Ad Widget

Collapse

Monitorar Mudança de IP no Zabbix Server 6

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Renato_Ferreira
    Junior Member
    • Nov 2023
    • 4

Monitorar Mudança de IP no Zabbix Server 6

Boa tarde, Senhores!
    Tudo certo? Espero que sim.
    Eu sou novo no uso dessa ferramenta e também novo aqui no forum.
    Eu gostaria de saber se o zabbix é capaz de identificar mudanças de ip nas maquinas que o agente esta instalado?

Meu cenario. Tenho um cliente que possui maquinas clientes e um zabbix proxy que passa para o meu zabbix os alertas do ambiente dele.

Eu não consegui achar um template que faça o registro do ip da maquina e depois fica checando se o ip mudou. Eu tenho muito chamado da area NOC que o endereço esta fora do ar. Porem quando entro no ambiente do cliente nada mudou a não ser um ip. Gostaria de um alerta de mudança de IP.

Teria que fazer um script ou usar algum parametro no zabbix conf.

Desde ja agradeço a atenção dada.
  • solution
    Senior Member
    • Jun 2020
    • 269

Olá Renato,
    Pela que entendi você está usando o Zabbix Agent em modo Passivo.
    Para o modo passivo funcionar corretamente as máquinas devem sempre ter o mesmo IP, e você pode usar:
    IP Estático ou Reserva DHCP
    Garantindo assim que os Hosts sempre mantenham o IP.

Em rede sob as quais não tem o gerenciamento total, o recomendado é usar o Zabbix Agent em modo Ativo, assim não importa o IP, o monitoramento funcionará sem problemas.

Wellington

Comment

• wagnerjeske
      Junior Member
      • Jan 2024
      • 3

Boa tarde, Renato!

Voce poderia criar um UserParameter com script/powershell para informar o IP coletado de cada estação windows e criar o item no template para coleta dessa informação.
      Com o item (IP) já coletado 1x, basta criar uma trigger para comparar a diferença entre os valores e alertar caso seja diferente.

Comment

• markfree
        Senior Member
        • Apr 2019
        • 868

Originally posted by Renato_Ferreira
        Eu gostaria de saber se o zabbix é capaz de identificar mudanças de ip nas maquinas que o agente esta instalado?
        Meu cenario. Tenho um cliente que possui maquinas clientes e um zabbix proxy que passa para o meu zabbix os alertas do ambiente dele.
        Eu não consegui achar um template que faça o registro do ip da maquina e depois fica checando se o ip mudou. Eu tenho muito chamado da area NOC que o endereço esta fora do ar. Porem quando entro no ambiente do cliente nada mudou a não ser um ip. Gostaria de um alerta de mudança de IP.
        Teria que fazer um script ou usar algum parametro no zabbix conf.
        Acho que conectar o Proxy aos hosts por nome de domínio ao invés de IP pode ajudar.

Comment

Working...