Ad Widget

Collapse

Problemas para configurar alertas por gmail.

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • MuriloHB
    Junior Member
    • Feb 2019
    • 29

Problemas para configurar alertas por gmail.

Bom dia pessoal!

Eu estou tentando descobrir como funcionam as notificações de problemas via e-mail do Zabbix.
    Para tanto eu criei um gmail teste para receber essas informações, mas após seguir alguns tutoriais eu ainda não estou recebendo nada neste e-mail, será que alguém pode me dar uma luz?
    O que eu fiz foi o seguinte:

1. Habilitei o uso de aplicativos menos seguros no gmail criado.
    2. Instalei o pacote ssmtp no Zabbix (sudo apt-get install ssmtp)
    3. Editei o arquivo ssmtp.conf da seguinte forma:
    Code:
    [email protected]
    mailhub=smtp.gmail.com:465
    FromLineOverride=YES
    [email protected]
    AuthPass=minhasenhadoemail
    UseTLS=YES
    4. Rodei o seguinte comando no terminal do Zabbix: echo "E-mail usando linha de comando" | ssmtp [email protected]
    Feito isso eu recebi na minha caixa de entrada um e-mail sem assunto contendo a frase: E-mail usando linha de comando

5. No navegador do Zabbix eu fui em Administration -> Media types e criei um novo tipo de mídia chamado Email Zabbix, com as informações:

Code:
    Name: Email Zabbix
    Type: Email
    SMTP server: smtp.gmail.com
    SMTP server port: 465
    SMTP helo: gmail.com
    SMTP email: [email protected]
    Connection security: SSL/TLS
    SSL verify peer: não marquei nada
    SSL verify host: não marquei nada
    Authentication: Username and password
    username: [email protected]
    Password: minhasenhadoemail
    Message format: Plain text
    Enabled: marcado

6. Criei um novo host chamado TESTE, com um IP inexistente (5.5.5.1) utilizando o template ICMP PING (para que sempre acuse erro de ping)

7. Em Configuration -> Actions eu criei uma nova ação chamada Teste e inseri uma nova Condition: Trigger equals TESTE: Unavailable by ICMP ping (associando a este novo host que acabei de criar)

(Figura 1)

8. Na aba Operations eu defini: Send message to users: Teste (Teste) via Email Zabbix

(Figura 2)

9. Na aba Recovery Operations eu defini: Send message to users: Teste (Teste) via Email Zabbix

(Figura 3)

10. Em Administration -> User eu selecionei o usuário que criei (Teste) e selecionei a aba Media, criando uma nova regra para receber todos os tipos de avisos:

(Figura 4)

Na aba permissões em User type deixei como Zabbix User e em Permissions deixei para All hosts com permissão de Read-write

(Figura 5)

No entanto, mesmo constando o problema Unavailable by ICMP ping no dashboard, eu não recebi nada por e-mail e quando vou em Reports -> Action log não consta nada.

Alguém pode me indicar o que estou errando, ou se estou pulando alguma fase?

Valeu!
    Attached Files
  • MuriloHB
    Junior Member
    • Feb 2019
    • 29

Pessoal esse problema já foi resolvido. O procedimento que eu fiz acima estava correto, o único detalhe era que o problema já havia sido gerado enquanto eu estava configurando o recebimento de e-mail.
    Bastou eu gerar um novo problema que recebi via e-mail normalmente!

Comment

Working...