Ad Widget

Collapse

zabbix não está rodando

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Murilex
    Senior Member
    • Nov 2009
    • 124

Antes de configurar qualquer host snmp no zabbix, é interessante tentar rodar o seguinte comando a partir do seu servidor zabbix:

snmpwalk -Os -v1 -c SUA_COMUNIDADE SEU_HOST

Se der algum erro, provavelmente você usou a comunidade errada ou o snmp não está rodando legal no host remoto.

Depois de ter sucesso com o comando anterior, aí é hora de você configurar seus itens no zabbix. Lá você tem que selecionar "Agente SNMPv1" como tipo do item, digitar a comunidade e definir apropriadamente os campos Chave, Tipo de informação e Tipo de dados.

Comment

• henderson
      Junior Member
      • Jul 2010
      • 27

man,vc poderia me dar uma luz melhor,é q esse negocio de comunidade,meu host,n consegui entender direito,pode me dar uma mãozinha no passo-a-passo?
      sei que estou te abusando e sei que vc é um cara super gente boa,pois está com a maior paciência cmg.vlw

Comment

• henderson
        Junior Member
        • Jul 2010
        • 27

a comunidade q tá no zabbix do snmp é a public

Comment

• henderson
          Junior Member
          • Jul 2010
          • 27

o que eu posso ter feito de errado no snmp,está dando timeout qd eu dou o comando q vc mandou"no response from ubuntu".como corrijo isso?

Comment

• Murilex
            Senior Member
            • Nov 2009
            • 124

Bom dia Henderson. Se está dando timeout, provavelmente você está usando a comunidade errada ou o SNMP não está ativo no seu host remoto/monitorado (aquele que você está monitorando, cujas informações serão coletadas pelo zabbix server).

Se o problema for realmente o SNMP no seu host monitorado, te aconselho a estudar um pouco o protocolo SNMP e a pegar uns dos trilhões de tutoriais que existem na net sobre configuração do SNMP no Ubuntu e subir corretamente o serviço, tendo o cuidado de configurar uma comunidade pelo menos diferente da padrão (public). Aí, fica mamão com açúcar configurar os itens SNMP no zabbix (lógico que no servidor você deverá usar a mesma comunidade configurada no seu host monitorado).

Enquanto aquele comando que te passei não funcionar a partir do servidor zabbix, você não conseguirá obter nenhuma informação SNMP do seu host monitorado.

Obs.: O parâmetro "SEU_HOST" no comando que te passei deve ser substituído pelo IP/DNS do host monitorado.
            Last edited by Murilex; 17-08-2010, 14:53.

Comment

• henderson
              Junior Member
              • Jul 2010
              • 27

fping

Bom dia,

não estou conseguindo pingar nos switches e aps que estou querendo ,qd adiciono nos hosts,o zabbix não consegue encontrar os aparelhos,já nas maquinas linux,o template standalone que é o mais simples,o icmpping encontra-se não suportado,tentei mudar as chaves e os parametros que vc havia comentado em um outro forum mas mesmo assim ele dá erro e não fica ativo,tem alguma solução pra isso?já fui no .conf e a linha do fping location eu descomentei.pode me ajudar?

Comment

• Murilex
                Senior Member
                • Nov 2009
                • 124

Olá Henderson. Não basta só descomentar a linha do fping location. Você tem que conferir se o caminho informado na linha representa a localização exata do fping no seu servidor zabbix. Aliás, você possui o utilitário fping no seu servidor, correto?

Comment

• henderson
                  Junior Member
                  • Jul 2010
                  • 27

está o caminho fpinglocation /usr/bin/fping no .conf. e ele realmente está lá,mas mesmo assim não estou conseguindo pingar nos switches.o que mais pode estar causando isso?

Comment

• Murilex
                    Senior Member
                    • Nov 2009
                    • 124

Lembro que você tem que setar algumas permissões no fping também. Na minha configuração eu usei:
                    Code:
                    chmod +s /usr/bin/fping
                    Verifique também se o usuário zabbix consegue executar o seguinte comando:
                    Code:
                    /usr/bin/fping -c 3 DNS_OU_IP_HOST_MONITORADO

Comment

• henderson
                      Junior Member
                      • Jul 2010
                      • 27

quando dou esse comando que você me mostrou funciona normal. não consigo monitorar o switch aqui da minha rede,a mensagem dá como desconhecido na disponibilidade,meu fping está funcionando e com as permissões setadas.Alguem pode me ajudar?Quando vou criar um item icmpping ele dá como não suportado.Por favor me ajudem.

Comment

• henderson
                        Junior Member
                        • Jul 2010
                        • 27

Trafego na rede

Boa tarde meu velho,como faço pra monitorar o trafego na minha rede?pode me dar um atalho aí? obrigado.

Comment

• Murilex
                          Senior Member
                          • Nov 2009
                          • 124

Isso depende. Você quer monitorar o tráfego de uma placa de rede de um computador específico ou de um link de dados. Para o primeiro caso, eu costumo criar um item com a chave abaixo no host que estou monitorando:
                          Descrição: Tráfego enviado ($1)
                          Chave: net.if.out[{IPADDRESS},bytes]
                          Tipo de informação: Numérico (Fracionário)
                          Armazenar valor: Delta (alterações/seg)

Descrição: Tráfego recebido ($1)
                          Chave: net.if.in[{IPADDRESS},bytes]
                          Tipo de informação: Numérico (Fracionário)
                          Armazenar valor: Delta (alterações/seg)

Já se você quiser monitorar o tráfego de links de comunicação, recomendo você a monitorar uma ou mais interfaces de switches/roteadores através de SNMP. Aí brother, estude. Porque caso contrário eu teria que escrever quase um livro pra te mostrar como habilitar o SNMP nos teus switches/roteadores, descrever sua topologia de rede, instalar pacotes SNMP no seu servidor zabbix, criar os itens SNMP no servidor zabbix, gerar gráficos...

Comment

• henderson
                            Junior Member
                            • Jul 2010
                            • 27

Negão me diz uma coisa,como eu faço pra mudar os simbolos do zabbix,pra adicionar nos mapas?porque os simbolobs que identificam roteador,hub,switch não tem nada a ver.

Comment

• Murilex
                              Senior Member
                              • Nov 2009
                              • 124

Eita, já mudaram até minha cor de pele! Brother, vai em Administração->Geral e selecione "Imagens" na caixa de seleção do canto superior direito. Depois é só editar a imagem que quer alterar e fazer o upload do novo arquivo.

Comment

• henderson
                                Junior Member
                                • Jul 2010
                                • 27

Foi mal Brother,é que aqui na minha terra é maneira de falar "negão",aqui negão quer dizer um cara irmão,super gente boa,apesar de eu ser branco que nem papel.vlw man.

Comment

Working...