Ad Widget

Collapse

Trigger com data

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • PatrickR
    Junior Member
    • Dec 2019
    • 5

Trigger com data

Olá!

Estou tentando criar uma trigger de um item que retorna uma data, e a condição seria caso a data fosse menor que 2 dias. A data eu tenho ela no formato: YYYMMDD
    Alguém tem alguma sugestão?
  • mfortes
    Senior Member
    • Oct 2019
    • 416

Você ja tentou preprocessar a data pra apresentar apenas "DD", ja que o alarme dispara com apenas dois dias de diferença?
    Depois cria a trigger mostrando {ITEM.VALUE} no texto da trigger.

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
    Medium: mromeiro-f

Comment

• PatrickR
      Junior Member
      • Dec 2019
      • 5

Realmente, não cheguei a pensar nisso, porque eu não estou nem conseguindo escrever a trigger, não sei como faria a comparação de datas/dias

Comment

• mfortes
        Senior Member
        • Oct 2019
        • 416

abschange() por exemplo é uma alternativa... mostrando que o valor anterior e o passado é maior de 2 dias...
        Aqui tem mais funções que podem ser usadas... Dependendo de como quer usar, algumas funções são melhores que outras...

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
        Medium: mromeiro-f

Comment

• 1berto
          Senior Member
          • Sep 2018
          • 182

Trata-se de um item que retorna uma data? E você quer saber se ele é menor que o dia atual - 2 (dias) ?
          Além do valor do item em si você pude usar 'date' que traz a data de leitura no mesmo formato.
          Você deu uma olhada na função fuzzytime() ?
          Outras que eu acho seriam comparar com system.localtime
          Ou mesmo com a função date (que traz a data hora que o valor foi lido)
          item.date() - item.last() > 1
          Acho que todas essas fazem o que você quer mas não sei qual seria mais simples no seu caso.

Comment

• PatrickR
            Junior Member
            • Dec 2019
            • 5

Já deram uma luz, vou tentar fazer. Obrigado!

Comment

• PatrickR
              Junior Member
              • Dec 2019
              • 5

Feliz Natal Atrasado para todos!

Então, ainda não consegui fazer a trigger. Percebi que talvez não tenha explicado direito. Eu monitoro uma rotina de backup em um servidor. O sistema armazena a data do ultimo backup em um banco de dados. Eu pelo zabbix faço a consulta e puxo essa data, com isso no zabbix eu queria fazer uma trigger verificando a data do backup com a data do dia, e quando passar 2 dias do ultimo backup ele me avisar. No caso se o ultimo backup feito foi dia 25/12/2019, hoje ele me avisaria que faz 2 dias que não foi feito backup. Estou enrolado com essa situação

Comment

• 1berto
                Senior Member
                • Sep 2018
                • 182

Do jeito que você descreveu até agora fica um pouco difícil ajudar. Tem literalmente centenas de combinações possíves de funções, locais, formas de coleta e comparações para data nesse cenário.
                Se você pode executar uma SQL trazendo a data, o jeito mais simples seria trazer a data no formato 'YYYYMMDD' e lê-lo como inteiro, depois usar a função date do item para criar o trigger.
                A função do trigger ficaria algo como:
                {host:item.date() - host:item.value()}>2

Comment

• PatrickR
                  Junior Member
                  • Dec 2019
                  • 5

Consigo nesse formato sim, vou fazer o teste.
                  Acho que agora vai!

Comment

Working...