Boa noite pessoal.
Estou em um projeto de TCC para um curso Técnico de informática que estou realizando. Bom, após o meu projeto na rede local estar funcionando normalmente, passei a montar um ambiente de monitoramento externo através do uso do proxy atrás de um firewall.
No ambiente externo, estou apenas querendo monitorar o host que hospeda o Zabbix Proxy e o Agent, sem monitorar nenhum outro dispositivo. Após fazer a instalação, configuração e a ativação do monitoramento, estou com alguns erros de comunicação do Agent do Zabbix Proxy com o Zabbix Server. O meu ambiente é o seguinte:
Ambiente do Zabbix Server:
- IP Válido: 177.2.132.xxx
- IP Server Zabbix: 172.16.1.107
- CentOS 6.5 Final x86_x64
- Zabbix 2.2.2
Ambiente do Zabbix Proxy:
- IP Válido: 201.16.29.xxx
- IP Proxy Zabbix: 10.10.10.2
- CentOS 6.5 Final i686
- Zabbix 2.2.2
Arquivos de Configuração do Zabbix Proxy:
- Zabbix_Proxy.conf:
ProxyMode=0
Server=177.2.132.xxx
ServerPort=10051
Hostname=sl1.domain.com.br
ListenPort=10051
LogFile=/tmp/zabbix_proxy.log
LogFileSize=2
PidFile=/tmp/zabbix_proxy.pid
DBName=zabbix_proxy
DBUser=zabbix
DBPassword='SENHA'
Timeout=3
- Zabbix_Agentd.conf:
PidFile=/tmp/zabbix_agentd.pid
LogFile=/tmp/zabbix_agentd.log
LogFileSize=2
DebugLevel=3
Server=10.10.10.2
ServerActive=10.10.10.2
ListenPort=10050
StartAgents=3
Timeout=3
Redirecionamento de Portas:
Obs: Neste caso a abertura de portas se deu no mikrotik, firewall na ponta dos dois ambientes.
- Ambiente Remoto:

- Ambiente Local:

Configuração na GUI do Zabbix Server:
- Criação do Proxy:

- Criação do Host:

Obs.:
- Neste host eu aloquei duas templates, Template Zabbix Proxy e Template OS Linux. Os dados que eu recebo são apenas da template do Zabbix Proxy, a do OS Linux não.
- Fazendo os testes de comunicação com telnet e SSH em ambas as portas, no dois servidores(Server e Proxy) há comunicação. Além dos testes, foi utilizado o comando zabbix_get -s <IP Válido> -p 10050 -k agent.ping , este último em ambos os lados, porém não me retorna nenhum dado. Quando me devia retornar 1.
- No host o ícone de disponibilidade apresenta a mensagem de Empty response of zabbix Agent[201.16.29.xxx] Assuming that agent dropped connection because of access permissions.
DÚVIDAS:
1 - Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
2 - Tem como eu monitorar hosts externos via zabbix proxy apenas via SNMP? sem usar um Zabbix Agent?
Perguntas não relacionadas ao problema acima:
3 - Tem como eu monitorar dispositivos que estão apenas compartilhados? Como por exemplo impressoras que estão compartilhadas por um computador, via USB?
Se alguém puder me ajudar, serei imensamente grato.
Obrigado.
Estou em um projeto de TCC para um curso Técnico de informática que estou realizando. Bom, após o meu projeto na rede local estar funcionando normalmente, passei a montar um ambiente de monitoramento externo através do uso do proxy atrás de um firewall.
No ambiente externo, estou apenas querendo monitorar o host que hospeda o Zabbix Proxy e o Agent, sem monitorar nenhum outro dispositivo. Após fazer a instalação, configuração e a ativação do monitoramento, estou com alguns erros de comunicação do Agent do Zabbix Proxy com o Zabbix Server. O meu ambiente é o seguinte:
Ambiente do Zabbix Server:
- IP Válido: 177.2.132.xxx
- IP Server Zabbix: 172.16.1.107
- CentOS 6.5 Final x86_x64
- Zabbix 2.2.2
Ambiente do Zabbix Proxy:
- IP Válido: 201.16.29.xxx
- IP Proxy Zabbix: 10.10.10.2
- CentOS 6.5 Final i686
- Zabbix 2.2.2
Arquivos de Configuração do Zabbix Proxy:
- Zabbix_Proxy.conf:
ProxyMode=0
Server=177.2.132.xxx
ServerPort=10051
ListenPort=10051
LogFile=/tmp/zabbix_proxy.log
LogFileSize=2
PidFile=/tmp/zabbix_proxy.pid
DBName=zabbix_proxy
DBUser=zabbix
DBPassword='SENHA'
Timeout=3
- Zabbix_Agentd.conf:
PidFile=/tmp/zabbix_agentd.pid
LogFile=/tmp/zabbix_agentd.log
LogFileSize=2
DebugLevel=3
Server=10.10.10.2
ServerActive=10.10.10.2
ListenPort=10050
StartAgents=3
Timeout=3
Redirecionamento de Portas:
Obs: Neste caso a abertura de portas se deu no mikrotik, firewall na ponta dos dois ambientes.
- Ambiente Remoto:

- Ambiente Local:

Configuração na GUI do Zabbix Server:
- Criação do Proxy:

- Criação do Host:

Obs.:
- Neste host eu aloquei duas templates, Template Zabbix Proxy e Template OS Linux. Os dados que eu recebo são apenas da template do Zabbix Proxy, a do OS Linux não.
- Fazendo os testes de comunicação com telnet e SSH em ambas as portas, no dois servidores(Server e Proxy) há comunicação. Além dos testes, foi utilizado o comando zabbix_get -s <IP Válido> -p 10050 -k agent.ping , este último em ambos os lados, porém não me retorna nenhum dado. Quando me devia retornar 1.
- No host o ícone de disponibilidade apresenta a mensagem de Empty response of zabbix Agent[201.16.29.xxx] Assuming that agent dropped connection because of access permissions.
DÚVIDAS:
1 - Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
2 - Tem como eu monitorar hosts externos via zabbix proxy apenas via SNMP? sem usar um Zabbix Agent?
Perguntas não relacionadas ao problema acima:
3 - Tem como eu monitorar dispositivos que estão apenas compartilhados? Como por exemplo impressoras que estão compartilhadas por um computador, via USB?
Se alguém puder me ajudar, serei imensamente grato.
Obrigado.
Comment