Ad Widget

Collapse

Monitorar aplicação.

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • antonyzub
    Junior Member
    • May 2020
    • 2

Monitorar aplicação.

Boa tarde.. gostaria de saber se tem alguma maneira de o Zabbix monitorar uma determinada aplicação em um host. Exemplo, trabalho em uma rede supermercado e gostaria de monitorar o estado do software que faz a venda e emitir um alerta quando ele estiver fechado ou com erro. Esse software não roda como serviço.

Existe alguma maneira de fazer esse monitoramento?
  • vendrusculo
    Junior Member
    • Jul 2015
    • 26

Simplificando a resposta sim! Tu consegue monitorar a quantidade de processos abertos onde o nome do processo é X, logo se a quantidade for 0 tu gera um alerta... o problema é identificar que está como ou travado... mas deve ter um jeito

Leo

Comment

• mfortes
      Senior Member
      • Oct 2019
      • 416

antonyzub Bom dia
      Para que a "aplicação" esteja aberta, ele vai ter uma tarega aberta no gerenciador do windows, e automaticamente também possui um serviço atribuído a ele.
      A aplicação gera logs? Normalmente elas geram, dessa forma você também pode monitorar os logs em busca de erros gerados.

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
      Medium: mromeiro-f

Comment

• antonyzub
        Junior Member
        • May 2020
        • 2

Originally posted by mfortes
        antonyzub Bom dia
        Para que a "aplicação" esteja aberta, ele vai ter uma tarega aberta no gerenciador do windows, e automaticamente também possui um serviço atribuído a ele.
        A aplicação gera logs? Normalmente elas geram, dessa forma você também pode monitorar os logs em busca de erros gerados.
        Bom dia.. desculpa a demora para dar andamento a conversa.

Vou explicar um pouco meu projeto. Eu estou construindo um monitoramento nos computadores do check out do Supermercado, e gostaria de monitorar as falhas do software de venda com o Zabbix e emitir um alerta e uma ordem de serviço automaticamente para o GLPI. Hoje eu já consigo fazer essa geração do alerta e a O.S. quando o Software é fechado, mas eu gostaria de fazer somente quando ele apresentar alguma falha, como por exemplo uma falha de comunicação com a impressora fiscal.

Você sugeriu o monitoramento dos logs, eu consigo ler esse logs no Zabbix e gerar um alerta quando houver uma falha?

Comment

• mfortes
          Senior Member
          • Oct 2019
          • 416

Sim, voce consegue ler logs e disparar alarmes quando palavras-chave surgirem no log.

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
          Medium: mromeiro-f

Comment

Working...