Ad Widget

Collapse

Expressão para trigger

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • roberto1890
    Junior Member
    • Aug 2018
    • 10

Expressão para trigger

Bom dia,

Estou com uma dificuldade na construção de uma trigger que seja acionada somente se o horário do evento tiver ocorrido nos ultimos 10 minutos, ou seja, mesmo que o último valor coletado seja o mesmo do erro, gostaria que o zabbix fizesse uma comparação para saber se o problema aconteceu nos ultimos 10 minutos.

Exemplificando o ambiente atual:
    Zabbix coletou um valor que a trigger identificou como o problema cadastrado e assim a disparou;
    Fechei o evento manualmente após a resolução do problema sinalizando que já foi resolvido;
    O Zabbix realiza a próxima busca no agente e determina novamente que o último valor recebido é novamente a identificação do problema, pois não tenho como cadastrar outro item para mudar o status... e então o Zabbix dispara a trigger novamente abrindo assim outro incidente.

Isso acontece pois estou utilizando eventos do windows e nem sempre existe outro evento para mudar o status, ai permanece o último valor, precisava de alguma forma para que o Zabbix somente disparasse a trigger caso o evento tenha ocorrido nos últimos 10 minutos.

Grato por quem puder me ajudar.
  • 1berto
    Senior Member
    • Sep 2018
    • 182

Para fazer exatamente o que você quer
    {agent.seu_item.nodata(10m)}=0 and {agent.seu_item.last()}=valor_erro
    Ou seja vai disparar o trigger apenas se tiver recebido ping nos últimos 10 minutos (o nodata falha) e o critério de erro for atendido,
    talvez a sintaxe não seja exatamente essa, faça testes com zabbix_get antes.
    Mas é mais eficiente se você adicionar uma dependência no seu trigger:

Se não estiver usando o agente, dá para usar o mesmo raciocínio, mas a sintaxe vai ser ligeiramente diferente.

Comment

Working...