Ad Widget

Collapse

SNMP Parando

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • thiagotgc
    Junior Member
    • Nov 2014
    • 26

SNMP Parando

Pessoal, tenho mais ou menos 300 hosts sendo monitorados, todos via SNMP.

Tudo estava muito bom, e rodando.

De repente (sem atualizar sem nada) começou a dar falhas de SNMP como se tivesse um limite de conexão.

Desativei todos, e deixei 10, mas mesmo assim continua falhando.

Fiz a atualização da 3.2 para 3.4, mas não audou.

Alguma ideia?
  • cros
    Member
    • Jul 2017
    • 87

huuum, tente deixar 1 host so monitorado, pq 10 querendo ou nao sao muitos itens monitorando, teste ai.

Comment

• thiagotgc
      Junior Member
      • Nov 2014
      • 26

Originally posted by cros
      huuum, tente deixar 1 host so monitorado, pq 10 querendo ou nao sao muitos itens monitorando, teste ai.
      Não deve ser, pois eu estava monitorando 300 hosts via SNMP v2

Tirei TODOS, e deixei somente 1, um dos erros é esse aqui:

temporarily disabling SNMP agent checks on host "SERVIDOR": host unavailable

Mas eu consigo acessar via SNMP, normal, sem erros.

Comment

• cros
        Member
        • Jul 2017
        • 87

achei isso no google https://support.zabbix.com/browse/ZBX-9123

tente ping do seu servidor p algum ip, parece ser um problema de rede.

parece q outra pessoas tb ja tiveram este problema, nao sei o q poderia ser, continuei investigando amigo, ja ja um outro alguem te responde aki tb.

I get this error message when trying to import the template. Any idea, how to solve that? Trigger "Hardware monitoring not available - SNMP on port 161 is not in LISTEN state" depends on trigger "H...

outra coisa, vc chegou a aumentar um pouco os parametros do arquivo zabbix_server.conf ?

este link abaixo os xing ling disseram q existia um serviço snmp stopado q voltou a funcionar assim q startou.

http://www.zabbix.jp/node/3472

outra coisa, cuidado com trigger, existem triggers complexas q derrubam o funcionamento do zabbix, tente se lembrar, se derepente parou d funcionar, alguem fez uma modificacao q deu esse crash p vc, na minha epoca o zabbix parou d funcionar e eu nao sabia o pq depois parei p pensar e eu tinha recentemente criado uma trigger complexa de mais p funcionar.

de um restart no serviço do zabbix_server e veja a zabbi_server.log, as vezes o erro nao é este, pelo q vi se tem um host q nao esta respondendo a snmp a msg d erro é so para aquele host apenas, o erro pode ser outro ai no seu zabbix.

tenha paciencia q vc consegue resolver, pesquise bastante no google q acredito q vc ja esteja fazendo.

Comment

• thiagotgc
          Junior Member
          • Nov 2014
          • 26

Gradeço de mais sua ajuda e esforço, mas fiz o seguinte.

Peguei um backup que foi no dia que começou o problema, voltei TUDO para a versão 3.2, arquivos e MySQL...

Ativei o Debug do LOG para 2, assim fica mais facil tratar, veja o que aparece.

8934:20180713:135012.196 [Z3005] query failed: [1452] Cannot add or update a child row: a foreign key constraint fails (`zabbix`.`event_recovery`, CONSTRAINT `c_event_recovery_1` FOREIGN KEY (`eventid`) REFERENCES `events` (`eventid`) ON DELETE CASCADE) [insert into event_recovery (eventid,r_eventid,correlationid,c_eventid,userid) values (37264,3185,null,null,null),(32994,3185,null,null, null),(37265,3188,null,null,null),(32995,3188,null ,null,null);
          8934:20180713:134945.979 [Z3005] query failed: [1062] Duplicate entry '975' for key 'PRIMARY' [insert into event_recovery (eventid,r_eventid,correlationid,c_eventid,userid) values (975,3022,null,null,null),(973,3021,null,null,null );]
          zabbix_server [12636]: ERROR [file:lld_item.c,line:1958] Something impossible has just happened.
          Vou pedir a ajudar de quem souber, para me ajudar a resolver esses "erros" menores, e após resolver, ai sim passo para o proximo rs

Att
          Last edited by thiagotgc; 13-07-2018, 19:04.

Comment

• Jefte
            Senior Member
            • Oct 2015
            • 207

Olá Thiagotgc,
            Como o amigo acima falou, verifica sua rede, a comunicação entre o zabbix e os hosts estão OK...

Por exemplo, se seu zabbix monitora hosts que passam por outros gateways, tente colocar o zabbix na mesma 'classe/faixa' de ip que eles, se possivel 'encurte' as rotas.
            PS: No começo, tive estes problemas com alguns equipamentos, se o seu caso for este, verifique esta questão de comunicação entre 'zbxserver -> hosts'

Abraço.

Comment

• thiagotgc
              Junior Member
              • Nov 2014
              • 26

Originally posted by Jefte
              Olá Thiagotgc,
              Como o amigo acima falou, verifica sua rede, a comunicação entre o zabbix e os hosts estão OK...

Por exemplo, se seu zabbix monitora hosts que passam por outros gateways, tente colocar o zabbix na mesma 'classe/faixa' de ip que eles, se possivel 'encurte' as rotas.
              PS: No começo, tive estes problemas com alguns equipamentos, se o seu caso for este, verifique esta questão de comunicação entre 'zbxserver -> hosts'

Abraço.
              Como eu falei, eu só uso SNMP, e os 300 hosts não são máquinas dentro da mesma rede, são servidores e equipamentos espalhados, não tenho como colocar dentro da mesma rede e etc...

E como tambem mencionei, se eu usar o comendo de teste de SNMP dentro do Linux, ele vai bem, porem no Zabbix, acusa erro.... muito estranho...

Comment

• cros
                Member
                • Jul 2017
                • 87

sera q nao tem um firewall q foi instalado recentemente e esta bloqueando, ou um balanceador, aki onde eu trabalho tinha um balanceador c uma configuracao de mac configurado errado e tinha perda d pacote constantemente na monitoraçao , p um throbleshooting melhor, consulte alguem d rede p te ajudar, aquele comando 'snnp -v -3c -c community ip sysname' se vc executar ele varias vezes seguidas , alguma demora p responder ou falha ? parece ser um problema d rede, se descobrir , poste aqui como resolveu, é importante p nos todos.

Comment

• thiagotgc
                  Junior Member
                  • Nov 2014
                  • 26

Originally posted by cros
                  sera q nao tem um firewall q foi instalado recentemente e esta bloqueando, ou um balanceador, aki onde eu trabalho tinha um balanceador c uma configuracao de mac configurado errado e tinha perda d pacote constantemente na monitoraçao , p um throbleshooting melhor, consulte alguem d rede p te ajudar, aquele comando 'snnp -v -3c -c community ip sysname' se vc executar ele varias vezes seguidas , alguma demora p responder ou falha ? parece ser um problema d rede, se descobrir , poste aqui como resolveu, é importante p nos todos.
                  É exatamente o que penso.

Eu hospedo fora, e solicitei aos Admin de Rede, para verificarem.

Subi uma nova VM, em outra localidade, e resolveu o problema.

Att

Comment

Working...