Ad Widget

Collapse

Alarmar Após 5min

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • david_adam
    Junior Member
    • Jun 2018
    • 3

Alarmar Após 5min

Amigos,

Criei um alarme para monitorar um Serviço do Windows, no entanto, se o serviço parar, eu gostaria que alarmasse somente após 5 minutos ou após 5 coletas já que configurei as coletas para a cada 60 segundos.

Quais expressões eu poderia utilizar ?

Trigger: {HOST:service_state[ftpsvc].last(0)}=0

• JCast638
    Junior Member
    • Nov 2018
    • 18

Bom dia David,

No meu entender a função last utilizada por você retorna o ultimo valor coletado, traduzindo a sua função: "Caso na ultima (last) checagem o status do serviço for igual a zero (serviço parado) o trigger será disparado no mesmo instante".

No meu ultimo post o colega Hernandes Martins sugeriu uma expressão que acho que pode te ajudar, veja:

Expressão sugerida no meu caso: {Template Conectividade:icmpping[,{$PING},,,].avg(5m)}=0

Expressão adaptada para o seu cenário: {HOST:service_state[ftpsvc].avg(5m)}=0

Veja o resultado da expressão {Template Conectividade:icmpping[,{$PING},,,].avg(5m)}=0 no meu ambiente:

Click image for larger version

Name:	Delay_Triggers_5min.jpg
Views:	228
Size:	120.9 KB
ID:	369306

A imagem acima é auto explicativa, no meu caso 5min pode fazer muita diferença, oque eu fiz foi ajustar o tempo utilizado na função avg de 5m para 2m, vejam o resultado:

{Template Conectividade:icmpping[,{$PING},,,].avg(2m)}=0

Click image for larger version

Name:	Delay_Triggers_2min.jpg
Views:	219
Size:	124.1 KB
ID:	369307

Espero que esta informação seja útil para você meu caro, no meu ambiente o intervalo de coleta é de 60s.

Funções suportadas no Zabbix: https://www.zabbix.com/documentation...gers/functions

Abraços,
    Jefferson

Comment

Working...