Ad Widget

Collapse

Monitoramento de ICMP

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • wilsoncfilho
    Junior Member
    • Sep 2019
    • 1

Monitoramento de ICMP

boa tarde, sou novato com zabbix, acho que seria correto dizer que so tenho uns meses de experiencia.. estou usando o zabbix e zabbix proxy, ambos na 4.3

estou em meio de testes de como fazer para testar a latencia de uma rede. tenho um cliente de contrato que aceitou ser meu testador..isso sobre o pretexto de funcionando ele ganharia já no contrato atual,rs

o mesmo possui 2 codecs de audio que são interligados via fibra, mais essa fibra falha com uma certa frequência, notei que nos dias que o ICMP response time passa dos 2.8ms o audio começa a picotar.

com isso eu tentei criar um a trigger com a seguinte função na minha ideia seria avisar apos 2ms segundos, usando essa expressão = {Template Module ICMP Ping:icmppingsec.now(0)}>0.02

so que fazendo isso ate quem esta com 0.3ms, ja tentei mudar o 0.02 pra 0,2 e 2 mais ai ja não pega nada..

como e que eu consigo criar um alerta desses?

desde já grato pela atenção.
  • 1berto
    Senior Member
    • Sep 2018
    • 182

Acho que você se confundiu, a função now é para trazer a 'hora' atual. Provavelmente o que você está querendo é last
    Ping:icmppingsec.last(0)}>0.02
    Embora eu ache que este caso você vá ter muitos falsos positivos, especialmente se a frequência for alta (ou seja período de leitura curto).
    Eu tentaria algo como:
    Ping:icmppingsec.min(#3)}>0.02
    Ou seja, o alarme será disparado se todas as três últimas leituras forem maiores que 0.02
    Sugestão de leitura: https://blog.zabbix.com/no-more-flap...mart-way/1488/
    Last edited by 1berto; 04-10-2019, 09:23.

Comment

Working...