Ad Widget

Collapse

Monitoramento de Link

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • thisniel
    Junior Member
    • Mar 2022
    • 4

Monitoramento de Link

Boa tarde,

Estou enfrentando a seguinte situação:

Estou utilizando o Zabbix na versão 4.0.12 para monitorar links de rede, com base no seguinte parâmetro:

UserParameter=provedor.ping[*],ping $1 -n 1 | find "TTL=">NUL && echo 1 || echo 0

Este parâmetro está configurado no agente de um servidor Windows, que realiza o teste de ping para o endereço IP do provedor e envia o resultado para o servidor Zabbix.

Até o momento, tudo está funcionando conforme esperado. O monitoramento consegue verificar se o link está ativo e me retorna o valor 1(UP). No entanto, quando o link está inativo e o teste de ping retorna o valor 0(Down), o servidor Zabbix não está registrando esse valor, como ilustrado nas imagens a seguir:

Click image for larger version

Name:	image.png
Views:	457
Size:	10.9 KB
ID:	468682Click image for larger version

Views:	403
Size:	9.0 KB
ID:	468683​​

Nos exemplos acima, podemos observar que o link caiu às 10:39, porém, o Zabbix não começou a registrar o valor 0 (Down) como era esperado.

É importante ressaltar que, quando o link é reestabelecido e volta a ficar ativo, o Zabbix é capaz de registrar novamente o valor 1 (Up).

O agente do Zabbix exibe a seguinte mensagem:
    Click image for larger version

Views:	401
Size:	22.7 KB
ID:	468684

Se alguém puder oferecer orientações ou dicas sobre como abordar esse problema, desde já agradeço imensamente. Estou em busca de soluções para garantir um monitoramento mais preciso e confiável dos links de rede.

Atenciosamente,

Hanniel
  • markfree
    Senior Member
    • Apr 2019
    • 868

A imagem da configuração do item mostra que há uma falha de comunicação do Zabbix Server com o host, logo, o Zabbix Server não consegue capturar os valores do item.
    Não sei como sua rede está configurada, mas se o host Windows perder a comunicação com o Zabbix, não será possível coletar dados.

De qualquer forma, você já tentou utilizar itens de verificação simples para os links monitorados?
    Existem itens do tipo "Simple Check" que fazem esta verificação ICMP a partir do próprio Zabbix Server. Esta pode ser uma alternativa interessante para o seu caso.

Comment

Working...