Galera preciso ,uito da ajuda de vocês, me pediram para configurar um Zabbix para monitorar e alertar quando atingir um certo nivel o processamento, mémoria e I/O de rede mas eu nunca usei o Zabbix e fiquei completamente perdido com o manual (meu inglês também não ajudou muito). Sará que algum de vocês poderiam me dar um Help nessa questão.
Ad Widget
Collapse
Ajuda no Zabbix
Collapse
X
-
Tags: None
-
Kra eu ja cadastrei todos os hosts já (windows Server 2003) mas eu não sei como eu faço para coletar esses dados e enviar o alerta por email.Comment
-
Oi Fabiano,
Vamos por partes:
1 -eh necessario cadastrar os hosts na interface do ZABBIX;
2- eh necessario associar os hosts a templates (ou criar itens/triggers isolados nesses hosts);
3 - eh necessario criar usuarios e definir os 'meios' para alertas (medias);
4 - eh necessario criar uma (ou mais) acoes que enviem os alertas (passos 1 e 2) para os usuarios cadastrados (passo 3);
O manual pode ajudar em como efetuar cada um dos passos citados.
[]s,
LucianoComment
-
Ok... eu ja ate li sobre isso mas eu não sei quais usar, não estou dominando a funcionalidade de cada uma.Comment
-
Fabiano,
Você precisa instalar os agentes nas máquinas para que o server possa coletar os dados.
Com o instalador disponível no site abaixo você precisa informar apenas o servidor e o nome que foi cadastrado no Zabbix.
Depois de instalar o agente, adicione o "template Windows" ao host e voilá!
Boa sorte!
AuroComment
-
Tipo galera eu estou apanhando muito do Zabbix. Ninguem ai tem um tutorial de como faz porque todos que eu achei mostravam apenas a configuração da intalação e isto já foi feito... ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!! tenho prazo pra fechar esse chamado.

Comment
-
eu estou me perdendo na criação de templates porque não estou conseguindo adicionar, como não consigo criar os templates as triggers também não funcionaram.Comment
-
Tipo os templates eu não sei como usar... peguei o servidor ele ja tinha uma configuração para pingar alguns servidores mas agora querem que eu verifique aqueles itens dos topicos acima.Comment
-
Fabiano,
Dê uma lida na documentação do Zabbix, após cadastrar um host, você deve instalar o agente do Zabbix.
Com o agente instalado, você pode atribuir um template ao seu host, e ele passará a exibir as informações que você necessita.
Sem o agente, sua monitoria fica capenga (e o Zabbix não adianta de quase nada).
Caso tenha dificuldade com o idioma inglês, acesse: http://linux.eduardosilva.eti.br/zab..._administracao
Espero ter ajudado, acho que é um bom começo.
Abraço!
AuroComment
-
Eu tinha visto alguns posts desse blog mas este ainda não muito bom mesmo... vou seguir ele aqui.Comment
-
Galera estou tentando criar um item para monitorar a porcentagem de uso da CPU, nos campos "Tipo de informação" e "Unidade" quais valores devem ser colocados?
Comment
Comment