Ad Widget

Collapse

3 Duvidas básicas

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • duran
    Junior Member
    • Jul 2010
    • 2

3 Duvidas básicas

Boa tarde amigos,

Comecei a “brincar” com o Zabbix esta semana, e tenho muitas duvidas, gostaria de solicitar a ajuda de vocês nessa nova ferramenta que estou aprendendo.
    Já fiz a instalação do Zabbix em um servidor Linux (UBUNTU Server) e já até configurei clientes Windows(win7) e Linux (Ubuntu Server) da minha rede local, porem gostaria de saber o seguinte:

1) Existe algum livro (pode ser e-book) de qualidade que explique bastante sobre zabbix? (Não vale o manual do site)
    2) Existe em algum lugar uma lista de Triggers para que eu possa usar para servidores Linux e Windows?
    3) Tem como monitorar um servidor que esta fora da minha rede (Ex. SRV de um cliente)

Obrigado!
  • Murilex
    Senior Member
    • Nov 2009
    • 124

1) Existe algum livro (pode ser e-book) de qualidade que explique bastante sobre zabbix? (Não vale o manual do site)
    O livro não é gratuito e é disponível apenas em inglês, mas já ouvi muitos elogios em relação a ele. Consulte o link abaixo:

2) Existe em algum lugar uma lista de Triggers para que eu possa usar para servidores Linux e Windows?
    O zabbix vem com alguns templates padrão que são um bom ponto de partida. O que eu fiz foi usar o recurso de "Full Clone" nos templates Template_Windows e Template_Linux e adaptar seus itens/triguers/gráficos tendo em vista meu ambiente real.
    3) Tem como monitorar um servidor que esta fora da minha rede (Ex. SRV de um cliente)
    Se esse servidor do cliente possuir um IP acessível pelo servidor zabbix (IP fixo, por exemplo), é como se não houvesse diferença para um servidor na rede local (ficar atento para possíveis bloqueadores de conexão, tais como firewalls). Aconselho também você a realizar uma boa pesquisa em um aplicativo chamado zabbix_sender e no modo ativo do aplicativo zabbix_agentd (itens de monitoramento no modo "Active"), uma vez que, ao fazer uso desses recursos, é o cliente que inicia a conexão, e não o servidor zabbix.
    Last edited by Murilex; 23-07-2010, 22:44.

Comment

• duran
      Junior Member
      • Jul 2010
      • 2

Mais duas...

Opa, desculpe a demora!

Muito obrigado pela dica do livro, já vou providenciar este livro!

Eu tenho mais algumas duvidas, entre elas:

1) Eu tenho um cliente que deseja esse tipo de serviço para o negocio dele, como eu devo chamar esse serviço que o Zabbix realiza? Monitoramento de Rede? Monitoramento de Ativos de rede?

2) Eu posso trocar os logos e os endereços de suporte da pagina principal? Pois ele tem um sistema de bilhetagem e eu queria colocar lá na pagina.

Muito obrigado pessoal!
      Abraço a todos!

Comment

• Murilex
        Senior Member
        • Nov 2009
        • 124

Bom dia duran.

Em termos simples, acredito que o zabbix possa ser defindo como um serviço de monitoramento de recursos de TI. Com ele, você pode monitorar qualquer coisa que possua algum tipo de interface com um ativo de rede: medidores de temperatura/pressão, servidores, coletores de impressão digital... Em termos de ITIL, o zabbix cumpri com os papéis de gerenciamento de capacidade, disponibilidade, continuidade de serviços de TI, nível de serviço, incidente (parte) e configuração (só uma pequena parte).

Imagino que a primeira página seja o dashboard . Sendo o zabbix uma ferramenta open source escrita em php e conhecendo o código do dashboard como eu conheço, minha resposta para se você pode trocar o endereço de suporte e o logo do zabbix é sim. Só não sei dizer se legalmente isso é permitido.

Comment

Working...