Ad Widget

Collapse

Monitorar Host em dois Zabbix's

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Jonathan.mathes
    Junior Member
    • Dec 2018
    • 1

Monitorar Host em dois Zabbix's

Boa tarde caros companheiros (as) de Zabbix.
    Já trabalho durante alguns anos com a solução Zabbix, porém somente monitorando minha própria infra.
    Recentemente alterei meu ramo de atuação e atendo mais clientes, aonde nos quais gostaria de implementar o monitoramento com essa grande ferramenta.

A minha ideia, se possível, era conseguir trabalhar com o seguinte cenário:
    Um servidor Zabbix local para que o TI interno possa gerencia o monitoramento da sua infraestrutura e outro Zabbix (externo, sobre meu gerenciamento) para que eu possa monitorar os servidores do cliente.

A ideia de eu ter um Zabbix monitorando determinados recursos dele é para conseguir trabalhar de forma pró Ativa, pois presto serviço de manutenção para os mesmos.
    Pensei em só fazer meu Zabbix e monitorar as maquinas, mas acredito que em alguns cliente eles também vão querer poder ter acesso a esse monitoramento e customizar conforme o cenário de cada um.

Existe hoje uma forma de monitorar um mesmo item através de dois Zabbix's?
  • fjareta
    Junior Member
    • Oct 2019
    • 25

Olá amigo. Olha...creio que seja possível monitorar um host externo da mesma forma que se monitora sites. Bastaria criar um host e adicionar uma trigger com web scenario e um link apontando para seu host externo usando a mesma logica. A outra que talvez de certo e que eu nunca tentei é configurar uma vpn do seu servidor zabbix ate seu zabbix client. Espero ter ajudado. Abç.

Comment

• Alex.polter
      Junior Member
      • Nov 2019
      • 15

Oi,

Não seria uma saída ter usuários diferentes no zabbix da empresa e abrir um acesso externo para a ferramenta usando NAT ou uma VPN?

Acredito que esse seja o caminho mais interessante para o cenário. Sobre as mudanças de qualquer forma teriam que haver regras para que não seja alterado, como os UserParameters ou paths...

Comment

Working...