Ad Widget

Collapse

Dúvida sobre expressão

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Gileno
    Junior Member
    • Sep 2018
    • 4

Dúvida sobre expressão

Bom dia, alguém sabe me dizer a diferença entre essas expressões, tenho um template já feito aqui com o nome Module ICMP Ping deixado pelo ultimo administrador da rede se eu uso ele consigo monitorar uma certa maquina por ping já se usar o template padrão de Ping do zabbix não consigo fica dando host inalcançável a única diferença é as triggers se alguém conseguir me dizer qual a diferença entre elas agradeço:

Template deixado pelo administrador:
    {Template Module ICMP Ping:icmppingloss.min(5m)}>{$ICMP_LOSS_WARN} and {Template Module ICMP Ping:icmppingloss.min(5m)}<100
    {Template Module ICMP Ping:icmpping.max(#3)}=0
    {Template Module ICMP Ping:icmppingsec.avg(5m)}>{$ICMP_RESPONSE_TIME_WAR N}
    essa são as regras das tigres do template Module ICMP

Essas são a do template de ping padrão do zabbix:
    {Template - ICMP:icmppingsec.avg(120)}>{$LATENCIA}
    {Template - ICMP:icmppingsec.avg(300)}>{$LATENCIA}
    {Template - ICMP:icmpping.sum(60)}=0

se alguém souber explicar porque um monitora e outro não, agradeço muito, desde já obrigado.

• Jefte
    Senior Member
    • Oct 2015
    • 207

Olá Gileno,
    Nessa trigger: Caso o valor mínimo nos últimos 5 minutos (min(5m) = valor minimo dos últimos 5 minutos) seja maior que a variável $ICMP_LOSS_WARN -> AND 'e' <- icmppingloss.min(5m)}<100.
    Code:
    {Template Module ICMP Ping:icmppingloss.min(5m)}>{$ICMP_LOSS_WARN} and {Template Module ICMP Ping:icmppingloss.min(5m)}<100
    Já essa trigger : O valor máximo dos 3 últimos valores (max(#3)) for igual a 0
    Code:
    {Template Module ICMP Ping:icmpping.max(#3)}=0
    PS: Respondendo a sua pergunta o ideal é você analisar qual a necessidade de cada trigger ou criar sua própria trigger baseado na sua necessidade, sendo assim, recomendo você dar uma olhada nos operadores e nas condicionais que o zabbix utiliza.
    Segue a documentação oficial:
    https://www.zabbix.com/documentation...ers/expression

Comment

• RaulChiarella
      Member
      • Apr 2021
      • 59

O meu fica apitando toda hora em uns dispositivos WiFi mas não tem o q fazer - O AVG que gera fica em 300MS mano
      Sabe algo q eu possa colocar junto à essa trigger pra abaixar esses avisos desses dispositivos + fraquinhos?

Comment

Working...