Olá pessoal, tenho o seguinte cenário
- clientes Zabbix espalhados geograficamente
- consultas utilizando zabbix_agentd em modo ativo
- aplicação monitorada utiliza flags para divulgar seu estado
* 0 -- Desativada
* 1 -- Funcionando
* 2 -- Problema
Estou recebendo todos os dados corretamente, inclusive tenho uma trigger que me avisa se a aplicação está com status 0 ou 2, porém tenho duas dúvidas:
1) O status do host fica sempre como Desconhecido, por que? Eu gostaria que ele ficasse da seguinte forma:
- status=1 --> "Disponível"
- status=0 ou 2 --> "Indisponível"
2) Existe uma maneira de calcular o downtime da aplicação? Por exemplo, que fosse armazenado o tempo em que fico recebendo o status 0 ou 2 e depois calcular a soma disto, no período de 1 mês.
Deste modo seria possível "enxergar" que a aplicação ficou fora 1d e 2h no último mês, no caso.
Desde já agradeço a atenção.
- clientes Zabbix espalhados geograficamente
- consultas utilizando zabbix_agentd em modo ativo
- aplicação monitorada utiliza flags para divulgar seu estado
* 0 -- Desativada
* 1 -- Funcionando
* 2 -- Problema
Estou recebendo todos os dados corretamente, inclusive tenho uma trigger que me avisa se a aplicação está com status 0 ou 2, porém tenho duas dúvidas:
1) O status do host fica sempre como Desconhecido, por que? Eu gostaria que ele ficasse da seguinte forma:
- status=1 --> "Disponível"
- status=0 ou 2 --> "Indisponível"
2) Existe uma maneira de calcular o downtime da aplicação? Por exemplo, que fosse armazenado o tempo em que fico recebendo o status 0 ou 2 e depois calcular a soma disto, no período de 1 mês.
Deste modo seria possível "enxergar" que a aplicação ficou fora 1d e 2h no último mês, no caso.
Desde já agradeço a atenção.
Comment