View Full Version : Ajuda no Zabbix
fabianohensouzsa
04-12-2009, 15:01
Galera preciso ,uito da ajuda de vocês, me pediram para configurar um Zabbix para monitorar e alertar quando atingir um certo nivel o processamento, mémoria e I/O de rede mas eu nunca usei o Zabbix e fiquei completamente perdido com o manual (meu inglês também não ajudou muito). Sará que algum de vocês poderiam me dar um Help nessa questão.
Olá Fabiano,
Onde exatamente está o problema?
Você já conseguiu obter dados dos hosts?
Abraço!
fabianohensouzsa
09-12-2009, 12:51
Kra eu ja cadastrei todos os hosts já (windows Server 2003) mas eu não sei como eu faço para coletar esses dados e enviar o alerta por email.
Oi Fabiano,
Vamos por partes:
1 -eh necessario cadastrar os hosts na interface do ZABBIX;
2- eh necessario associar os hosts a templates (ou criar itens/triggers isolados nesses hosts);
3 - eh necessario criar usuarios e definir os 'meios' para alertas (medias);
4 - eh necessario criar uma (ou mais) acoes que enviem os alertas (passos 1 e 2) para os usuarios cadastrados (passo 3);
O manual pode ajudar em como efetuar cada um dos passos citados.
[]s,
Luciano
fabianohensouzsa
09-12-2009, 14:34
Ok... eu ja ate li sobre isso mas eu não sei quais usar, não estou dominando a funcionalidade de cada uma.
Fabiano,
Você precisa instalar os agentes nas máquinas para que o server possa coletar os dados.
Com o instalador disponível no site abaixo você precisa informar apenas o servidor e o nome que foi cadastrado no Zabbix.
http://www.suiviperf.com/zabbix/
Depois de instalar o agente, adicione o "template Windows" ao host e voilá!
Boa sorte!
Auro
fabianohensouzsa
14-12-2009, 15:52
Tipo galera eu estou apanhando muito do Zabbix. Ninguem ai tem um tutorial de como faz porque todos que eu achei mostravam apenas a configuração da intalação e isto já foi feito... ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!! tenho prazo pra fechar esse chamado.
:eek::eek::eek:
Fabiano,
Qual é a dúvida que você possui que a documentação não resolveu?
[]s
Auro
fabianohensouzsa
14-12-2009, 18:51
eu estou me perdendo na criação de templates porque não estou conseguindo adicionar, como não consigo criar os templates as triggers também não funcionaram.
Fabiano,
Os templates prontos não lhe ajudam? O que você tenta criar que não consegue?
Você já entendeu claramente os conceitos de templates, ítens e triggers do Zabbix?
Abraço!
Auro
fabianohensouzsa
14-12-2009, 19:36
Tipo os templates eu não sei como usar... peguei o servidor ele ja tinha uma configuração para pingar alguns servidores mas agora querem que eu verifique aqueles itens dos topicos acima.
Fabiano,
Dê uma lida na documentação do Zabbix, após cadastrar um host, você deve instalar o agente do Zabbix.
Com o agente instalado, você pode atribuir um template ao seu host, e ele passará a exibir as informações que você necessita.
Sem o agente, sua monitoria fica capenga (e o Zabbix não adianta de quase nada).
Caso tenha dificuldade com o idioma inglês, acesse: http://linux.eduardosilva.eti.br/zabbix_parte_iii_agentes_e_administracao
Espero ter ajudado, acho que é um bom começo.
Abraço!
Auro
fabianohensouzsa
14-12-2009, 22:16
Eu tinha visto alguns posts desse blog mas este ainda não muito bom mesmo... vou seguir ele aqui.
fabianohensouzsa
04-01-2010, 19:05
Galera estou tentando criar um item para monitorar a porcentagem de uso da CPU, nos campos "Tipo de informação" e "Unidade" quais valores devem ser colocados? :confused: