Ad Widget

Collapse

Monitoramento de Containers Docker no Windows

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • leaofelipe
    Junior Member
    • Apr 2018
    • 2

Monitoramento de Containers Docker no Windows

Pessoal, boa noite!

Possuo um ambiente onde tenho inúmeros containers rodando em um Windows Server 2019.
    Realizei a instalação do Zabbix Server na versão 5.0.10 e por default nele consta o template de monitoramento docker "Template App Docker". No host, instalei o Zabbix-Agent 2, porém, ao adicionar o template nenhuma informação é capturada.
    Ao testar o item Docker: Ping, é retornada a seguinte mensagem de erro: "Unknown metric docker.ping"
    Vi também que no log do Zabbix-Agent não é carregado o plugin do docker.

Sabem me dizer se esse template consegue capturar informações de um host Windows? Se sim, como fazer? Se não, sabem de algum template que consiga realizar monitoramento de containers rodando em Windows?

Obrigado!!
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

leaofelipe , acho que não ficou claro como seu ambiente foi configurado.
    Presumo que você instalou o agente no Windows 2019, certo?

A instalação foi realizada por um pacote de instalação?

Ou foi criado uma imagem Docker do agente?

Conforme a documentação do Zabbix Agent2, este agente pode ser expandido com o uso de plugins.
    Como o seu log informa, provavelmente o plugin do Docker não foi carregado.

Para testar a disponibilidade do host, use o comando abaixo no Server.
    Code:
    zabbix_get -s docker-host -k docker.info
    Sugiro que verifique as configurações de plugins do agente para se certificar de que estão configuradas corretamente e habilitadas para o plugin do Docker.
    Last edited by markfree; 28-04-2021, 16:28.

Comment

• leaofelipe
      Junior Member
      • Apr 2018
      • 2

Exato, meu Zabbix Server está em um servidor Ubuntu 20.04 LTS e meu instalei o agente no Windows Server 2019.
      Baixei o pacote de instalação MSI diretamente do site do Zabbix e testei tanto a versão v5.0.11 quanto a v5.2.6.

Verificando a documentação notei o seguinte:
      Plugins.Docker.Endpoint no unix:///var/run/docker.sock Docker daemon unix-socket location.
      Must contain a scheme (only unix:// is supported).
      Isso quer dizer então que o plugin não funciona em um ambiente Windows, correto?

Ao simular executar a chave docker.info diretamente do host Windows foi retornado o seguinte:

C:\Program Files\Zabbix Agent 2>zabbix_agent2.exe -t "docker.info" -c "C:\Program Files\Zabbix Agent 2\zabbix_agent2.conf"
      docker.info [m|ZBX_NOTSUPPORTED] [Unknown metric docker.info]

Comment

• markfree
        Senior Member
        • Apr 2019
        • 868

De acordo com a documentação, o parâmetro "Plugins.Docker.Endpoint" só funciona com "unix://".

Você fez a instalação do plugin do Docker? Conforme mencionou anteriormente, o log do agente indica que o plugin não foi carregado.
        Conforme a documentação, "Zabbix agent 2 templates work in conjunction with the plugins."

Verifique se o plugin está operacional e as configurações estão corretas.

Como o arquivo de configurações para Windows do Agent2 possui parâmetros para plugins, incluindo o parâmetro do Docker, presumo que seja suportado no Windwos, sim.

Infelizmente não tenho como testar esse plugin aqui, mas sua experiência ajuda bastante.

Comment

• mfortes
          Senior Member
          • Oct 2019
          • 416

Zabbix Windows Docker Monitoring. Contribute to dimuskin/ax-zabbix-docker development by creating an account on GitHub.

Creio que seja isso que vc precisa

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
          Medium: mromeiro-f

Comment

Working...