Ad Widget

Collapse

Duvidas sobre consumo de recursos do Zabbix Agent

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • ArtFell
    Junior Member
    • Feb 2021
    • 2

Duvidas sobre consumo de recursos do Zabbix Agent

Pessoal, boa tarde!

Sou novo no fórum e no Zabbix em si. Estou implementando a solução Zabbix em um ambiente e o cliente me fez o seguinte questionamento:
    - Quais são os requisitos do Agente? A instalação do Agente irá impactar na performance dos servidores de produção?
    - Será necessário instalar alguma aplicação como pré-requisito para que o Zabbix execute sem problemas (por exemplo: .NET Framework, Java, Flash, etc..)?
    - Quanto de recurso de maquina o Agente Zabbix consome (RAM, Disco rígido, Processador) em uma maquina em media

Busquei essas informações em diversos sites e documentações (incluindo https://www.zabbix.com/documentation...n/requirements ), porem não consegui encontrar algo que respondesse a essas dúvidas. A maioria dos artigos citam os requisitos para Zabbix Server, mas não para o Agent ou, quando continha o Agent, a duvida era sobre monitoramento geral do CPU e RAM da máquina o qual foi instalado

Poderia me ajudar com estas dúvidas?

Desde já agradeço pela ajuda!
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

A princípio, e por experiência própria, posso dizer que agente não consome quase nada. Mas isso também depende um pouco do que você irá monitorar.

Também não encontrei uma informação agrupada sobre os requerimentos mínimos do agente.

Entretanto, encontrei uma informação sobre o agente que corrobora com a premissa acima.
    AGENT
    Zabbix agents are deployed on monitoring targets to actively monitor local resources and applications and report the gathered data to Zabbix server. Since Zabbix 4.4, there are two types of agents available: the Zabbix agent (lightweight, supported on many platforms, written in C) and the Zabbix agent 2 (extra-flexible, easily extendable with plugins, written in Go).
    De acordo com o manual, o agente do Zabbix é "extremamente eficiente pois utiliza chamadas nativas do sistema para a coleta de informações".
    Talvez você possa responder isso ao seu cliente.

Dê uma olhada no manual do agente.

Comment

• ArtFell
      Junior Member
      • Feb 2021
      • 2

Maravilha! muito obrigado pelo apoio e por compartilhar sua experiencia comigo!
      continuei as pesquisas um tempo depois desse post e comecei a tirar essas conclusões.

a unica informação confirmada é a de espaço em disco... em torno de 800kb (minusculo!)

e até o momento todos os clients que instalei não interferiram no funcionamento dos servidores em produção.

Mais uma vez, Obrigado!

Comment

Working...