Ad Widget

Collapse

Primeiros Passos

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • BACesar
    Junior Member
    • Feb 2010
    • 20

Primeiros Passos

Olá
    Instalei, configurei e está rodando 100% em um Debian lenny a versão 1.8.1. Tudo ok, mil maravilhas até eu tentar adicionar um host.
    O que preciso monitorar é só se um device está no ar ou não, um ping simples.
    Se estiver no ar ele mantem ok, se não ele manda um alerta por email avisando que está off.
    Mas tentei de todas as formas que achei e li no manual e não consegui. Estou me confundindo bastante com regras, itens, triggers, alertas.

Alguém pode me ajudar com isso?
    Existem algumas regras a serem seguidas?
    Qual a key que uso para monitorar apenas um ping simples?
    Preciso criar um template separado?
  • Arripio
    Member
    • Feb 2010
    • 39

Alerta e envio de e-mail

chefia, eu vivo o mesmo problema se alguém puder nos ajudar com um vídeo facilitaria.

meu cenário é muito parecido mas, eu preciso monitorar outras coisas como espaço em disco e uso do processador e memoria.

Seguem e anexo uma imagem da minha configuração dos itens.
    Attached Files

Comment

• Murilex
      Senior Member
      • Nov 2009
      • 124

Olá pessoal. No caso de vocês, recomendo a leitura do artigo do link abaixo, (a parte III deve ser a que mais vai ajudar):

BACesar, vou considerar que você conseguiu criar um host com sucesso no zabbix (o mais importante no cadastro do host é o seu IP). Depois disso, entre na tela de itens desse host e adicione um novo item. Coloque alguma coisa como descrição (Description) do item. Em Tipo (Type) selecione a opção "Monitoração simples". Como chave (Key), digite ou selecione a opção icmpping. Clique em OK e pronto, um item de monitoramento foi criado para o seu host. Agora você precisa criar uma trigger, que nada mais é que uma condição de alerta, uma expressão que você cria para definir o que é normal ou não. Já na tela de Triggers, clique em "Create trigger". Digite alguma coisa como nome (name) da trigger. A expressão (expression) é a parte mais importante da trigger. No caso do ping, uma expressão possível é "{HostX:icmpping.last(0)}=0". A função "last" irá retornar o último valor coletado do item de monitoramento icmpping. Nesse caso estamos comparando se o último valor do ping foi igual a zero. Em outras palavras, a trigger será ativada quando o retorno do comando ping mudar de 1 para 0. Existem várias funções no zabbix e você deve ler o manual (http://www.zabbix.com/documentation/...onfig/triggers) para conhecer todas. Agora que você está coletando um dado (Item), avaliando seus dados (Triggers), falta você tomar alguma providência. É aí que entram as ações (Actions). É bom manter em mente que o zabbix pode realizar uma ação não somente devido a ativação de triggers, mas por conta de uma série de outros motivos (busca automática, registro automático...), mas isso não vem ao caso agora. Na tela de ações, clique em Criar ação (Create action). Depois de definir um nome qualquer para a ação, vá no grupo Condição da ação (Action condition) e clique em nova. Selecione a opção Trigger na caixa de seleção e clique em Selecionar. Procure pelo texto relativo ao nome que deu para a trigger que avalia o item de ping e selecione-o. Para finalizar a condição da ação, clique em Adicionar. Agora vá em Operações da ação e clique em nova. Selecione um usuário ou grupo de usuários que vão receber o alerta e defina se você quer que eles recebam um e-mail, um sms, uma mensagem jabber ou tudo isso. Depois clique em Adicionar e, finalmente, em Salvar para finalizar a criação da ação. Pronto, considerando que o servidor zabbix foi devidamente configurado para envio de e-mails, mensagens jabber e/ou sms e que você cadastrou mídias (e-mails, sms, jabber...) para os usuários cadastrados na ação, estes serão alertados quando houver uma falha de ping para o host em questão.

Preciso criar um template separado?
      Em vez de você criar as mesmas Aplicações, Itens, Triggers e Gráficos para cada um dos hosts que vai monitorar, é bastante aconselhado você fazer isso nos Templates (Modelos, em português). Aí, você associa hosts com certas semelhantes ao template criado. Todas as Aplicações, Itens, Triggers e Gráficos definidos em um template são automaticamente herdados pelos hosts associados a ele. Assim, caso queira mudar alguma coisa, você muda no template e tudo será automaticamente aplicado aos hosts associados a ele.
      Last edited by Murilex; 09-03-2010, 02:09.

Comment

• Murilex
        Senior Member
        • Nov 2009
        • 124

Arripio, algumas chaves são dependentes do SO que você está monitorando. Em sistemas linux, você pode usar as seguintes chaves para realizar as medições desejadas:

Espaço livre da partição raiz: vfs.fs.size[/,free]
        Memória total: vm.memory.size[total]
        Memória livre: vm.memory.size[free]
        Carga do processador: system.cpu.load[,avg1]

Aí é só configurar as triggers e ações, conforme expliquei no post anterior.

Ah, estava me esquecendo, não é nada obrigatório, mas criar uns gráficos reunindo um ou mais itens ajuda muito na análise da evolução dos valores armazenados no banco de dados.

Comment

• Arripio
          Member
          • Feb 2010
          • 39

Configurando o item e a ação

Originally posted by Murilex
          Arripio, algumas chaves são dependentes do SO que você está monitorando. Em sistemas linux, você pode usar as seguintes chaves para realizar as medições desejadas:

Espaço livre da partição raiz: vfs.fs.size[/,free]
          Memória total: vm.memory.size[total]
          Memória livre: vm.memory.size[free]
          Carga do processador: system.cpu.load[,avg1]

Aí é só configurar as triggers e ações, conforme expliquei no post anterior.

Ah, estava me esquecendo, não é nada obrigatório, mas criar uns gráficos reunindo um ou mais itens ajuda muito na análise da evolução dos valores armazenados no banco de dados.
          Murilex,

Acho que a minha versão é apresentado um pouco diferente mas não importa. no lugar icmpping tenho {BackupServiceDesk:agent.ping.last(0)}=0 seria mesma coisa?

baixo segue as minha configurações:

No campo de assunto da mensagem tenho que colocar o nome da trigger e o status os o proprio zabbix q vai me mandar essas informações.

No caso da ação teria uma forma de eu forçar para saber se está funcionando, assim eliminando por partes, depois forçar um envio de mensagem?

Desde Já Muito Obrigado pela Atenção
          Attached Files
          Last edited by Arripio; 11-06-2010, 12:55.

Comment

• Murilex
            Senior Member
            • Nov 2009
            • 124

Putz Arripio, desculpe o comentário, mas realmente aconselho você a ler o manual do zabbix urgente.

Uso a versão 1.8.1 do zabbix. Você não conseguiu usar a chave que te indiquei porque selecionou o Type errado no item. O Type "Zabbix Agent" só pode ser usado quando você instala o agente zabbix no host que vai monitorar. Quando esse for o caso, você pode usar a chave agent.ping para testar a conexão ao agente zabbix (o que não deixa de ser uma espécie de ping). No caso da chave que te indiquei (icmpping), você não precisa desse agente instalado e você deve selecionar o Type "Simple check" (Monitoração simples). Note que nessa caixa de seleção de Type dos itens existem várias opções de monitoramento (agente zabbix, snmp etc.). Seria ótimo você procurar saber depois o que significa cada um deles.

Tanto o assunto como o corpo da mensagem que você configura nas Actions são personalizados. O zabbix não vai lhe enviar nada que você não tenha configurado para aparecer aí. {TRIGGER.NAME} e {STATUS} são macros (variáveis) internas que o zabbix irá substituir com o nome da trigger que gerou o alerta e o seu status (PROBLEM, OK, UNKNOWN), respectivamente. Você encontra uma lista completa dessas macros em http://www.zabbix.com/documentation/.../config/macros.

Do jeito que você configurou sua Action, vai receber mensagens para qualquer coisa que acontecer aos seus hosts. No futuro, principalmente quando você possuir uma infinidade de hosts monitorados, imagino que vai querer indicar em quais condições a mensagem será enviada. Uma possível condição é você selecionar a opção "Trigger = XXXX". Aí você seleciona a trigger que configurou para o item de ping.

Comment

• Arripio
              Member
              • Feb 2010
              • 39

Verdade

Originally posted by Murilex
              Putz Arripio, desculpe o comentário, mas realmente aconselho você a ler o manual do zabbix urgente.

Uso a versão 1.8.1 do zabbix. Você não conseguiu usar a chave que te indiquei porque selecionou o Type errado no item. O Type "Zabbix Agent" só pode ser usado quando você instala o agente zabbix no host que vai monitorar. Quando esse for o caso, você pode usar a chave agent.ping para testar a conexão ao agente zabbix (o que não deixa de ser uma espécie de ping). No caso da chave que te indiquei (icmpping), você não precisa desse agente instalado e você deve selecionar o Type "Simple check" (Monitoração simples). Note que nessa caixa de seleção de Type dos itens existem várias opções de monitoramento (agente zabbix, snmp etc.). Seria ótimo você procurar saber depois o que significa cada um deles.

Tanto o assunto como o corpo da mensagem que você configura nas Actions são personalizados. O zabbix não vai lhe enviar nada que você não tenha configurado para aparecer aí. {TRIGGER.NAME} e {STATUS} são macros (variáveis) internas que o zabbix irá substituir com o nome da trigger que gerou o alerta e o seu status (PROBLEM, OK, UNKNOWN), respectivamente. Você encontra uma lista completa dessas macros em http://www.zabbix.com/documentation/.../config/macros.

Do jeito que você configurou sua Action, vai receber mensagens para qualquer coisa que acontecer aos seus hosts. No futuro, principalmente quando você possuir uma infinidade de hosts monitorados, imagino que vai querer indicar em quais condições a mensagem será enviada. Uma possível condição é você selecionar a opção "Trigger = XXXX". Aí você seleciona a trigger que configurou para o item de ping.

Realmente vc tem razão mas de qualquer forma muito obrigado, vc ajudou muito to começando a entender esse monitoramento. Para te falara verdade eu nunca trabalhei com isso, recebi esse demanda e agora to tendo que fazer milagre em pouco tempo, meu tempo tá muito curto para le toda documentação mas estou lendo de acordo com minhas necessidade.

valeu

Comment

• BACesar
                Junior Member
                • Feb 2010
                • 20

Bom, entendi tudo agora. Muito obrigado Murilex.
                Só estou passando por um problema, os monitoramentos estão com erro. Está falando que o serviço não é suportado. Talvez seja algum erro, mas mesmo assim segue a screen.
                Attached Files

Comment

• Murilex
                  Senior Member
                  • Nov 2009
                  • 124

As chaves dos seus itens estão com erro de sintaxe, BACesar.
                  Esses valores entre colchetes são os parâmetros que você deve alterar para que o item funcione. Note que os parâmetros são opcionais no caso das chaves icmpping e icmppingsec (símbolo de maior e menor). A documentação diz que, caso não informe esses parâmetros, será usado o IP configurado no host e o restante será substituído com o valor padrão do zabbix. Resumindo, a não ser que queira personalizar alguma coisa, use simplesmente icmpping ou icmppingsec como chaves.
                  Esse seu item Snmp também está incorreto. A chave net.tcp.listen exige que o Type do item seja o "Zabbix Agent" ou "Zabbix agent (active)", não pode ser "Agente Snmp v1-2c-3". Códigos OID devem ser usados como chaves para consultas SNMP. Entender como funcionam as consultas SNMP é um capítulo à parte e você vai ter que dedicar um tempo razoável para entendê-las antes de se arriscar a usar o Type "Agente Snmp v1-2c-3" no zabbix.

Comment

• BACesar
                    Junior Member
                    • Feb 2010
                    • 20

Ok.
                    Quanto ao snmp foi mesmo um teste. Agora com o ping, eu não consigo substituir aqueles valores. Se eu troco da erro. Mesmo colocando as chaves sem os valores complementares elas não funcionam....
                    Existe alguma configuração complementar no sistema operacional?

Comment

• Murilex
                      Senior Member
                      • Nov 2009
                      • 124

Um pré-requisito para o ping funcionar é você instalar o pacote fping e setar algumas permissões, conforme descrito na seção "ICMP pings" do manual do zabbix: http://www.zabbix.com/documentation/...l/config/items. Depois de o fping ser instado, você deve indicar no arquivo /etc/zabbix_server.conf o local da sua instalação.

Segue um screenshot de como está funcionando aqui.
                      Attached Files
                      Last edited by Murilex; 10-03-2010, 14:48.

Comment

• BACesar
                        Junior Member
                        • Feb 2010
                        • 20

Isso que é o estranho, eu tenho todas essa configurações seguidas.
                        fping instalado e devidamente mapeado no .conf do servidor.
                        Permissões setadas e tudo mais.
                        Só acho estranho por isso.

Comment

• Arripio
                          Member
                          • Feb 2010
                          • 39

Monitoramento

Consegui fazer o monitramento simples usando "icmpping"
                          Porém agora estou no desafio de enviar a mensagem via e-mail.
                          Configurei a midia conforme a figura abaixo mas ainda não consegui.
                          Teria algum log para eu verificar se está tentando mandar as mensagens?
                          Da forma que eu configurei o envio ele deveria me mandar mensagem de todos os jeitos.
                          mas nada.

Segue as imagens do funcionamento.

Obrigado,
                          Attached Files
                          Last edited by Arripio; 11-06-2010, 12:57.

Comment

• Murilex
                            Senior Member
                            • Nov 2009
                            • 124

Teria algum log para eu verificar se está tentando mandar as mensagens?
                            Existe sim um log. Vá em Administração->Auditoria e selecione a opção Ações na caixa de combo à direita. Depois é só realizar a filtragem dos dados a partir de um certo momento.
                            Attached Files

Comment

• BACesar
                              Junior Member
                              • Feb 2010
                              • 20

Ontem baixei a .iso que disponibilizaram aqui no fórum e testei. Funcionou.
                              Instalei o sistema baseado naquela .iso e reinstalei o zabbix. Funcionou perfeito.
                              SO atualizou e parou de funcionar, ficou naquela mesma situação acima que citei do serviço ficar desconhecido. Pode ser que na atualização tenha alterado as permissões setadas?

Comment

Working...