Ad Widget

Collapse

Ajuda com monitoramento de Discos.

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • vcnt
    Junior Member
    • Jul 2021
    • 11

Ajuda com monitoramento de Discos.

Boa tarde a todos,

Como muitos aqui, sou iniciante no Zabbix e estou tendo problemas. Gostaria de saber como faço para que o Zabbix Agent monitore os DISCOS da máquina. C: / D: e unidades mapeadas, caso tenha alguma. Pergunto isso pois, antes de atualizar o Zabbix para o 5.4, havia no template padrão "Template OS Windows by Zabbix agent" OS DISCOS da máquina, tudo certo. Porém agora, os discos não estão mais sendo monitorados, não sei o que houve, eles estão em protótipos E ITEMS e mesmo eu criando eles como ENABLE, não aparecem os dados de discos dos Hosts no MONITORING -> HOST -> LATEST DATA. Justamente por isso, as informações não estão sendo coletadas. Eu procurei diversas maneiras de fazer voltar a monitorar, porém nenhuma deu certo, eu criei os itens, criei protótipos de itens, mas nada, não captura os dados de discos. Acredito que tenha algo de errado com o template, por ser novo no meio Zabbix, não sei dizer se no Template OS Windows by Zabbix agent padrão já vem com Items de monitoramento de discos assim como já vem os itens de memory.

Enfim, espero ter explicado de uma maneira que seja entendível e que alguém possa me dar uma luz. Não queria ter que refazer todo monitoramento. Se alguém quiser alguma informação específica, só me pedir.

OBS: Demais itens do TEMPLATE estão sendo capturados normalmente, apenas discos não.
  • pabloarg
    Member
    • Jun 2019
    • 32

Si utilizas el template estándar de Windows los discos están incluidos cómo una regla de discovery. Estos ítems se generan luego de un rato de funcionamiento (una hora, creo).
    Vuelve nuevamente a verificar si el template es el correcto, y si los ítems fueron creados en el host por la regla de discovery.

Comment

• vcnt
      Junior Member
      • Jul 2021
      • 11

Originally posted by pabloarg
      Si utilizas el template estándar de Windows los discos están incluidos cómo una regla de discovery. Estos ítems se generan luego de un rato de funcionamiento (una hora, creo).
      Vuelve nuevamente a verificar si el template es el correcto, y si los ítems fueron creados en el host por la regla de discovery.
      pabloarg Obrigado pela resposta. Infelizmente permanece tudo igual. Os items estão existindo nas REGRAS DE DESCOBERTAS, porém não estão aparecendo no campo do DADOS RECENTES do host. Eles simplesmente não aparece e não monitora dados de Disco. Sim, estou com o Template padrão. Na verdade eu peguei esse projeto de Zabbix em andamento e ainda estou tentando me familiarizar. REalmente não sei o que pode estar causando isso, acredito que tenha sido a atualização, pois após ela os dados de DISCO de todos os meus HOSTS Windows, desapareceram.

Comment

• mfortes
        Senior Member
        • Oct 2019
        • 415

vcnt opa
        Os discos estavam sendo monitorados antes do update? O agent esta funcionando normalmente sem erros? Olho no log de ambos (server e agent) ?

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
        Medium: mromeiro-f

Comment

• vcnt
          Junior Member
          • Jul 2021
          • 11

Originally posted by mfortes
          vcnt opa
          Os discos estavam sendo monitorados antes do update? O agent esta funcionando normalmente sem erros? Olho no log de ambos (server e agent) ?
          O agente funciona normalmente, os outros itens que não estão em DESCOBERTA estão sendo captados normalmente, sabe. Assim, estava sendo monitorado numa boa, mas por algum motivo as regras de descoberta pararam de funcionar. Eu realmente não sei dizer se os dados de DISCO devem aparecer no LATEST DATA, acredito na minha opinião que sim, não vejo sentido em não aparecerem. De todo modo, tentei criar ITENS nesse template que tenho e, mesmo assim não traz nada com a chave que eu coloco. Eu sou bem iniciante no Zabbix, aí é bem complicado entender como as chaves vão funcionar. Eu sei que, tenho mais de 20 Hosts e cada um deles tem pelo menos 2 Discos e, antes de eu assumir a bronca eles estavam aparecendo no LATEST DATA. Talvez esse template que estou usando tem algo errado e, juro, todos que procurei ou são muito velhos ou não servem, trabalham com snmp.

Comment

• vcnt
            Junior Member
            • Jul 2021
            • 11

vcnt opa
            A propósito, muito legal seu blog sobre monitoramento.

Comment

• mfortes
              Senior Member
              • Oct 2019
              • 415

Os valores devem aparecer no Latest data sim.
              Na aba de administraçao -> fila esta sem filas?
              Com debug lvl 3 não tem nada sendo acusado no log dentro do servidor e no log do agent?

Sobre o blog, obrigado rs sempre que posso eu to postando novidades por la.

Michael R. Fortes

Comment

• vcnt
                Junior Member
                • Jul 2021
                • 11

Os valores devem aparecer no Latest data sim.
                Na aba de administraçao -> fila esta sem filas?
                Com debug lvl 3 não tem nada sendo acusado no log dentro do servidor e no log do agent?

Sobre o blog, obrigado rs sempre que posso eu to postando novidades por la.
                Opa,

Minha Fila encontra-se assim atualmente. PS: Não faço ideia do funcionamento e importância dela atualmente.
                . Click image for larger version

Name:	fila.PNG
Views:	2205
Size:	34.0 KB
ID:	428832

Dentro do log do agente aparece que os itens que eu adicionei na mão dentro do template padrão, estão errados. Mas eu acabei excluindo eles apaguei tudo que tinha modificado no template para fazer ele funcionar. Agora ele tá apenas com os dados padrões. As regras de descoberta, tentei refazer igual tutoriais que vi na internet, mas nada, nada faz com que os dados apareçam. Abaixo tenho uns prints pra mostrar. Se inclusive, houver como mandar um modelo de template, porque todos que achei ou são antigos, ou trabalham snmp.

Click image for larger version

Name:	template1.PNG
Views:	2185
Size:	163.2 KB
ID:	428833
                acima tenho os itens.

E abaixo tenho o log do agente, porém esses itens que estão com problemas, não estão mais no template, excluí todos.

Name:	logagent.PNG
Views:	2202
Size:	54.1 KB
ID:	428834

Sabe me dizer se nos itens de descoberta o nome do disco deve ser mencionado, ou ele faz tudo sozinho (Pegar nome do host\ letra da unid do disco). Caso haja algum link para baixar o modelo novamente e vocês souberem, agradeço. Quero recadastrar um novo template em todos os hosts.

Desde já, agradeço.

Comment

• mfortes
                  Senior Member
                  • Oct 2019
                  • 415

Os agentes estao na mesma versao do server?

Michael R. Fortes

Comment

• vcnt
                    Junior Member
                    • Jul 2021
                    • 11

Os agentes estao na mesma versao do server?
                    Estão sim, acabei de subir um Host para o cliente e já coloquei a ultima versão do agent. E nessa máquina mesmo que estou testando.

Comment

• pabloarg
                      Member
                      • Jun 2019
                      • 32

Originally posted by vcnt

Name:	logagent.PNG
Views:	2202
Size:	54.1 KB
ID:	428834

Quizá podrías intentar con PERF_COUNTER_EN en vez de PERF_COUNTER.

Comment

Working...