Ad Widget

Collapse

Dúvida sobre ITEM.VALUE - Zabbix 3.4

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • luizfs
    Junior Member
    • May 2019
    • 5

Dúvida sobre ITEM.VALUE - Zabbix 3.4

Bom dia! Monitoramos no zabbix o parque de switches de nossa empresa via ICMP. Tambem utilizamos o envio de alertas e recovery messages.

Temos dois itens coletando informações:
    - Um item que coleta dados de ping;
    - Um item que coleta dados de uptime;

Estou tentando obter sucesso ao configurar o seguinte cenário:
    Mostrar o uptime do switch na mensagem de recovery, porem, quando insiro a macro {ITEM.VALUE} me é mostrado o valor do item na qual está relacionado a trigger que gerou o alerta, ou seja, o item/trigger referentes ao ICMP.

Seria possível especificar de qual item queremos mostrar o valor via ITEM.VALUE, por ex:

A trigger que gerou o alerta e disparou a notificação foi a de ping, mas se eu colocar a macro {ITEM.VALUE} irá me mostrar o valor 0 ou 1, pois é referente ao item da trigger de ping/ICMP, o cenário esperado é especificar o item que contem dados de uptime na notificação de alerta de sucesso de ping (recovery).

Obs.: Não estou monitorando um limite de valor mínimo ou máximo de uptime, mas existe uma trigger desativada (que funciona bem) que quando eu defino um limite eu consigo enviar um email de notificação com o uptime, mas como eu disse, o ITEM.VALUE está trazendo o valor do item que gerou o alerta, neste caso o uptime referente ao item que coleta uptime.

Já tentei por diversas maneiras, mas nenhuma delas eu obtive sucesso.

Ficaria muito grato com a ajuda de vocês.

Desde já obrigado!
  • luizfs
    Junior Member
    • May 2019
    • 5

Bom dia. Alguém tem alguma sugestão?
    Obrigado.

Comment

• 1berto
      Senior Member
      • Sep 2018
      • 182

Pelo que entendi você quer exibir o valor de um item na mensagem aberta a partir de um trigger/valor de outro item, certo?
      Não fiz e não posso testar agora, mas algo como:
      {HOST:nome_item_uptime.last()} não funciona?
      Talvez a sintaxe não seja exatamente essa, mas acho que é um caminho.

Comment

• luizfs
        Junior Member
        • May 2019
        • 5

Sim. Na notificação de recovery para ser mais específico. "Pegar" o valor de um outro item e inserir nesta mensagem na forma de macro.

Exemplo: O switch XYZ está UP novamente.
        Uptime: 2 minutos

A mensagem de recovery é proveniente da mudança de status da trigger de ping (icmpping).
        Se eu colocar um ITEM.VALUE ou ITEM.LASTVALUE a mesma me retornará 1, que é o valor de TRUE or False do trigger status para informar OK ou problem
        Mas meu objetivo é mostrar o uptime, que está sendo monitorado por outro item, que não foi o que gerou o alerta.

Já havia tentado a solução proposta por voce (1berto), mas o valor retornado ao me referir à uma chave de item ou trigger é: "UNKNOWN"
        Já obtive sucesso em mostrar o uptime, mas em notificações diferentes, neste caso, o zabbix teria que me enviar uma outra notificação por email, informando o Uptime, ou seja, mais um email. Um email alertando a queda, um email informando que o switch está UP e o email informando o uptime, ou seja, 3 emails por switch...

Monitoramos mais de 100 switches...hehe

De qualquer forma, muito obrigado pela sugestão e desculpa se fui vago em algum momento da explicação.

Comment

• luizfs
          Junior Member
          • May 2019
          • 5

Bom dia. Alguém tem alguma sugestão?
          Obrigado.

Comment

• ALEXANDRO MARCELO ZACARON
            Junior Member
            • Nov 2019
            • 1

Bom dia Luizfs,

Estou com o mesmo problema, você conseguiu resolver?

Comment

Working...