Ad Widget

Collapse

zabbix não está rodando

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • henderson
    Junior Member
    • Jul 2010
    • 27

zabbix não está rodando

Galera instalei o zabbix no centOs e quando vou configurar a interface web no status do zabbix,o parametro zabbix está rodando está marcado como "NÃO".
    gostaria de saber porque esta mensagem,se está faltando alguma coisa,e o que eu faço pra colocar ele pra rodar.
  • Murilex
    Senior Member
    • Nov 2009
    • 124

Caro colega henderson.

Você postou sua dúvida no local errado (ou melhor, usando um idioma inapropriado para esta seção). Posts em português devem ser inseridos na seção "Em Português y En Español".

Sobre a linha no dashboard que mostra se o zabbix está rodando ou não, acredito que faltou você editar o arquivo conf/zabbix.conf.php e setar as seguintes variáveis:
    $ZBX_SERVER = 'NOME_OU_IP_ZABBIX_SERVER';
    $ZBX_SERVER_PORT = '10051';

Logicamente que a porta 10051 (ou outra que você tenha configurado) deve estar aberta no servidor no qual o zabbix server está instalado. Espero ter ajudado.

Comment

• henderson
      Junior Member
      • Jul 2010
      • 27

já coloquei esses parametros no arquivo mas mesmo assim ontinua a mensagem que não está rodando.será que tem mais algum outro lugar que tem q mudar?
      quando eu dou o comando /etc/init.d/xabbix_server start ele dá a mensagem que falhou,será que isso também tem a ver.obrigado pela ajuda.estou incomodando,mas é que pra mim tudo é muito novo e ao invés de ficar alterando as coisas sem saber prefiro ficar perguntando pra não ocasionar um erro maior.

Comment

• Murilex
        Senior Member
        • Nov 2009
        • 124

Eita henderson, se está dando a mensagem de que falhou a inicialização do zabbix_server, é claro que tem algo de errado com sua instalação. Quando te falei para alterar aquelas linhas do conf/zabbix.conf.php, tinha presumido que seu servidor tinha subido sem problemas.

Só pra recapitular. Pode-se dizer que o zabbix possui três módulos principais (que inclusive podem ficar em computadores diferentes): o binário zabbix_server (que é o cara que busca informações dos hosts monitorados, envia mensagens de alerta e registra histórico no banco de dados), o frontend (que é onde você configura seus hosts, itens etc. e visualiza o histórico) e o banco de dados (pode ser mysql, postgresql...).

Se você tiver um pouco mais de experiência, pode tentar analisar o log do binário zabbix_server e tentar descobrir o que está faltando na sua configuração.

Outra alternativa é você instalar seu zabbix do zero fazendo uso do tutorial abaixo, pois pode ser que você tenha se esquecido de alguma coisa.
        http://www.zabbix.com/wiki/howto/ins.../centosinstall

Comment

• henderson
          Junior Member
          • Jul 2010
          • 27

cara ele subiu normal,consigo adicionar hots,usuarios,etc. só que onde aparece o status do zabbix o parametro zabbix está rodando o valor é NÃO.

Comment

• Murilex
            Senior Member
            • Nov 2009
            • 124

Não entendo como o zabbix server pode estar rodando normal se você falou que dá falha na hora de executar o comando /etc/init.d/zabbix_server start!

Depois de executar o comando acima, você consegue listar os processos zabbix server em execução (ps aux | grep zabbix_server)?

Comment

• henderson
              Junior Member
              • Jul 2010
              • 27

configurar zabbix

Vlw Murilex,consegui terminar a instalação,agora queria umas dicas suas como configurar a interface web para ter um melhor aproveitamento do zabbix,quero monitorar tudo que for possivel na minha rede,por isso to pedindo sua ajuda,e queria saber tambem como faço pra configurar os agentes nas máquinas que vão ser monitoradas.abraços!!!

Comment

• Murilex
                Senior Member
                • Nov 2009
                • 124

Olá henderson.

Eu sei que muitas vezes é mais rápido perguntar aqui no fórum, mas eu te garanto que depois que você pegar o "jeitão" da coisa, você vai obter a maioria das respostas para suas perguntas de forma muito mais eficiente se consultar a documentação oficial do zabbix (http://www.zabbix.com/documentation/1.8/manual). De qualquer forma, vou te dar um empurrãozinho:

Instalação de agentes no linux (considerando a última versão estável, 1.8.2):

1.[root@hostX ~]# cd /opt/
                2.[root@hostX opt]# tar xzvf zabbix-1.8.2
                3.[root@hostX opt]# rm -f zabbix-1.8.2.tar.gz
                4.[root@hostX opt]# cd zabbix-1.8.2/
                5.[root@hostX zabbix-1.8.2]# ./configure –prefix=/usr/local/zabbix –disable-server –enable-agent
                6.[root@hostX zabbix-1.8.2]# make install
                7.[root@hostX zabbix-1.8.2]# useradd zabbix
                8.[root@hostX zabbix-1.8.2]# mkdir /etc/zabbix
                9.[root@hostX zabbix-1.8.2]# cp misc/conf/zabbix_agentd.conf /etc/zabbix
                10.[root@hostX zabbix-1.8.2]# chown -R zabbix.zabbix /etc/zabbix
                11. Alterar a variável Server do arquivo /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf para corresponder ao IP/Nome do servidor zabbix. Alterar a variável Hostname para o nome/apelido da estação que será monitorada (tem que ser o mesmo nome que você atribuiu para o host na interface gráfica). Outros parâmetros podem ser alterados a gosto do cliente!
                12.[root@hostX zabbix-1.8.2]# /sbin/chkconfig –levels 3 zabbix_agentd on
                13.[root@hostX zabbix-1.8.2]# echo “zabbix-agent 10050/tcp #Zabbix Agent” » /etc/services
                14.[root@hostX zabbix-1.8.2]# echo “zabbix-agent 10050/udp #Zabbix Agent” » /etc/services
                15.[root@hostX zabbix-1.8.2]# echo “zabbix-trapper 10051/tcp #Zabbix Trapper” » /etc/services
                16.[root@hostX zabbix-1.8.2]# echo “zabbix-trapper 10051/udp #Zabbix Trapper” » /etc/services
                17.[root@hostX zabbix-1.8.2]# /etc/init.d/zabbix_agentd start

Instalação de agentes no windows (considerando a última versão estável, 1.8.2):

1.Criar a pasta c:\zabbix
                2.Copiar o arquivo /opt/zabbix-1.8.2/bin/win32/zabbix_agentd.exe (gerado na compilação dos fontes do servidor Zabbix) para a pasta c:\zabbix
                3.Copiar o arquivo /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf (o arquivo possui a mesma sintaxe tanto no linux como no windows) para a pasta c:\zabbix.
                4.Alterar a variável Server do arquivo /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf para corresponder ao IP/Nome do servidor zabbix. Alterar a variável Hostname desse arquivo para corresponder ao IP/Nome da estação que será monitorada.
                5.Instalar o agente zabbix através do seguinte comando no prompt de comando: zabbix_agentd.exe -c c:\zabbix\zabbix_agentd.conf --install
                6.Iniciado o serviço zabbix através do gerenciador de serviços do windows (services.msc) ou através do comando: zabbix_agentd.exe -c c:\zabbix\zabbix_agentd.conf --start
                Obs.: Após a primeira instalação de um agente no windows, é mais prático instalar novos agentes nesse SO através da cópia da pasta c:\zabbix de uma estação windows para outra e continuar a instalação a partir do passo 4.

Quanto ao uso do zabbix, seria bom sua pergunta ser mais específica. Você encontra uma infinidade de tutoriais na Internet sobre como começar a configurar o zabbix pela interface. Inclusive o manual que te recomendei comenta sobre isso. De qualquer forma, segue um pequeno roteiro:
                1. Configurar algumas mídias (e-mail, jabber, sms...), que são os meios pelos quais você será alertado quando algum item monitorado ultrapassar os limites que você configurar (triggers);
                2. Criar alguns hosts, que são as entidades monitoradas. Pode ser um computador, uma aplicação, um dispositivo embarcado etc. Durante a criação de um host, você possivelmente irá associá-lo a um template, que é um modelo com vários itens de monitoramento, triggers e gráficos pré-configurados. Existem dezenas de templates disponíveis: linux, windows, freebsd... Aconselho você a estudá-los e adaptá-los a sua realidade;
                3. Criar itens nos seus hosts. Um item define que informação será coletada do host, de quanto em quanto tempo, período de armazenamento da informação, entre outras coisas;
                4 Criar triggers nos seus hosts. Uma trigger é uma condição de alarme. Você cria uma trigger testando condições de um ou mais itens (que podem inclusive ser de hosts diferentes).
                5. Para melhorar a visualização dos seus itens, você cria gráficos juntando um ou mais itens;
                6. Aí é só você configurar suas ações. Nas ações você define que tipo de trigger irá gerar uma mensagem para você.

Espero ter ajudado.

Comment

• henderson
                  Junior Member
                  • Jul 2010
                  • 27

man,instalei o agente no windows ,mas quando vou iniciar o serviço está dando a seguinte mensagem:erro 1067 o processo foi finalizado de forma inesperada.

Sabe porque deu esse erro,e o que eu tenho que fazer pra consertar?

No linux fiz a instalação normal,coloquei o ip do servidor e o nome do host como vc falou mas quando vou para o zabix ele diz que o host está inacessível.porque será??

Comment

• Murilex
                    Senior Member
                    • Nov 2009
                    • 124

Nunca recebi tal erro no Windows. Você recebeu alguma mensagem de erro quando executou o comando para instalar o agente (zabbix_agentd.exe -c c:\zabbix\zabbix_agentd.conf --install)? Lembrando que para executar este comando, você deve primeiro "entrar" na pasta onde está o executável zabbix_agentd.exe.

No Linux o problema pode ocorrer por vários motivos. Como já te falei, pode ser por causa de firewall no host monitorado (mais raro, mas pode ser por causa de firewall no servidor zabbix também), pode ser porque seu agente não "subiu" corretamente no host monitorado, pode ser porque as configurações dns do seu host monitorado estão incorretas, pode ser porque há problemas de roteamento entre o servidor zabbix e o host monitorado... Enfim, são tantas as possibilidades que vai ser muito difícil eu poder te ajudar remotamente.

Comment

• henderson
                      Junior Member
                      • Jul 2010
                      • 27

me diz uma coisa man,pra eu receber as notificações pra o meu e-mail,é só colocar o meu e-mail no tipo de mídia,ou tem algo a mais.me Dê uma luz como se faz exatamente,pq eu n tô recebendo nenhuma notificação no meu e-mail.

Comment

• Murilex
                        Senior Member
                        • Nov 2009
                        • 124

Bom dia Henderson, há quanto tempo! As mídias são meios genéricos de envio de alertas. O zabbix possui 4 tipos de mídia padrão: uma para envio de e-mails, outra para sms, outra para mensagens jabber (protocolo XMPP) e um para uso de scripts. Segue abaixo uma descrição geral sobre como configurar a mídia de e-mail:

Descrição - Um alias para a mídia;
                        Tipo - Tipo da mídia (você pode criar outros tipos de mídia além das existentes);
                        Servidor SMTP - Seu servidor SMTP (DNS ou IP). Pode ser o da emprega ou algum publicamente disponível;
                        SMTP helo - Eu uso o domínio da empresa na qual trabalho;
                        SMTP email - O e-mail que será inserido no campo remetente das mensagens enviadas pelo zabbix. Não sei se é obrigatório, mas no meu caso esse e-mail existe realmente no servidor SMTP.

Depois disso, considerando que seus Itens/Triggers foram configurados corretamente, basta você criar uma Ação, definir suas condições de alerta e cadastrar seu e-mail na subseção "Operações da Ação", lembrando que é nessa subseção que você escolhe qual mídia será utilizada para enviar a mensagem (uma ou todas).

Comment

• henderson
                          Junior Member
                          • Jul 2010
                          • 27

meu velho estou aqui de novo,como faço pra colocar a tela com toda minha rede sendo monitorada pelo zabbix?tenho uma tv de lcd de 42 e vou colocar na sala pra ter a visão de toda a rede sendo monitorada,inclusive os links,pode me dar uma luz?

abraços!!!

Comment

• Murilex
                            Senior Member
                            • Nov 2009
                            • 124

Você pode começar criando um mapa (menu Configurações). Lá você adiciona seus hosts (servidores, roteadores...), simples imagens sem estado e, lógico, os links, que são as interconexões entre os seus hosts. É muito interessante você associar triggers aos seus links, porque aí dá pra você mudar a cor do link quando cair uma conexão, por exemplo. Se quiser, você pode também adicionar uma imagem de fundo para seus mapas.
                            Caso você queira combinar vários mapas, gráficos e outras informações diversas numa mesma "página", você terá que fazer uso do recurso Telas (menu Configurações). Quando você tiver várias telas configuradas no zabbix, dá pra criar um Slideshow, que é basicamente um esquema de alternância automática de slides, sendo configurável o tempo de visualização de cada slide.

Comment

• henderson
                              Junior Member
                              • Jul 2010
                              • 27

me diz uma coisa man,adicionei os switches enão estou tendo resposta,está dando a mensagem de timeout while connecting,sabe me dizer pq não estou conseguindo conectar a eles?o snmp está ativo tanto no zabbix qt nos switches.tem alguma configuração diferentes qd eu for add esses hots?e a configuração é diferente pra esse tipo de equipamento?

Comment

Working...