Ad Widget

Collapse

Monitorar IP de VPN em um Host Remoto

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Danilo Favacho
    Junior Member
    • Dec 2019
    • 1

Monitorar IP de VPN em um Host Remoto

Bom dia pessoal,

Estou iniciando o aprendizado no Zabbix e tenho uma dúvida. Monitoro atualmente 11 servidores remotos e um deles roda uma VPN ipsec no IP 10.224.81.X, rodando internamente em um servidor remoto de IP 52.116.222.X monitorado via agente zabbix. Gostaria da ajuda de vocês de como poderia monitorar esse IP de VPN se o mesmo está UP ou DOWN para eu possa receber alertas caso o ping não obtiver êxito. Agradeço a ajuda.
  • 1berto
    Senior Member
    • Sep 2018
    • 182

Deixa eu ver se entendi direito...
    O zabbix 'enxerga' o servidor 10. mas não o 52. que você precisaria monitorar também, confere?
    Se tiver o agente instalado no servidor 10. e um ping simples resolver você pode cadastrar um item para o servidor 10. da seguinte forma
    system.run['ping 52.116.222.X -c2 >> /dev/null; echo echo $?']
    Essa sintaxe é para o ping do linux, no windows pode ser diferente.
    Pode haver uma maneira mais elegante de fazer isso, pesquise na documentação do agente.
    Pode haver também comandos próprios da solução de VPN que façam um diagnóstico mais sofisticado, o system.run roda qualquer comando (desde que o usuário do agente tenha esse acesso) e retorna o resultado para o servidor zabbix, então as possibilidades são enormes.

Comment

• Danilo Favacho
      Danilo Favacho commented
      Editing a comment
      Boa tarde, 1berto,

Na verdade era para monitorar o IP da VPN (10.224.X.X) via ping. Já Tenho acesso ao IP 52.116.X.X por meio do zabbix agente. Depois de muito pesquisar encontrei a solução:

1 - criar o arquivo userparameter_ping.conf em /etc/zabbix/zabbix_agentd.conf.d/ e adicionar as linhas:

UserParameter=checkip[*],ping -W1 -c2 $1 >/dev/null 2>&1 && echo 0 || echo 1

2 - Rodar esse comando para ver se o parâmetro está funcionando: /sbin/zabbix_agentd -t checkip["10.224.X.X"]

0 = ping ok
      1 = não ping

3 - Criar um item novo dentro do Host ( Configuration --> Host --> Servidor --> Itens)

Name: nome do Item
      Type: Zabbix agent
      Key: checkip["10.224.X.X"]
      Host Interface: O IP do servidor
      Type of information: Numeric (unsigned)
      Update Interval: 30s
      Application: Network Interfaces

Salvar

4 - Criar uma trigger para alertar quando o ping não tiver êxito ( Configuration --> Host --> Servidor --> Triggers )

Name: nome da trigger
      Severity: Disaster
      Expression: {servidor.com.br:checkip["10.224.X.X"].last()}=1

Salvar

5 - Testar o ping.

Obrigado pela dica.
  • 1berto
    Senior Member
    • Sep 2018
    • 182

Ok, eu só não usaria last que vai disparar se um único valor for 1 no seu exemplo, ainda mais para um intervalo tão curto (30s).
    O alarme vai disparar com uma única leitura de erro (1)
    Eu ia preferir algo como:
    {servidor.com.br:checkip["10.224.X.X"].min(#3)}=1
    Ou seja, o alarme vai disparar se 'todos' os últimos 3 valores lidos for 1.
    Mas dependendo das particularidades de sua solução e de sua rede pode ser que o last funcione bem.

Comment

• Danilo Favacho
      Danilo Favacho commented
      Editing a comment
      Obrigado pela dica, vou fazer essa alteração que você mencionou. Obrigado.
Working...