Ad Widget

Collapse

Host intermitente gerando varios alerta como tratar alerta recorrentes

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • andvsilva
    Member
    • Aug 2020
    • 39

Host intermitente gerando varios alerta como tratar alerta recorrentes

Boa tarde,

Será que alguém poderia me dar uma ajuda de como tratar este tipo de problema, vamos lá.

Eu tenho alguns hosts IDRACs que estão com falhas recorrentes e intermitente onde já estamos tratando eles, porém como eles geram muitos alertas recorrentes acaba atrapalhando a estatísticas de alertas que temos e fora os ACKs que se perdem quando o alerta é resolvido, sabemos que a raiz do problema é o host e não o Zabbix, mas queria de alguma forma colocar um filtro nas TRIGGERs para só resolver após avaliar que o host não teve nenhum problema recente criado nas últimas 6hrs por exemplo.

Vamos supor assim:

Checagem do item acontece a cada 3 minutos.

Atualmente o meu filtro para gerar o problema é:
    count(/HOST/ITEM.VALUE,#3,"gt",1)=3

E para resolver o problema é:
    count(/HOST/ITEM.VALUE,#2,"lt",2)=2

Porém que o alerta fosse resolvido precisaria validar:

Se o host nas últimas 6 horas (120 checagens) não tivesse essa variação de valores, mas sem esperar 6 horas para isso. Ou seja, supondo que o valor esperado seja 1(um):

- Se o host nas últimas 6 horas tivesse apenas 20 retornos diferentes de 1(um) deve fechar o alerta;
    - Se o host nas últimas 6 horas tivesse acima de 20 retornos diferentes de 1(um) deve manter o alerta;
    - Se esta for a primeira ocorrência deste alerta dentro de 3 horas deveria fechar o alerta, mas se for a segunda ocorrência ou mais nas últimas 3 horas deverá seguir as validações acima.

Assim evitaria o alerta ficar abrindo e fechando recorrentemente.
    Last edited by andvsilva; 17-12-2021, 21:28.
  • mfortes
    Senior Member
    • Oct 2019
    • 415

Sendo assim você precisa criar uma trigger, e uma ação.
    A trigger usando a função count, indicando quantos contadores com valores retornados devem ser considerados até alarmar.

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
    Medium: mromeiro-f

Comment

Working...