PDA

View Full Version : Problema Instalação Frontend

RobertoFonseca
15-01-2010, 13:44
Amigos,

Estou iniciando no zabbix, e estou tentando instalar em um fedora 7.
Efetuei a compilação com sucesso, o banco de dados esta criado corretamente e o php esta com todas as dependencias aplicadas. COpiei a área web da pasta frontend/php para /var/www/html/zabbix e na hora de tentar abrir pelo navegador ele esta retornando o seguinte erro:
Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required 'include/db.inc.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /usr/share/zabbix/include/config.inc.php on line 74
Porém os arquivos existem nos lugares indicados e estão com permissões de leitura e escrita. Alguém tem alguma idéia??

Roberto Fonseca

RobertoFonseca
26-01-2010, 22:20
Ok Srs,

Consegui resolver em partes o problema acima. Fiz passo a passo toda instalação novamente e o problema persistia:
Fatal error: require_once() [function.require]: Failed opening required 'include/db.inc.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /usr/share/zabbix/include/config.inc.php on line 74

Abri o arquivo citado e nada mais é que o config.inc.php chamava o db.inc.php.
Porém no diretorio include/ havia um link simbolico para o arquivo que ficava em /etc/zabbix/db.inc.php. Removi o link simbolico e copiei o arquivo do /etc/zabbix/db.inc.php para o diretorio include/.
Feito isso voltou a iniciar o zabbix. Fui para o passo a passo e no passo 4 quando ele tenta conectar ao banco, ele reclama que não conseguiu localizar localhost. No campo dbServer alterei para o ip do servidor mas não flui...
Alguém tem alguma idéia...?

exkg
27-01-2010, 01:51
Oi,

Dois detalhes importantes e que não são relacionados com o zabbix:

- desativar o selinux
- desativar o iptables

Com isso eh possível iniciar os teus testes com mais tranqüilidade.