O Zabbix por padrão instala e configura para monitorar serviços Windows
fica dentro da template windows, discovery rules, windows service discovery
Mas ele dá muitos alertas que não necessito, sobrecarregando o zabbix server
Por exemplo
Service "gpsvc" (Cliente da Política de Grupo) is not running (startup type automatic)
Eu gostaria de poder determinar quais serviços devo receber alertas (Vou querer receber alertas de pouquissimos serviços) e de quais hosts receber alertas (somente de Servidores)
meus hosts estacao tem sempre o nome Estacao_xxxx
em Trigger Prototype (dentro de template windows, discovery rules, windows service discovery), eu coloquei:
{Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},state].min(#3)}<>0
and {Template OS Windows:system.hostname.str("ESTACAO")}=0
and {Template OS Windows:system.hostname.str("Estacao")}=0
Mas não funcionou - continou vindo alerta de serviços de todos hosts (servidores e estações)
2- Tentei depois configurar quais serviços monitorar
Para testar , tentei fazer
and {Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},displayname]}<>"gpsvc"
e depois tentei
and {Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},displayname].str("gpsvc")}=0
Nenhuma das chaves funcionou - deu Incorrect trigger expression. Check expression part starting from " {Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},displayname]}<>"gpsvc"
fica dentro da template windows, discovery rules, windows service discovery
Mas ele dá muitos alertas que não necessito, sobrecarregando o zabbix server
Por exemplo
Service "gpsvc" (Cliente da Política de Grupo) is not running (startup type automatic)
Eu gostaria de poder determinar quais serviços devo receber alertas (Vou querer receber alertas de pouquissimos serviços) e de quais hosts receber alertas (somente de Servidores)
meus hosts estacao tem sempre o nome Estacao_xxxx
em Trigger Prototype (dentro de template windows, discovery rules, windows service discovery), eu coloquei:
{Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},state].min(#3)}<>0
and {Template OS Windows:system.hostname.str("ESTACAO")}=0
Mas não funcionou - continou vindo alerta de serviços de todos hosts (servidores e estações)
2- Tentei depois configurar quais serviços monitorar
Para testar , tentei fazer
and {Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},displayname]}<>"gpsvc"
e depois tentei
and {Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},displayname].str("gpsvc")}=0
Nenhuma das chaves funcionou - deu Incorrect trigger expression. Check expression part starting from " {Template OS Windows:service.info[{#SERVICE.NAME},displayname]}<>"gpsvc"
Comment