Ad Widget

Collapse

Máquinas virtuais do ESXi - Value is not available

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • MuriloHB
    Junior Member
    • Feb 2019
    • 29

Máquinas virtuais do ESXi - Value is not available

Boa noite pessoal, tudo certo?

Estou enfrentando alguns problemas para monitorar algumas máquinas virtuais de um host ESXi, o que acontece é o seguinte:

1. Eu criei um novo host no Zabbix e apliquei nele os templates de virtualização: Template VM VMware e Template VM VMware Hypervisor.
    2. Após aguardar algum tempo, as regras de descoberta desses templates popularam o Zabbix, criando novos hosts, correspondentes às VMs desse servidor ESXi.

Meu problema é que algumas das máquinas virtuais que foram descobertas não fornecem alguns itens que eu quero monitorar (uso de CPU, por exemplo), informando que: Value is not available (Img1).
    Mas ao mesmo tempo, outras máquinas virtuais, que rodam o mesmo sistema operacional no mesmo host ESXi, e que são praticamente idênticas conseguem essa informação (Img2).

Gostaria de saber se eu fiz algo de errado ou se existe algum procedimento para forçar o Zabbix a coletar essa informação, ou debugar o que está acontecendo nessas máquinas virtuais...

Muito obrigado pela atenção!

Attached Files
  • MuriloHB
    Junior Member
    • Feb 2019
    • 29

Só pra tentar ilustrar melhor o problema, segue em anexo uma foto do meu zabbix_server.log logo após eu habilitar o item "vmware.vm.cpu.usage[{$URL},{HOST.HOST}]" do template VM VMware:

Click image for larger version

Name:	Img3.png
Views:	136
Size:	292.3 KB
ID:	383417

Como da pra perceber para algumas máquinas virtuais esse valor é compatível e para outras eu recebo a mensagem de que não está disponível...
    Mas pq isso ocorre?? Eu preciso monitorar o uso de CPU de todas as VMs nesse host ESXi e não sei outra maneira de fazer isso

Comment

• silenc3
      Junior Member
      • Sep 2019
      • 2

Boa tarde Murilo,

Antes de mais nada, gostaria de entender melhor a sua arquitetura....Perceba que o Zabbix possui 3 templates para monitoramento desta estrutura e todos estão interconectados e mapeiam sua estrutura automaticamente. Basta você criar um Host que vai representar seu ESXI, e aplicar o template: Template VM VMware Hypervisor. NO caso você só aplicaria o template Template Virt VMware se sua estrutura tivesse um VCenter gerenciando. Outro ponto é que você deve configurar a URL correspondente ao ESXI para coletar os dados via webservice..basicamente será https://servername/sdk, e configurar um usuário no ESXi com permissões de visualização dos dados existentes no template.

Faça esta revisão por favor e teste novamente, deixe-me saber caso tenha solucionado ou não.

Abs !

Comment

Working...