Ad Widget

Collapse

Problemas com notificação

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • ekoch
    Junior Member
    • May 2012
    • 4

Problemas com notificação

Pessoal,

Instalei o zabbix a alguns dias e como nunca havia mexido na ferramenta estou sofrendo um pouco com algumas configurações.

Estou tendo dificuldades para configurar as notificações por e-mail. Elas não estão sendo enviadas.

Abaixo está a configuração da Ação.

(A) Host = "relsrfr01"
    (B) Trigger = "Processor load is too high on relsrfr01"
    (C) Trigger value = "PROBLEM"

Aproveitando. Como posso testar se o problema está no envio do e-mail ou se é na regra acima?
  • andersguitar
    Member
    • Dec 2010
    • 64

Um bom teste é deixando os valores defaults e ir testando. Que tipo de servidor de email voce usa?

Comment

• ekoch
      Junior Member
      • May 2012
      • 4

O meu servidor de e-mail é externo e eu preciso de autenticação no smtp.

Eu instalei no mesmo servidor do Zabbix o SendEmail, mas não fiz nenhuma configuração nele.

O estranho é que as notificações do zabbix aparecem todas zeradas. Será que tem algo a ver?

Comment

• andersguitar
        Member
        • Dec 2010
        • 64

Cara, eu tenho um server externo Exchange rodando. Pedi para habilitarem o smtp relay na conta que uso para envio de email. Daí, criei um script de envio de email para tal.

#!/bin/bash
        export smtpemailfrom=email@dominio
        export zabbixemailto=email@dominio
        export zabbixsubject=teste
        export zabbixbody=teste
        export smtpserver=endereçoservidorsmtp
        export smtplogin=loginemail
        export smtppass=senhaemail

/usr/bin/sendEmail -f $smtpemailfrom -t $zabbixemailto -u $zabbixsubject -m $zabbixbody -s $smtpserver -xu $smtplogin -xp $smtppass

OBS: em smtpserver usar :-- (-- = porta de acesso) caso use outra porta para envio.
        Se for email sem autenticação, retirar os campos -xu $smtplogin -xp $smtppass e comentar as linhas export smtplogin=loginemail
        export smtppass=senhaemail

Em midia, criei o tipo script e inseri o nome do script (lembrando: voce deve jogar o script na pasta padrão OU alterar o zabbix_server.conf para outra de sua preferencia).

Comment

• ekoch
          Junior Member
          • May 2012
          • 4

Obrigado pela resposta.
          Eu configurei o script e fiz um teste para envio de um e-mail teste e funcionou normalmente.
          Porém no Zabbix não é enviado nenhum e-mail e também não é gerada nenhuma notificação em Administração / Notificações.

será que não tem algo relacionado?

Comment

• andersguitar
            Member
            • Dec 2010
            • 64

Qual a versão do Zabbix está usando?
            Lá em Configurações - Midias, adicionou o tipo de midia de envio?

Comment

• ekoch
              Junior Member
              • May 2012
              • 4

Oi.
              Estou usando a versão 1.8.
              Seguindo os passos que você passou, consegui configurar o SendEmail e agora estou recebendo.
              Eu acho que também estava errada a minha ação.
              Eu fiz uma nova, seguindo os passos do tutorial abaixo e consegui resolver. http://www.zabbixbrasil.org/wiki/tik...TP+autenticado.

Muito obrigado pela ajuda.

Comment

Working...