View Full Version : Sensors configuração do Agente
Alguém pode me dizer quais os parâmetros devo configurar no agente para poder coletar os dados referente a temperatura?
sensors
k8temp-pci-00c3
Adapter: PCI adapter
Core0 Temp:
+22°C
Core1 Temp:
+37°C
k8temp-pci-00cb
Core0 Temp:
+29°C
Core1 Temp:
Obrigado,
Tem que ser via UserParameter. Cria um script recebendo parametros e associa ao teu agente ... toda a coleta que nao for nativa precisa (na maioria dos casos) ser criada como UserParameter.
[]s,
Luciano
Tem que ser via UserParameter. Cria um script recebendo parametros e associa ao teu agente ... toda a coleta que nao for nativa precisa (na maioria dos casos) ser criada como UserParameter.
[]s,
Luciano
Luciano desde de já muito obrigado,
Até ae eu entendi só estou perdido como eu defino as variáveis conforme esses parâmetros de temperatura.
Obrigado
Por exemplo:
sensors |grep "Core 0"
Vai me retornar a temperatura do primeiro core do meu processador. Agora eh 'picar' essa saida e pegar somente o que eh necessario ... e eh isso que teu script precisa fazer.
No meu caso teria isso:
UserParameter=temperatura_cpu0,sensors |grep "Core 0" |awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2 |cut -d"Â" -f1
[]s,
Luciano
olá pessoal, aqui vai como foi configurado agent servidor.
No meu host eu tenho a seguinte situação:
comando sensors
Resultado:
coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Core 0: +46.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
coretemp-isa-0001
Core 1: +46.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
Usando os filtros de comando grep obtenho seguinte resultado:
sensors | grep "Core 0" | awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2
46.0°C
na configuração do agente zabbix editando o arquivo:
/etc/zabbix/zabbix_agentd.conf
inseri a seguinte linha:
UserParameter=temp2,sensors | grep "Core 0" | awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2
A configuração server zabbix:
http://www.zabbix.com/forum/attachment.php?attachmentid=3064&stc=1&d=1279807298
Erro na hora da cole dos dados
http://www.zabbix.com/forum/attachment.php?attachmentid=3065&stc=1&d=1279807299
Eu tava olhando algumas configurações não sei se formato de float para caracter pode fazer alguma diferença.
Valeu
E qual o retorno de um zabbix_get -s<teuhost> -k temp2 ?
[]s,
Luciano
Luciano,
Desde de já muito obrigado.
Comando executados no servidor zabbix:
[root@server]# zabbix_get -s host -k vfs.fs.size[/,free]
[root@server]# zabbix_get -s host -k temp2
Não me apresenta nenhum valor erro ou qualquer coisa dessa natureza
Se eu executar o comando sensors:
[root@server]# sensors
k8temp-pci-00c3
Core0 Temp:
+20°C
Core1 Temp:
+37°C
k8temp-pci-00cb
Core0 Temp:
+27°C
Core1 Temp:
+31°C
No meu host
root@meuhost# sensors
coretemp-isa-0000
Core 0: +46.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
coretemp-isa-0001
Core 1: +46.0°C (high = +80.0°C, crit = +100.0°C)
Dados coletados no servidor do meu host
Free disk space on / 3.04 MB
Assim o monitoramento de outros item tá ok mas desse sensors não consigo fazer ele funcionar de forma alguma nem mesmo no próprio servidor.
Muito Obrigado
Hmmm ... quando uma coleta retorna NULL vai virar nao suportada.
E no host o que retorna o comando: sensors | grep "Core 0" | awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2 ?
Apos a inclusao do novo UserParameter tuh fez o restart do Agente ?
[]s,
Luciano
Hmmm ... quando uma coleta retorna NULL vai virar nao suportada.
E no host o que retorna o comando: sensors | grep "Core 0" | awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2 ?
Apos a inclusao do novo UserParameter tuh fez o restart do Agente ?
[]s,
Luciano
root@meuhost# sensors | grep "Core 0" | awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2
47.0°C
com esse comando eu consigo vê exatamente o que eu preciso coletar
fiz o restart e nada
Ocorre que o 47.0°C nao eh numerio ... eh uma string :)
Se pretende ter graficos deses valores eh necessario mais cut, awk, sed ou outros para extrair somente o que for numerico.
[]s,
Luciano
Ocorre que o 47.0°C ano eh numerio ... eh uma string :)
Se pretende ter graficos deses valores eh necessario mais cut, awk, sed ou outros para extrair somente o que for numerico.
[]s,
Luciano
Luciano,
Na verdade eu preciso monitorar esse valor pois com ele vou saber se o ar condicionado da sala está liga ou não.
Então eu acredito que eu preciso de gráfico apenas desse valor.
será que com esse valor eu consigo fazer uma comparação e se a temperatura chegar ao 60C ele me manda um alerta.
valeu
Consegue sim ... mas tuh tens que sacar fora o °C.
[]s,
Luciano
Consegue sim ... mas tuh tens que sacar fora o °C.
[]s,
Luciano
Mestre,
Até ae é tranquilo é só fazer o seguinte:
root@meuhost# sensors |grep "Core 0" |awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2 | cut -c1-2
48
Agora como que eu defino isso no /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf
UserParameter=temp2,sensors |grep "Core 0" |awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2 | cut -c1-2
feito isso eu tenho criar um novo item no server ou posso usar o temp2
até +
O temp2 tem que ser a tua chave para o item ... nao sei se existe uma chave nativa chamada temp2. Eu gosto de criar chaves um pouco mais personalizadas: meu.temp2.
Mas eh isso aih ... tuh resolveu o teu problema com o UserParameter, agora eh soh criar os itens relacionados. Um para cada tipo de valor a ser coletado pelo SENSORS.
[]s,
Luciano
Luciano apresentou o seguinte erro
temp Triggers (0) sensors[temp] 30 90 0 Zabbix agent Not supported -
Olha só a configuração do item
http://www.zabbix.com/forum/attachment.php?attachmentid=3088&stc=1&d=1280174247
Será que eu escrevi alguma coisa errada mudei as chaves conforme
Nossa parecia ser tão simples isso mas tá de rosca e eu ainda não ajudo muito
Olá Arripio. Você executou a sequência de comandos {sensors |grep "Core 0" |awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2 | cut -c1-2} no shel do seu host monitorado pra ver se não há problemas de sintaxe?
Outra coisa: desculpe se a pergunta parecer óbvia, mas você reiniciou o zabbix_agentd após criar seus UserParameter's (essa é uma operação obrigatória sem que se muda o zabbix_agentd.conf)?
Olá Arripio. Você executou a sequência de comandos {sensors |grep "Core 0" |awk {'print $3'} |cut -d"+" -f2 | cut -c1-2} no shel do seu host monitorado pra ver se não há problemas de sintaxe?
Outra coisa: desculpe se a pergunta parecer óbvia, mas você reiniciou o zabbix_agentd após criar seus UserParameter's (essa é uma operação obrigatória sem que se muda o zabbix_agentd.conf)?
Murilex
Pensei que fosse alguma configuração host entã fiz todo o processo em um outro host:
Segue a execução do comando no shell do host:
[root@novohost]# sensors | grep + | cut -d"+" -f2 |cut -d"Â" -f1 | awk 'NR == 1 {print $1}'
47
O resultado foi 47 conforme o apresentando:
Configurei novamente o /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf
UserParameter=temp,sensors | grep + | cut -d"+" -f2 |cut -d"Ã -f1 | awk 'NR == 1 {print $1}'
No server foi cinfigurado conforme as imangens acima e mesmo assim continua dizendo que não é suportado.
Se alguém tiver um exemplo com um comando mais simples derrepente é algum erro simples de sintaxe.
Ainda não conseguir criar o meu próprio item
[]s
Obrigado
Olá pessoal consegui coletar os dados da temperatura:
Havia uma erro com relação a chave
chave configurada no server zabbix
(temp.sensors)
Configuração no meu host
UserParameter=temp.sensors,sensors |grep "+" |cut -d"+" -f2 | cut -d "°" -f1 | awk 'NR == 1 {print $1}'
Obrigado a todos.
[]s
Olá Arripio. O exemplo mais simples que tenho é o comando abaixo:
UserParameter=mysql.slowqueries,mysqladmin -uzabbix status|cut -f5 -d":"|cut -f1 -d"O"
Como não vi resposta para esta pergunta, vou questionar de novo: seja lá qual for o host que você está monitorando, você reiniciou nesse host (provavelmente não é no servidor zabbix) o aplicativo zabbix_agentd após realizar modificações no arquivo zabbix_agentd.conf?
Demorei a responder, rsrsrs. Desconsiderar post anterior.