If this is your first visit, be sure to check out the FAQ by clicking the link above. You may have to REGISTER before you can post. To start viewing messages, select the forum that you want to visit from the selection below.
Ad Widget
Collapse
Monitoramento de Links por cada interface do FIREWALL
Monitoramento de Links por cada interface do FIREWALL
Tenho um servidor zabbix e um Firewall (Pfsense) com 3 links de internet (wan), quero monitorá-los se estão UP ou DOWN e estou com bastante dificuldade em fazer esse monitoramento, se alguém puder me ajudar.
Até onde sei você consegue instalar um agente do Zabbix no Pfsense(FreeBSD), já tentou instalar/configurar o agente do Zabbix?
Abc
Beza
Oi Beza!
Está instalado e configurado, aliás tenho várias triggers e itens já configuradas. Quero criar esse novo monitoramento que é monitorar o status dos links, se está “on” ou “off” EM CADA INTERFACE.
Acho que a melhor opção é para snmp LLD, com isso, não importa o quanto você tem nas interfaces de dispositivos e uma ifstatus ter o status de cada um.
Saudações.
Number of hosts 1600,Number of items +90k,Number of triggers +22k, Number of users +100, New values per second +1270
Acho que a melhor opção é para snmp LLD, com isso, não importa o quanto você tem nas interfaces de dispositivos e uma ifstatus ter o status de cada um.
Saudações.
Angelhc muito obrigado pela luz... Mas poderia ser um pouco mais detalhado? como configuro esse snmp LLD ? e esse ifstatus.
Desde já agradeço a ajuda.
Abç!
Na seção 3.2 Descoberta de interfaces de rede pode ver como, facilitando comunidade SNMP, você pode obter as interfaces de rede e com eles criar protótipos itens para monitorar ifstatus de cada um.
Saudações.
Buenos días,
Tienes un ejemplo de configuración aquí:
En el apartado 3.2 Discovery of network interfaces puedes ver cómo, facilitando la community de snmp, puedes obtener las interfaces de red y con ellas crear items prototypes para poder monitorizar el IfStatus de cada una de ellas.
Saludos.
Number of hosts 1600,Number of items +90k,Number of triggers +22k, Number of users +100, New values per second +1270
renanmvc, como funcionam esses 3 links? são pppoe ou eles te entregam um ip fixo direto do roteador?
Se for PPPOE, você consegue monitorar com o SNMP quando a interface pppoe 'cai'.
Se for do tipo ip fixo, você poderia considerar colocar um zabbix proxy fora da sua rede, pingando o ip dessas interfaces.
Se o Roteador é da operadora, você pode solicitar à eles que configurem uma community snmp p/ você poder monitorar o Roteador, tem uma oid que monitora o peer do roteador, se o peer cair, sua internet está fora.
Ou, poderia fazer um parse de um arquivo de log do próprio pfSense, se não me engano é gateways.log
Comment