Ad Widget

Collapse

Dúvida sobre Monitoração de VMware

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • reimlima
    Junior Member
    • Feb 2015
    • 3

Dúvida sobre Monitoração de VMware

Olá a Todos,

sou um usuário iniciante e recebi a tarefa de monitorar as VM's da minha empresa.

Eu segui as documentações abaixo para incluir a monitoração das VM's:

Olá pessoal, hoje iremos monitorar um ambiente Vmware utilizando o Zabbix. A partir da versão 2.2 do Zabbix, ele oferece suporte por default a monitoramento Vmware. A comunicação é feita via protocolo SOAP, na qual é utilizado no serviços de web da VMware e o Zabbix utiliza a feature de LLD para fazer a descoberta de Vcenter, Host e máquinas virtuais. O Vpshere ou Vcenter tem que ser no minimo na versão 4.1 Para que o Zabbix monitore o Vmware na compilação de instalação, deve estar instalado o —with-libxml2 and –with-libcurl. No ambiente que irei demostrar abaixo, é um Zabbix Server 2.2.6 e vamos monitorar direto o vpshere. Passo 01- Criar um HOST, informando o IP do vpshere ou vcenter. Passo 02- Adicione o template: Antes de prosseguir para o próximo passo, vamos entender o que tem nesse “Template” na qual estamos vinculando. Alguns itens de informações básicas apenas, o que realmente faz a descoberta do VMware é a regra de LLD. Conforme podemos observar, tem uma regra para descoberta de Cluster, Host, e Vms. Passo 03 – Depois de adicionado o “Template” no Host, vamos clicar em macros definir as credencias para o Zabbix ter acesso ao Vmware. Passo 04- precisamos alterar algumas configurações no arquivo zabbix_server.conf, pois por padrão ele vem com default 0 a auto busca da VMware. StartVMwareCollectors: podemos adicionar esse valor de 0-250, vamos mudar para 1 VMwareCacheSize: tamanho da memoria compartilhada para manter dados internos da VMware, pode deixar default VMwareFrequency: Atraso em segundos para saber de quanto em quanto tempo ele vai coletar ou receber essa informação Pronto! Ambiente monitorado: Conforme podemos observar abaixo, monitorando Vpshere. Dados coletados: Também encontrou as máquinas virtuais do Host: E também está coletando os dados: Valeu a todos! Alguma dica para um próximo artigo sobre o Zabbix... Leia mais

Consegui fazer a descoberta das máquina, no entanto não consegui coletar informações básicas das VM's que estão nos hosts, como CPU, Memória e Utilização de Disco.

Até onde eu vi, isso é possível de fazer, mas diversas buscas não me mostraram a solução.

Alguém saberia me informar o que mais precisa ser feito?

Talvez alguma alteração do lado do VSphere?

Grande abraço e obrigado pela atenção.
  • Bruno Carvalho
    Member
    • Oct 2014
    • 32

Verifique a permissão do usuario no vshepe, veja se consegue acessar o "Browse objects managed by vSphere" pela web com usuario configurado no zabbix, verifique se o tempo de coleta do itens, pode demora um pouco para ele fazer toda varredura no VMware.

Comment

• reimlima
      Junior Member
      • Feb 2015
      • 3

Olá Bruno,

obrigado pelo retorno.

Estou usando meu usuário de acesso ao vsphere que tem "permissão full", o próximo passo é configurar um usuário de sistema com as permissões semelhantes, este passo está OK.

O tempo de timeout eu aumentei para 10 segundos e muitos itens começaram a aparecer, mas no log ainda surgem alguns erros de "Performance counter is not available" para os contadores abaixo:

vmware.vm.net.if.in
      vmware.vm.net.if.out
      vmware.vm.vfs.dev.read
      vmware.vm.vfs.dev.write

Mas outros contadores em tese estão sendo coletados, ainda assim quando eu clico no Host Group "Virtual machines" que foi criado automaticamente não exibe nada...

O template que está associado não tem nenhuma Triggers, isso deveria estar assim mesmo?

Abraço,

Comment

• Bruno Carvalho
        Member
        • Oct 2014
        • 32

Os templates default não vem com triggers, vou te passar alguns básicos para que possa trabalhar em cima.

Notificação caso a VM fique off(Direto no template guest)

Nome: {HOST.NAME}: Servidor off
        Expressão: {Template - Virt VMware Guest:vmware.vm.powerstate[{$URL},{HOST.HOST}].last()}=0

Notificar quando HD chegar as 80% (Direto na regra de descoberta Mounted filesystem discovery)

Nome: {HOST.NAME}: Espaço em {#FSNAME} > 80 %

Expressão: {Template - Virt VMware Guest:vmware.vm.vfs.fs.size[{$URL},{HOST.HOST},{#FSNAME},pfree].last()}<20

obs: altere para o "Template - Virt VMware Guest" pelo nome do seu template

Relaciona aos grupos, vai no template "Virt VMware" na regra de auto descoberta "Protótipos de host/name/grupos" e coloque no grupo de sua preferencia ou coloque no "Protótipos de grupo" baseado nos grupos do seu vmware.

Relacionado aos itens
        vmware.vm.net.if.in
        vmware.vm.net.if.out
        vmware.vm.vfs.dev.read
        vmware.vm.vfs.dev.write

Veja na documentação se tem alguma particularidade relacionado a versão do seu zabbix, verifique se estão configurados corretamente(Tipo de informação,Tipo de dados) e se estão ativos.

Comment

• reimlima
          Junior Member
          • Feb 2015
          • 3

Bruno,

acredito que isto era exatamente o que eu precisava, creio que, com essa sua ajuda, eu consigo caminhar a partir de agora.

Muito Obrigado pela atenção,

Abraço!

Comment

Working...