Ad Widget

Collapse

Como monitorar um servidor de e-mail pelo Zabbix Agent?

Collapse
X
  • Filter
  • Time
  • Show
Clear All
new posts

Como monitorar um servidor de e-mail pelo Zabbix Agent?

Bom dia.

Gostaria de saber como posso fazer para monitorar um servidor de e-mail a partir do agente do Zabbix. O cenário é o seguinte.

Tenho o servidor do Zabbix instalado internamente, o agente está instalado para monitorar um dos nossos servidores cloud, o servidor de e-mail de um dos nossos clientes comunica apenas com esse servidor cloud visto que ele liberou apenas este IP externo do servidor cloud em questão para conexões externas.

Ocorre que, vez ou outra o servidor fica indisponível e nós não temos como descobrir, após algumas horas é gerado incidentes no sistema por falha na baixa de e-mails.

Minha dúvida é se é possível realizar o monitoramento desse servidor de e-mail por meio de um telnet ou de alguma conexão que parta do servidor cloud e depois encaminhe os dados para o zabbix server (interno).

Atenciosamente.

Vc pode monitorar o serviço através da chave "net.tcp.listen[PORTA]" do Zabbix Agent.
    Dê uma olhada no Zabbix Shared a procura de algum template para monitoramento de Postfix/Zimbra/etc ??

Comment

Originally posted by geraldo.junior View Post
      Vc pode monitorar o serviço através da chave "net.tcp.listen[PORTA]" do Zabbix Agent.
      Dê uma olhada no Zabbix Shared a procura de algum template para monitoramento de Postfix/Zimbra/etc ??
      Mas dai eu estaria monitorando a conexão a partir do zabbix server, está correto? Eu preciso monitorar a conexão a partir do agent, pq o server não tem acesso ao servidor de e-mail, é apenas para monitorar a conexão com o servidor externo e não o servidor local.

Comment

Nesse caso vc tem as seguintes opções:
        - A partir do ZBX_SERVER, monitorar o seviço via "Monitoração Simples" com a chave "net.tcp.service[service,<ip>,<port>]"
        - A partir do Servidor de email, se tiver o Zabbix Agent, criar um script executando os testes q vc precisa e reportar os resultados para o ZBX_SERVER via zabbix_sender.

Comment

Announcement

Collapse
        No announcement yet.
        Working...
        X