Ad Widget

Collapse

Envio de Alerta somente após 5 minutos de Ping Down, como fazer?

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • feliperocp
    Junior Member
    • Apr 2018
    • 3

Envio de Alerta somente após 5 minutos de Ping Down, como fazer?

Pessoal, bom dia!
    Nunca trabalhei com Zabbix, e agora estou adiministrando um ambiente no Orgão que trabalho que já tem um Zabbix configurado,( o técnico que configurou saiu antes de eu entrar) Mapas, e Gráficos, e agora estou configurando os alertas, na tela dos gráficos e por email (basicamente Ping).
    Porém gostaria de fazer com que os alertas via email e na tela do Mapa e Gráficos somente quando os hosts ficassem fora por pelo menos 5 minutos, para evitar excesso de alertas desnecessários.
    Como faço isso?

grato desde já!
  • renatoandrades
    Junior Member
    • Apr 2018
    • 3

no trigger colocar:

({TRIGGER.VALUE}=0 and {YOURHOSTorTEMPLATE:icmpping.max(600)}=0)

Então ficaria algo como:

({TRIGGER.VALUE}=0 and {Template OS Windows:icmpping.max(600)}=0)

A primeira parte testa o resultado do ping (0 é quando não está respondendo o ping) e 300 é 300 segundos (5 minutos)

Comment

• Jefte
      Senior Member
      • Oct 2015
      • 207

Felipe,

Isso dependerá de como estão suas coletas, de como está tratando esse ping...
      existe diversas formas para criar essa trigger como amigo acima citou, ou por exemplo :
      {SEUequipamento:icmpping.sum(#5)}=0 [[ que seria a somatoria de 5 pings falhados, analisando um ping de 60s cada, ou seja totalizando 5 pings de 1minuto cada]]

Para exemplificar melhor , sugiro analisar essa parte do manual:

Comment

• cros
        Member
        • Jul 2017
        • 87

felipe eu uso de um jeito um pouco diferente do pessoal.
        {Nome_do_host:icmpping[,2,30,32,4000].avg(25m)}=0

so vai alarmar apos a media de 25 minutos onde a coleta esta de 5 em 5 minutos, so cuidado com trigger pq se vc fizer uma trigger q exija trabalho de memoria o zabbix pode vir a nao funcionar direito, se por exemplo vc colocar media de 1h para mil hosts isso pode vir a dar problemas de desempenho, por é muito tempo de tratamento de dados e muitos hosts, cuidado c as triggers, pq elas podem derrubar seu servidor, elas funcionam muito bem , so q por limitacao de hardware de servidor e outros fatores nao funfa direito, tente tb aumentar um pouco as memorias de cache no arqruivo zabbix_server.conf .

Comment

• rafae
          Junior Member
          • Aug 2019
          • 1

boa tarde, preciso de uma trigger no mesmo estilo, que dispare o som do alarme do zabbix apos x minutos sem resposta no ping

atualmente tenho a seguinte trigger funcionando para retornar apenas se o host esta respondendo ao ping ou nao:

{Almox_Educacao_0_230:icmpping[,,,60,].last()}=0

Tentei utilizar a trigger que o amigo rodrigo andrades e o amigo cros enviaram mas o zabbix acusa erro informando parametro invalido para o comando icmpping

Comment

Working...