PDA

View Full Version : Ajuda no Zabbix

fabianohensouzsa
04-12-2009, 15:01
Galera preciso ,uito da ajuda de vocês, me pediram para configurar um Zabbix para monitorar e alertar quando atingir um certo nivel o processamento, mémoria e I/O de rede mas eu nunca usei o Zabbix e fiquei completamente perdido com o manual (meu inglês também não ajudou muito). Sará que algum de vocês poderiam me dar um Help nessa questão.

rgg
07-12-2009, 02:50
Olá Fabiano,

Onde exatamente está o problema?

Você já conseguiu obter dados dos hosts?

Abraço!

fabianohensouzsa
09-12-2009, 12:51
Kra eu ja cadastrei todos os hosts já (windows Server 2003) mas eu não sei como eu faço para coletar esses dados e enviar o alerta por email.

exkg
09-12-2009, 14:17
Oi Fabiano,

Vamos por partes:

1 -eh necessario cadastrar os hosts na interface do ZABBIX;
2- eh necessario associar os hosts a templates (ou criar itens/triggers isolados nesses hosts);
3 - eh necessario criar usuarios e definir os 'meios' para alertas (medias);
4 - eh necessario criar uma (ou mais) acoes que enviem os alertas (passos 1 e 2) para os usuarios cadastrados (passo 3);

O manual pode ajudar em como efetuar cada um dos passos citados.

[]s,
Luciano

fabianohensouzsa
09-12-2009, 14:34
Ok... eu ja ate li sobre isso mas eu não sei quais usar, não estou dominando a funcionalidade de cada uma.

auro
09-12-2009, 22:03
Fabiano,

Você precisa instalar os agentes nas máquinas para que o server possa coletar os dados.

Com o instalador disponível no site abaixo você precisa informar apenas o servidor e o nome que foi cadastrado no Zabbix.

http://www.suiviperf.com/zabbix/

Depois de instalar o agente, adicione o "template Windows" ao host e voilá!

Boa sorte!

Auro

fabianohensouzsa
14-12-2009, 15:52
Tipo galera eu estou apanhando muito do Zabbix. Ninguem ai tem um tutorial de como faz porque todos que eu achei mostravam apenas a configuração da intalação e isto já foi feito... ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!! tenho prazo pra fechar esse chamado.

:eek::eek::eek:

auro
14-12-2009, 16:41
Fabiano,

Qual é a dúvida que você possui que a documentação não resolveu?

[]s

Auro

fabianohensouzsa
14-12-2009, 18:51
eu estou me perdendo na criação de templates porque não estou conseguindo adicionar, como não consigo criar os templates as triggers também não funcionaram.

auro
14-12-2009, 19:03
Fabiano,
Os templates prontos não lhe ajudam? O que você tenta criar que não consegue?
Você já entendeu claramente os conceitos de templates, ítens e triggers do Zabbix?
Abraço!
Auro

fabianohensouzsa
14-12-2009, 19:36
Tipo os templates eu não sei como usar... peguei o servidor ele ja tinha uma configuração para pingar alguns servidores mas agora querem que eu verifique aqueles itens dos topicos acima.

auro
14-12-2009, 20:30
Fabiano,

Dê uma lida na documentação do Zabbix, após cadastrar um host, você deve instalar o agente do Zabbix.

Com o agente instalado, você pode atribuir um template ao seu host, e ele passará a exibir as informações que você necessita.

Sem o agente, sua monitoria fica capenga (e o Zabbix não adianta de quase nada).

Caso tenha dificuldade com o idioma inglês, acesse: http://linux.eduardosilva.eti.br/zabbix_parte_iii_agentes_e_administracao

Espero ter ajudado, acho que é um bom começo.

Abraço!

Auro

fabianohensouzsa
14-12-2009, 22:16
Eu tinha visto alguns posts desse blog mas este ainda não muito bom mesmo... vou seguir ele aqui.

fabianohensouzsa
04-01-2010, 19:05
Galera estou tentando criar um item para monitorar a porcentagem de uso da CPU, nos campos "Tipo de informação" e "Unidade" quais valores devem ser colocados? :confused: