View Full Version : Adicionar dispositivo SNMP configurando Community
Olá pessoal,
Tem como eu configurar a Community de um dispositivo ao adicioná-lo?
A intenção é que o Zabbix monitore dezenas de roteadores/switchs. São várias communitys diferentes.
A única maneira eh adicionar um dispositivo utilizando tal template e alterar a community de cada pedido SNMP via alteração em massa?
Obrigado!!
Você pode fazer uso de macros. No template você cria a macro de comunidade (por exemplo, {$COMUNIDADE}), preenche com um valor padrão (sugiro que seja aquele que vai aparecer na maioria dos seus dispositivos) e modifica os itens para usar essa macro em vez de um valor fixo de comunidade. Aí, quando você for definir um novo host, você sobrescreve o valor padrão da macro de comunidade do template. Mais informações sobre macros em:
http://www.zabbix.com/documentation/1.8/manual/config/macros
Procure pela seção "Global and host level macros".
Opa ...
Grande Murilex ... sempre atento as melhores praticas :)
Uma coisa muito pouco falada de fato sao as MACROS ... que na pratica sao variaveis de ambiente que podem ser globais, por template ou por host.
O uso das macros facilita muito a administracao de ambientes grandes e com informacoes diferentes tanto para credenciais como para niveis de alerta.
Uma boa alternativa para difundir as macros seria enviarmos novos templates padroes que facam o uso de macros ... os atuais nao fazem o uso das macros.
[]s,
Luciano
Valeu pelos posts =D
Essa opção de macros deve cair bem pra minha necessidade!!
Em breve estarei testando.
Obrigado novamente!
[]'s
Victor Hugo
Você pode fazer uso de macros. No template você cria a macro de comunidade (por exemplo, {$COMUNIDADE}), preenche com um valor padrão (sugiro que seja aquele que vai aparecer na maioria dos seus dispositivos) e modifica os itens para usar essa macro em vez de um valor fixo de comunidade. Aí, quando você for definir um novo host, você sobrescreve o valor padrão da macro de comunidade do template. Mais informações sobre macros em:
http://www.zabbix.com/documentation/1.8/manual/config/macros
Procure pela seção "Global and host level macros".
Estou meio lento :confused: Devo estar fazendo o processo incorretamente.
Eu fui nos Templates e editei o "Template_Cisco_2960" adicionando a macro {$COMUNIDADE} com o valor "teste".
Aí nos itens desse template, fiz uma mudança em massa alterando o valor "SNMP community" para {$COMUNIDADE}.
Adicionei um host linkando o template "Template_Cisco_2960" e alterando na tela do Host a opção Macros com a macro {$COMUNIDADE} e o valor da Community à ser utilizado.
Não funciona. Eu fazendo uma mudança em massa da community nos itens fica ok. Onde estou errando?
Obrigado novamente[2]! :)
[]'s
Victor Hugo
Olhando isso fiquei na dúvida se já tem como usar Macros pra community:
https://support.zabbix.com/browse/ZBXNEXT-205
[]'s
Victor Hugo
Oi Vitor,
De fato nao tem nao ... :(
As macros podem ser utilizadas na 'item key' e a comunity NAO faz parte da chave.
mysql> select * from items limit 1\G;
*************************** 1. row ***************************
itemid: 10090
type: 0
snmp_community:
snmp_oid:
snmp_port: 161
hostid: 10002
description: Memória livre
key_: vm.memory.size[free]
delay: 90
history: 7