Ad Widget

Collapse

Como manter o trigger ativo por um determinado tempo

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • dyegomb
    Junior Member
    • Jun 2012
    • 18

Como manter o trigger ativo por um determinado tempo

Boa tarde amigos,
    Estou com a seguinte situação, realizei um discovery de interfaces de rede de um switch e monitoro o estado delas com o seguinte trigger:

{SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].diff()}=1 & SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].last()}#1

ou seja, caso o último valor seja diferente do anterior e o último valor seja diferente de 1, o trigger é disparado.
    Ele funciona muito bem para isso, o problema é ele mantem o alerta somente pelo período de uma nova checagem, mesmo que a interface ainda não esteja "up". O que eu desejo que é o alerta seja mantido por um período determinado...

Agredeço pela ajuda
  • dyegomb
    Junior Member
    • Jun 2012
    • 18

Meio que resolvi da seguinte forma, com a versão 2.2, passei a usar o seguinte trigger:

({TRIGGER.VALUE}=0 & {SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].diff()}=1 & {SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].last()}#1) | ({TRIGGER.VALUE}=1 & {SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].last(0)}#1)

Porém se é uma porta que eu realmente desativei, o alerta ficaria para sempre.
    Como eu havia dito em um post anterior, eles poderiam resolver esse problema se existisse uma macro para o acknowledged com o mesmo funcionamento da {TRIGGER.VALUE}...

Comment

• dyegomb
      Junior Member
      • Jun 2012
      • 18

Como forma paliativa encontrei essa:

({TRIGGER.VALUE}=0 & {SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].diff()}=1 & {SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].last()}#1) | ({TRIGGER.VALUE}=1 & ({SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].last(0)}#1 & {SwitchXX:ifOperStatus.["{#SNMPVALUE}"].delta(86400)}#0))

desta forma o alerta/trigger só ficaria ativo por um dia, pelo menos no meu caso...

Ainda assim ficarei aguardando o https://support.zabbix.com/browse/ZBXNEXT-104

Comment

Working...