Ad Widget

Collapse

Envio de alerta por email

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Donini II
    Junior Member
    • May 2011
    • 9

Bom dia,
    preciso de ajuda, tenho que configurar o zabbix para envio de alerta caso haja algum problema nos hosts monitorados, tipo espaço emdisco insuficiente, alto uso da memória, sobrecarga do processador e disponibilidade de um determinado host, sei mais ou menos que devo criar uma trigger uma ação e configurar a midia, só que não sei como configurar cada uma, gostaria se possivel um passo a passo de cada item a ser configurado e ainda gostaria que os emails de alerta fossem para meu email do hotmail ou ig ou ainda yahoo ou gmail, na verdade não sei por onde começar, e nem como configurar.
    Obs: o zabbix esta rodando e monitorando certinho e vi que já tem varias triggers prontas que vem configuradas por default.
    Ficarei muito agradecido se alguem puder ajudar.
  • ro_yoshioka
    Member
    • May 2011
    • 33

Vou passar alguns passos da forma que usei.. nao é bem um how to, mas é uma explicação do que deve ser feito, genericamente.

1º - Você deve configurar um servidor para envio de emails, no meu caso eu usei o postfix, mas algumas pessoas preferem o qmail.

2º - Como você falou, voce já está monitorando os dispositivos, entao voce ja tem o item. toda a configuração para alerta vai depender do item que voce está monitorando. no host vc tem a opçao trigger, nela voce vai criar uma nova trigger, onde vc vai escolher o item, e qual a "formula" que voce quer que seja verdadeira, para gerar um alerta. por exemplo: eu monitoro fping nos meus equipamentos, nela eu tenho 2 triggers, se o ping for = 0, dou como queda do equipamento, se for maior que 100ms, há uma latencia na minha rede.

3º - os alertas, ou ações, nela, voce vai escolher, como vc quer o alerta, se continuo, ou 1 aviso unico, e pra qual usuario voce deve mandar... no meu caso eu uso email e jabber.

Espero ter ajudado...

Abraços.

Comment

• Donini II
      Junior Member
      • May 2011
      • 9

Obrigado ro_yoshioka, configurei o postfix, só que quando faço teste do terminal, os emails estão indo para caixa do root e não para o serviço de email que configurei ex: mail -s "teste" [email protected] testando zabbix.
      Preciso que este email chegue a caixa do ig.com.br, já tentei colocar no arquivo de configuração o redirecionamento do root para o ig sem sucesso ex: root:[email protected].

Originally posted by ro_yoshioka
      Vou passar alguns passos da forma que usei.. nao é bem um how to, mas é uma explicação do que deve ser feito, genericamente.

1º - Você deve configurar um servidor para envio de emails, no meu caso eu usei o postfix, mas algumas pessoas preferem o qmail.

2º - Como você falou, voce já está monitorando os dispositivos, entao voce ja tem o item. toda a configuração para alerta vai depender do item que voce está monitorando. no host vc tem a opçao trigger, nela voce vai criar uma nova trigger, onde vc vai escolher o item, e qual a "formula" que voce quer que seja verdadeira, para gerar um alerta. por exemplo: eu monitoro fping nos meus equipamentos, nela eu tenho 2 triggers, se o ping for = 0, dou como queda do equipamento, se for maior que 100ms, há uma latencia na minha rede.

3º - os alertas, ou ações, nela, voce vai escolher, como vc quer o alerta, se continuo, ou 1 aviso unico, e pra qual usuario voce deve mandar... no meu caso eu uso email e jabber.

Espero ter ajudado...

Abraços.

Comment

• ro_yoshioka
        Member
        • May 2011
        • 33

Originally posted by Donini II
        Obrigado ro_yoshioka, configurei o postfix, só que quando faço teste do terminal, os emails estão indo para caixa do root e não para o serviço de email que configurei ex: mail -s "teste" [email protected] testando zabbix.
        Preciso que este email chegue a caixa do ig.com.br, já tentei colocar no arquivo de configuração o redirecionamento do root para o ig sem sucesso ex: root:[email protected].
        Segue meu main.cf.. com algumas alterações.. só precisei mexer aqui, para fazer tudo funcionar.

smtpd_banner = $myhostname ESMTP $mail_name (Debian/GNU)
        biff = no
        append_dot_mydomain = no
        readme_directory = no

smtpd_tls_cert_file=/etc/ssl/certs/ssl-cert-snakeoil.pem
        smtpd_tls_key_file=/etc/ssl/private/ssl-cert-snakeoil.key
        smtpd_use_tls=no
        smtpd_tls_session_cache_database = btree:${data_directory}/smtpd_scache
        smtp_tls_session_cache_database = btree:${data_directory}/smtp_scache

myhostname = snmp.XXXX.com.br
        mydomain = XXXXXX.com.br
        alias_maps = hash:/etc/aliases
        alias_database = hash:/etc/aliases
        myorigin = /etc/mailname
        mydestination = XXXX.com.br, snmp.MEU_GATEWAY, localhost.MEU_GATEWAY, localhost
        relayhost =
        mynetworks = 127.0.0.0/24, MINHA_NETWORK/29 [::ffff:127.0.0.0]/104 [::1]/128
        mailbox_command = procmail -a "$EXTENSION"
        mailbox_size_limit = 0
        recipient_delimiter = +
        inet_interfaces = all

confira com a sua....

Comment

• Donini II
          Junior Member
          • May 2011
          • 9

Originally posted by ro_yoshioka
          Segue meu main.cf.. com algumas alterações.. só precisei mexer aqui, para fazer tudo funcionar.

smtpd_banner = $myhostname ESMTP $mail_name (Debian/GNU)
          biff = no
          append_dot_mydomain = no
          readme_directory = no

smtpd_tls_cert_file=/etc/ssl/certs/ssl-cert-snakeoil.pem
          smtpd_tls_key_file=/etc/ssl/private/ssl-cert-snakeoil.key
          smtpd_use_tls=no
          smtpd_tls_session_cache_database = btree:${data_directory}/smtpd_scache
          smtp_tls_session_cache_database = btree:${data_directory}/smtp_scache

myhostname = snmp.XXXX.com.br
          mydomain = XXXXXX.com.br
          alias_maps = hash:/etc/aliases
          alias_database = hash:/etc/aliases
          myorigin = /etc/mailname
          mydestination = XXXX.com.br, snmp.MEU_GATEWAY, localhost.MEU_GATEWAY, localhost
          relayhost =
          mynetworks = 127.0.0.0/24, MINHA_NETWORK/29 [::ffff:127.0.0.0]/104 [::1]/128
          mailbox_command = procmail -a "$EXTENSION"
          mailbox_size_limit = 0
          recipient_delimiter = +
          inet_interfaces = all

confira com a sua....

Valeu, muito obrigado, consegui resolver o envio de email.
          Eu estava errando na hora de indicar ao zabbix para onde enviar o email, eu estava indicando o email do meu provedor, mas o correto é indicar o dominio local (localhost.localdomain), quem se encarrega de enviar para o provedor é o servidor de email postfix, configurado como relay.

Comment

Working...