (key) nativa pra isso que você está querendo.
Uso a chave "proc_info" pra extrair isso. Por exemplo, pra coletar memória usada pelo processo zabbix_agentd.exe (uso para controle interno):
proc_info[zabbix_agentd.exe,wkset,max]
Depois basta configurar o item com unidade B (bytes) e multiplicador 1024 (para converter corretamente). Funciona corretamente aqui pra mim.
A lista de parâmetros suportados do proc_info está no manual, são a maioria dos itens listáveis no gerenciador de tarefas.
Criei isto pois em alguns servidores Windows a memória consumida tem crescido absurdamente (houveram dois casos em que a memória beirou 1GB!!!! E eu confirmei nos servidores!) quando se abusa demais dos "perf_counter" ainda mais se configurados com intervalos de atualização rigorosos. Hoje só mantenho o essencial (CPU em %, memória em %, uso do page file em %, etc.).
---
Data7, valew pela dica.
Mas agora preciso de mais um help. Olha o que ocorre quando eu uso o proc_info:
"proc_info[store.exe,wkset,max]"
0.000000
"proc_info[explorer.exe,wkset,max]"
0.000000
"proc_info[zabbix_agentd.exe,wkset,max]"
18740.000000
O sacana só pega os dados do processo do Zabbix.
O que que pode ser ????
Abraço!!
De acordo com o manual nao existem restricoes a processos especificos:
The following attributes are currenty supported:
vmsize - Size of process virtual memory in Kbytes
wkset - Size of process working set (amount of physical memory used by process) in Kbytes
pf - Number of page faults
ktime - Process kernel time in milliseconds
utime - Process user time in milliseconds
io_read_b - Number of bytes read by process during I/O operations
io_read_op - Number of read operation performed by process
io_write_b - Number of bytes written by process during I/O operations
io_write_op - Number of write operation performed by process
io_other_b - Number of bytes transferred by process during operations other than read and write operations
io_other_op - Number of I/O operations performed by process, other than read and write operations
gdiobj - Number of GDI objects used by process
userobj - Number of USER objects used by process
<type> - representation type (meaningful when more than one process with the same name exists). Valid values are: min - minimal value among all processes named <process>
max - maximal value among all processes named <process>
avg - average value for all processes named <process>
sum - sum of values for all processes named <process>
Examples:
1. In order to get the amount of physical memory taken by all Internet Explorer processes, use the following parameter: proc_info[iexplore.exe,wkset,sum]
2. In order to get the average number of page faults for Internet Explorer processes, use the following parameter: proc_info[iexplore.exe,pf,avg]
Note: All io_xxx,gdiobj and userobj attributes available only on Windows 2000 and later versions of Windows, not on Windows NT 4.0.
Por aqui tudo parece normal:
# zabbix_get -s10.140.0.10 -k proc_info[explorer.exe,wkset,max]
12672.000000
# zabbix_get -s10.140.0.10 -k proc_info[explorer.exe,wkset,sum]
25344.000000
# zabbix_get -s10.140.0.10 -k agent.version[]
1.6.5
A versao do meu agente (no windows) eh esse aih de cima.
[]s,
Luciano
Arckanjo
05-01-2010, 20:03
Senhores,
Tudo se resolve colocando a versão do agent mais recente 1.8 ja que, no meu caso, a versão do server tbm é essa.
# zabbix_get -s server -k "proc_info[store.exe,wkset,max]"
4126332.000000
# zabbix_get -s server -k "proc_info[explorer.exe,wkset,max]"
51372.000000
Obrigado pelo help!!!!
[]'s