Ad Widget

Collapse

Ativar template com agente ativo

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Samuel Jr
    Junior Member
    • Jun 2018
    • 25

Ativar template com agente ativo

Boa tarde amigos,
    Estou com uma dificuldade para ativar uma template para monitoramento de performance de hd, consta na mesma um script do powershell na chave de descoberta como segue no anexo, creio que esta faltando algum procedimento para iniciar as descobertas e coleta...

ficarei muito grato caso alguém tenha uma template interessante quanto a IOPS de discos para recomendar.

Click image for larger version

Name:	descoberta_zabbix.jpg
Views:	855
Size:	66.4 KB
ID:	386533

obrigado

• 1berto
    Senior Member
    • Sep 2018
    • 182

Você consegue ler o valor com o zabbix_get a partir do servidor ou proxy?

Comment

• Samuel Jr
      Junior Member
      • Jun 2018
      • 25

bom dia 1berto, hoje todos os meus monitoramentos são locais, realizados pelo servidor zabbix, não estou conseguindo implementar template com agente zabbix ativo e com script do power shell, abaixo esta o link de um modelo de template que gostaria de implementar em minha estrutura.

muito obrigado pelo retorno.

Comment

• 1berto
        Senior Member
        • Sep 2018
        • 182

Acho que não entendi, o zabbix server, o agente e a aplicação que você quer monitorar estão na mesma máquina?
        De qualquer forma você tem que conseguir obter o valor com zabbix_get
        O zabbix_get tem que ser executado a partir do servidor que monitora o host (ou do proxy, se existir).

Comment

• Samuel Jr
          Junior Member
          • Jun 2018
          • 25

bom dia 1berto, tenho o zabbix server e estou tentando implementar uma template para monitorar através de agente ativo um host windows e estou encontrando dificuldade, estou seguindo os passos abaixo,
          Não estou conseguindo implementar um template com script power shell com agente ativo, estou executando os procedimentos abaixo porem ao restartar o zabbix_agent ocorre um erro e provavelmente esta ligado a linha do include, fiquei confuso, pois esta apontando para uma partição do host windows ....

estou seguindo esses passos:

1. Importo e aplico o template ao host desejado;

2. criei as pastas scripts e zabbix_agentd no diretorio do agente no host windows;

3. copiei os arquivos *.ps1 para scripts e *.conf para zabbix_agentd;

4. editei/habilitei os parâmetros abaixo no arquivo zabbix_agentd.conf no server zabbix;

4.1 - Include=C:\Program Files\zabbix-agent\zabbix_agentd\*.conf

4.2 - UnsafeUserParameters=1

4.3 - Timeout=10

5. systemctl status zabbix-agent

muito obrigado.

Comment

• 1berto
            Senior Member
            • Sep 2018
            • 182

Acredito que eu não estou entendendo direito. Você diz que não está conseguindo implementar um template, mas diz também que não consegue levantar o agente no host a ser monitorado.
            Aborde por partes... Primeiro certifique-se de que o agente esteja 'de pé' no host a ser monitorado.
            1) Partindo de um arquivo mínimo, altere apenas o ServerActive e veja se ele sobe, se não coloque aqui a mensagem de erro e ou log (removendo informações sensíveis).
            2) Vá ativando sua configuração linha por linha até achar onde está o erro e cole o erro aqui (removendo informações sensíveis).

Uma vez que o agente suba você tem duas alternativas para executar os scripts no host e enviar os valores para o server:
            A) UserParameter ... Configura no host, veja a documentação
            B) Cláusula system.run (configura no server... a key fica system.run[comando_a_ser_executado]
            Se você acha que seus Parâmetros de usuário estão quebrando a configuração, cole alguns aqui (remova dados sensíveis, claro) para eu poder olhar. Mas claro que o server só vai enxergar o agente se o serviço/processo subir.

Em qualquer das soluções o agente tem que ter acesso para executar os scripts (não sei como funciona isso no Windows).

Comment

Working...