Ad Widget

Collapse

Trigger para avisar que uma interface está com baixo trafego

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • anderklein
    Junior Member
    • Apr 2021
    • 6

Trigger para avisar que uma interface está com baixo trafego

Boa tarde pessoal, estou tentando criar uma trigger que me avise que tal interface do meu servidor está com o tráfego abaixo de tantos megas:
    exemplo:

{MyServer:net.if.out[ifHCOutOctets.8].avg(180)}>5Mbits

nesse trigger..zabbix pegaria uma media dos ultimos 180segundos e me avisaria se essa interface estaria com tráfego abaixo de 5 mega..

porém o zabbix não entende os Mbits. não sei se tenho que escrever em bits ou bytes..alguem poderima me ajudar?
  • niveastn
    Member
    • Oct 2021
    • 82

Oi jovem

Não sei se foi um erro de digitação, mas tu sabe que ">5" vai alertar quando tiver acima de 5mbits, correto?
    Voce não precisa colocar a unidade no alerta. O valor vai ser em cima da unidade do item. Por exemplo, se seu item ta em bits, e voce quer que dispare um alerta quando o trafego tiver com uma media abaixo de 5mbits, sua trigger vai ser: {host:item.avg(180)}<=5000000

Comment

• anderklein
      anderklein commented
      Editing a comment
      opa tudo certo? pois é, eu demorei algum tempo pra me ligar disso..porque quando ele faz a leitura...ele primeiro faz em kbits, depois em Mbits e por aí vai, pois no postprocessing da iterface la ele faz x8 se não me engano...não fica claro a forma como ele calcula o trafego da interface...
      testei em bits e coloquei um alerta para que se a interface fique abaixo de 1,5Mbit o zbbix avise. ficou assim:

{host:net.if.in[ifHCInOctets.9].last(0)}<1572864 ( qtde de bits para 1,5Mbit)

o que seria uma extrema mão na roda seria poder colocar em megas e gigas...
      me parece que na versão 5,4 do zabbix da pra fazer.
  • niveastn
    Member
    • Oct 2021
    • 82

hey, legal que tu pode criar a trigger!

Na 5.4 voce pode usar hosts > items > <item_que_voce_ta_usando> > preprocessing > custom mutiplier

pra poder converter o valor no que voce quiser

Comment

Working...