Ad Widget

Collapse

Monitoramento de rede externa

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • victorgqueiroz
    Junior Member
    • Sep 2023
    • 2

Monitoramento de rede externa

Olá boa tarde,

Sou novo nas configurações do Zabbix e estou com uma questão, eu configurei o monitoramento do Zabbix para verificar o Switch na mesma rede que está o servidor aonde instalei o Zabbix até ai tudo ok, configurei o HOST o SNMP, fiz o dashboard no Grafana e ok, o meu problema seria o seguinte, eu tenho outro Switch da TP-Link porém ele está em uma rede externa com Ip diferente e community diferente, como eu faria para o Zabbix monitorar essa rede também? o modelo do Switch é TL-R470T+

Agradeço desde já as respostas!!
  • solution
    Senior Member
    • Jun 2020
    • 269

O modelo que citou é um Roteador Multi-WAN, então se ele é o gataway da rede,
    siga os mesmos procedimentos que você fez para o equipamento da rede interna que você citou.
    o que muda é que no IP do Host no Zabbix, você vai colocar o IP da internet da outra rede/equioamento.

Wellington

Comment

• victorgqueiroz
      Junior Member
      • Sep 2023
      • 2

Originally posted by solution
      O modelo que citou é um Roteador Multi-WAN, então se ele é o gataway da rede,
      siga os mesmos procedimentos que você fez para o equipamento da rede interna que você citou.
      o que muda é que no IP do Host no Zabbix, você vai colocar o IP da internet da outra rede/equioamento.

Wellington
      Certo eu pego o ip da internet, pego ele pelo meuip.com.br, consigo obter o ping dele dentro do meu servidor Linux, porém quando eu dou o snmpwalk para testar o Community para ver se está tudo ok, ele não obtém resposta mesmo assim e o Zabbix não consegui alcançar para monitorar... vou passar uns prints porque pode ter algo no caminho que eu não estou enxergando
      Click image for larger version

Name:	zabbix_2.png
Views:	668
Size:	18.2 KB
ID:	471624

Click image for larger version  Name:	zabbix_1.png Views:	0 Size:	35.8 KB ID:	471621Click image for larger version  Name:	servidor.png Views:	0 Size:	29.1 KB ID:	471623
      Attached Files

Comment

• solution
        Senior Member
        • Jun 2020
        • 269

para testes, altere para SNMP v1

Lembre-se que é um acesso de fora, então há alguns fatores a observar:
        como é a estrutura?
        modem da operadora (autenticando) --> WAN RT470: neste caso é preciso abrir a porta 161/UDP apontando para o RT470 ou configure a DMZ
        modem da operadora (em modo brige( --> WAN RT470 autenticando (PPPoE/IP Estático): neste caso confira se não limitou a um IP específico na tela de configuração do SNMP, deixe 0.0.0.0, após os testes pode restringir novamente

Outra possiblidade é que as portas de entrada estão fechadas pela Operadora, aqui no Brasil algumas operadores vendem os links com as portas de entradas fechada ou usam CGNAT(a NET/Claro por exemplo usa)

Wellington

Comment

Working...