Ad Widget

Collapse

Monitoramento do tráfego de Rede. Como fazer?

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • AndreRFS
    Junior Member
    • Jan 2023
    • 2

Monitoramento do tráfego de Rede. Como fazer?

Boa tarde a todos.

Estou começando a estudar Zabbix agora, já tenho instalada na minha máquina e tudo configurado (zabbix, mysql, apache, terminal web e windows agent-zabbix, todos funcionando). Agora meu próximo passo é monitorar a rede local que tenho em casa, para treinar e depois partir para um servidor do trabalho.

Tenho um switch não gerenciável conectando 3 computadores com windows, todos por LAN (sendo que em um deles está o zabbix, dentro de uma máquina virtual). Já consegui realizar um monitoramento por ping em tempo real, tudo ok. Porém não sei mais o que dá pra fazer, estou travado aí.

Dá pra monitorar as portas do switch? se sim, como faço? Dá pra ver quantos pacotes estão passando? dá pra saber qual usuário está acessando cada pc?
    Só preciso saber quais templates e itens fazem esses monitoramentos, pois possuem muitos e estou perdido.

PS: meu switcher é um HPE 1420 mod JH392A e os 3 PCs estão com Windows 10 home.
  • mfortes
    Senior Member
    • Oct 2019
    • 416

Oi Andre !
    Parabens pelo inicio dos seus estudos, e qualquer duvida pode mandar ai que tentamos ajudar sempre =]

Sobre o seu switch... eles são otimos para monitoramento, pq respondem muitos dados interessantes...
    Pra monitora-lo, primeiro vc precisa saber a community dele... Com isso você consegue coletar dados via SNMP.

Dentro do proprio zabbix existem templates de switch, ou de equipamentos snmp generic... você pode começar usando eles de inicio para entender o funcionamento dese monitoramento, e depois partir para coisas mais finas.

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
    Medium: mromeiro-f

Comment

• AndreRFS
      Junior Member
      • Jan 2023
      • 2

Originally posted by mfortes
      Oi Andre !
      Parabens pelo inicio dos seus estudos, e qualquer duvida pode mandar ai que tentamos ajudar sempre =]

Sobre o seu switch... eles são otimos para monitoramento, pq respondem muitos dados interessantes...
      Pra monitora-lo, primeiro vc precisa saber a community dele... Com isso você consegue coletar dados via SNMP.

Dentro do proprio zabbix existem templates de switch, ou de equipamentos snmp generic... você pode começar usando eles de inicio para entender o funcionamento dese monitoramento, e depois partir para coisas mais finas.

Pelo que me falaram aqui no trabalho, esse meu switch não dá pra usar SNMP pq ele não é gerenciável. Então queria saber como monitorar diretamente um outro PC doméstico, quais templates vc recomenda usar?
      E no caso de um switch gerenciável, como monitoro o tráfego dele? existe algum outro tópico por aqui que fale especificamente de monitoramento por SNMP?

Comment

• mfortes
        Senior Member
        • Oct 2019
        • 416

Em um switch gerenciavel, vc monitora usando SNMP, fazendo a leitura dos dados de cada interface via SNMP... dessa forma vc consegue muitos dados interessantes, inclusive trafego...

Se você quer monitorar a rede do host final... no PC domestico por exemplo... vc usaria o monitoramento via agent... Tem templates de windows que possuem descobertas de interface de rede...

Michael R. Fortes

Linkedin: Mike Fortes
        Medium: mromeiro-f

Comment

• Tyrone Saunders
          Junior Member
          • Feb 2023
          • 1

Originally posted by AndreRFS
          Boa tarde a todos.

Estou começando a estudar Zabbix agora, já tenho instalada na minha máquina e tudo configurado (zabbix, mysql, apache, terminal web e windows agent-zabbix, todos funcionando). Agora meu próximo passo é monitorar a rede local que tenho em casa, para treinar e depois partir para um servidor do trabalho.

Tenho um switch não gerenciável conectando 3 computadores com windows, todos por LAN (sendo que em um deles está o zabbix, dentro de uma máquina virtual). Já consegui realizar um monitoramento por ping em tempo real, tudo ok. Porém não sei mais o que dá pra fazer, estou travado aí.

Dá pra monitorar as portas do switch? se sim, como faço? Dá pra ver quantos pacotes estão passando? dá pra saber qual usuário está acessando cada pc?
          Só preciso saber quais templates e itens fazem esses monitoramentos, pois possuem muitos e estou perdido.

PS: meu switcher é um HPE 1420 mod JH392A e os 3 PCs estão com Windows 10 home.

Boa tarde André, assim como você, sou iniciante. Mas estou um pouquinho à frente rsrsrs
          Bom, com zabbix vc consegue monitorar muuuuita coisa, no caso, eu sugiro pra vc procurar ulguns videos antes de iniciar o monitoramento. Tem um cara que sigo no youtube que se chama
          Robert Silva​, muito bom os videos dele.

Sobre monitorar os computadores. você vai baixar um agente zabbix nesse link: https://www.zabbix.com/br/download_agents
          instalar nas suas maquinas, criar os hosts no zabbix e se tudo estiver configurado certinho, já vai começar a coletar os dados.

Comment

Working...