Announcement

Collapse
No announcement yet.

Monitoramento Remota em Agents Zabbix.

Collapse
X
  • Filter
  • Time
  • Show
Clear All
new posts

Monitoramento Remota em Agents Zabbix.

Bom dia Pessoal.

Tenho que monitorar + que 1 servidor na mesma rede e remotamente. Tem essa possibilidade ?

Obs.: Já tentei liberar outras portas no /etc/services e criar o hosts com portas diferente, mas nada deu certo.Já tentei procurar artigos e não encontrei nada a respeito.

Agradeço desde já.

Att.

André Mingoti.

Usa o zabbix proxy na rede remota.

Apartir do zabbix proxy, o zabbix principal você vai monitorar os servidores que estão na rede remota.

Comment

São praticamente 100 servidores.

A empresa que trabalho não vai deixar instalar zabbix slaves nos clientes. Não tem outra solução ?

Comment

voce quer monitorar as maquinas sem instalar os agentes nelas?

Comment

Agents instalados e redirecionando para o ip do server externo do zabbix.

O primeiro server da rede conseguir gerir sem problemas pois coloca ele na porta 10050, agora os outros server como já estou utilizando a porta 10050 não consigo fazer nada.

Comment

Originally posted by andre_mingoti View Post
            Agents instalados e redirecionando para o ip do server externo do zabbix.

O primeiro server da rede conseguir gerir sem problemas pois coloca ele na porta 10050, agora os outros server como já estou utilizando a porta 10050 não consigo fazer nada.
            Como assim? Os zabbix-servers estão instalados numa mesma máquina, com apenas 1 IP?

Comment

Você deseja 1 servidor Zabbix para cada agent Zabbix? É isso?

De qualquer forma, se você possuir vários servidores Zabbix você não precisa configurar portas diferentes.

Comment

Boa Tarde a Todos e obrigado pela ajuda já de inicio.

O cenário é :

1 - Servidor Zabbix com local geograficamente diferentes dos agent´s, ou seja, ip público.

2 - Redes dos meus clientes com 5 a 6 servidores cada cliente. O primeiro servidor ( Ex. Server2003) eu consigo monitorar na porta 10051, pois redirecionei o meu firewall para o ip do 2003, agora os outros 4 servidores eu não consigo monitora-los pq a porta 10051 esta redirecionada somente para o servidor 2003.

Minha pergunta é.

Consigo monitorar os agent´s zabbix sem ser pela porta 10051 ?

Muito obrigado pela ajuda desde já.

Att.

André Mingoti.

Obs.: Estou estudando a possibilidade de instalar Zabbix Proxy.

Comment

Opa, agora entendi o que você quer.

Hoje eu faço algo muito parecido. Mas eu envio as informações pelos Agents e não aguardo a coleta do Servidor Zabbix.

De qualquer maneira, você pode mudar no agentd.conf a porta (ListenPort) para outra livre.

Boa sorte
                  Last edited by gunter; 27-07-2012, 20:30. Reason: na pressa, escrevi uma frase sem sentido. Desculpem.

Comment

Oi Andre,

A descricao do teu ambiente sugere o uso de ZABBIX Proxy na rede local onde estao os servidores que tuh pretende monitorar.

O ZABBIX Proxy eh um binario pequeno que pode conviver em um servidor Unix que tuh jah tenha o ZABBIX Agente instalado por exemplo. Nao tem segredo nao ... o ZABBIX Proxy nao exige manutencao e vai resolver o teu problema.

Nesse cenario o ZABBIX Proxy coleta os dados dos hosts da rede local que ele tem acesso (nao precisa liberar porta em fw) e entrega os dados coletados para o ZABBIX Server ... a unica coisa que tuh precisa garantir eh que o ZABBIX Proxy consiga conversar com o ZABBIX Server na porta 10051.

Boa sorte e depois conta como ficou ...

[]s,
                    Luciano
                    --
                    Luciano Alves
                    www.unirede.net
                    Twitter|Facebook|Blog|Youtube|Zabbix Performance Tuning
                    Porto Alegre | São Paulo | Rio de Janeiro | USA

Comment

Muito obrigado pela ajuda.

Vou configurar o Zabbix proxy e assim que tiver dados concretos venho no fórum postar como ficou.

Abraço a todos.

Comment

Funcionou?

Olá boa tarde, estou no mesmo caminho..
                        Zabbix Server 3.0.3 que funciona perfeitamente monitorando um único servidor vindo de um ip público.

Agora surge a necessidade de monitor vários de um único IP público e o cliente não quer colocar zabbix proxy.

Comment

Cenario de servidor zabbix remoto via vpn

Tenho servidor zabbix com IP remoto conectando no ambiente da rede de meus clientes, e toda vez o meu servidor vai ter um IP digferente. Como faço para que meus agentes do Zabbix aceitem a conexao do meu servidor mesmo com Ip diferente ? Detalhe o IP que meu servidor recebe é dinamico, muda a cada conexao da VPN no datacenter do meu cliente.

Já tentei colocar .*.*.*.* nos servidores permitidos no arquivo de configuração dos agentes mas eles reheitam e so aceitam o IP antigo só que esse IP sempre vai mudar, como faço isso para que o agente aceite conexao de qualquer servidor zabbix?

Podem me ajudar?

Comment

Originally posted by websalga View Post
                            Tenho servidor zabbix com IP remoto conectando no ambiente da rede de meus clientes, e toda vez o meu servidor vai ter um IP digferente. Como faço para que meus agentes do Zabbix aceitem a conexao do meu servidor mesmo com Ip diferente ? Detalhe o IP que meu servidor recebe é dinamico, muda a cada conexao da VPN no datacenter do meu cliente.

Já tentei colocar .*.*.*.* nos servidores permitidos no arquivo de configuração dos agentes mas eles reheitam e so aceitam o IP antigo só que esse IP sempre vai mudar, como faço isso para que o agente aceite conexao de qualquer servidor zabbix?

Podem me ajudar?

Ninguém me respondeu mas eu consegui resolver meu B.O. O seu meu amigo será resolvido colocando um DDNS para cada cliente e para seu servidor, pago de preferência. Sei que o Winco DDNS é grátis até 5 hosts, boa sorte e espero ter ajudado.

Comment

Working...
                            X