Ad Widget

Collapse

Monitorar Link MPLS Cisco 2800

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Luiz Bueno
    Junior Member
    • Aug 2019
    • 6

Monitorar Link MPLS Cisco 2800

Boa tarde,

Iniciei a pouco tempo estudo do Zabbix e recente fiz a implantação da versão 4.2 em um CentOS7.
    Estou utilizando monitoramento dos servidores Windows e Linux utilizando os templates padrão, o mesmo acontece com o Mikrotik.
    Mas alem disso temos link Dedicado MPLS usando um equipamento Cisco 2800, não encontrei ou não sei ainda qual template padrão usar para fazer o monitoramento básico dele.
    Alguém teria alguma sugestão de template padrão ja existente que funcione ou algum para baixar?

Como estou desenvolvendo aos poucos na ferramenta, acho interessante usar os templates padrões para entender o funcionamento.
    Desde ja agradeço.
  • Luiz Bueno
    Junior Member
    • Aug 2019
    • 6

Eu dei mais uma pesquisada e vi que esse poderia atender Template Net Cisco releases later than 12.0_3_T and prior to 12.2_3.5_ SNMPv2, mas ainda vou ter que ver se o SNMP esta habilitado no router, mas não tenho acesso, vou ter que entrar em contato com ISP

Comment

• cros
      Member
      • Jul 2017
      • 87

luiz, se vc estiver configurado snmp versao 2 da p usar este template nativo no zabbix.
      Template Module Interfaces SNMPv2

porem se for o snmpv3, vc vai encontrar aki .
      The Zabbix Team has collected all official Zabbix monitoring templates and integrations.

vc nao vai fugir de ver no equipamento o q esta configurado la d snmp, a operadora nem sempre deixa configurado p vc acl e community p seu uso e ja vi operadora espertinha usando a seguinte linha d comando e p altera a operadora que cobrar pelo ajuste. se for equipamento seu fica mais facil p configurar snmp, consulte o suporte de redes.
      este comando bloqueia a a raiz das mibs, vc nao consegue monitorar nada c isso.

snmp-server view senha_community org excluded

Comment

• Luiz Bueno
        Junior Member
        • Aug 2019
        • 6

Bom dia Cros,
        Os caras da operadora liberaram a community eu apliquei o template que falei la em cima, ele descobriu interfaces e mais coisas, mas so que não coleta dados........não sei se é alto que a operador não liberou...
        Por enquanto deixei de lado, pois não é algo prioritário, estou focando em outras coisas, mas se alguém tiver alguma dica para testar eu agradeço.

Comment

• cros
          Member
          • Jul 2017
          • 87

bom depois quando vc voltar neste assunto ai no seu trampo, entra no linux do zabbix e faz um teste de comando "snmpwalk -v2c - comunity ip ifinoctets" e veja o q retorna.

este comando vc sabe fazer corretamente, d cabeça nao lembro, mas qualquer coisa me passe um show run do roteador das configuraçoes d snmp mas apague as informaçoes confidenciais.

show run | incl snmp

Comment

• Luiz Bueno
            Junior Member
            • Aug 2019
            • 6

Vou testar esse comando e retorno aqui.....

Comment

Working...