Ad Widget

Collapse

Zabbix Proxy Enviar p/ 2 servers

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • mzibit
    Junior Member
    • Sep 2016
    • 5

Zabbix Proxy Enviar p/ 2 servers

Boa tarde Pessoal,

Preciso fazer que meu Zabbix Proxy atual envie os dados para 2 servidores, pois além do zabbix server no meu ambiente, temos um zabbix server com uma empresa terceirizada responsável pelo nosso NOC 24 horas.

Hoje os hosts na Amazon se comunicam com meu servidor via zabbix proxy, mas para essa empresa a comunicação está direta via ip público, o que não é o ideal.

É possível atualmente fazer essa configuração? Tentei colocando 2 ips no Servers, porém não funciona, tentei também com a opção ServersActive e também sem sucesso. Testei executar 2 zabbix_proxy.conf com o parâmetro "-c" como eu faço atualmente com os agentes, porém acho que no próxy essa opção não funciona.

Versão do Zabbix Server: 3.0
    Versão do Zabbix Proxy: 2.4.7

Agradeço desde já quem puder ajudar.
  • Jefte
    Senior Member
    • Oct 2015
    • 207

Veja se isso pode te ajudar ,

Zabbix agent currently supports only one server in active mode – the first host from the Server configuration parameter is used. While for most users that is enough, some installations require a more advanced approach with the agent being able to report to multiple servers in the active mode. Current situation Currently, Zabbix active agent […]

acho que você deve colocar separado por virgulas

ServerActive = 192.168.10.1,10.0.0.1

Obs: acredito que os proxy e servers devem ser a mesma versão (pois o agent e o server nao trabalham bem se forem diferente)
    Last edited by Jefte; 14-09-2016, 13:10.

Comment

• mzibit
      Junior Member
      • Sep 2016
      • 5

Eu fiz esse teste com a versão atual e não funcionou.

Vou compilar a versão 3.0 do proxy e testar então, dai aviso aqui caso dê certo!

Outra coisa, tem alguma forma de eu atualizar os ips das máquinas na interface web do zabbix de forma dinâmica?
      Por exemplo: tenho algumas maquinas dentro de um elastic beanstalk na amazon, e tenho configurado um autoscalling que cria maquinas horizontalmente conforme a utilização de recursos... Essas novas máquinas já vem prontas, porém mudam o ip local, ai eu preciso ir lá no Zabbix e alterar o IP da configuração do host.

Essas informações do host, ficam em algum arquivo? Banco de dados? Pois sabendo a localização deles eu poderia criar um script que atualizasse esass informações.

Obrigado desde já pela ajuda.

Comment

• mzibit
        Junior Member
        • Sep 2016
        • 5

Realmente não funciona essa função de enviar os dados do ZabbixProxy pra múltiplos servers.

Se usar o parâmetro: Server=server1,server2 o zabbix proxy starta mas não envia os dados pra servidor nenhum.

Se usar a diretiva ServerActive, o zabbixproxy nem starta, acusa parametro desconhecido.

Acho que o jeito será configurar o zabbixproxy pra empresa que faz o noc e enviar pro meu servidor diretamente pelo IP publico mesmo

Comment

• diegofpk
          Junior Member
          • Sep 2016
          • 3

Talvez o recurso nativo do zabbix não funcione corretamente, porém, tem como "correr por fora".
          Você pode criar um ip ficticio ex.:
          ServerActive = 10.20.30.1

Então criar um postrouting para encaminhar todos os pacotes enviados para 10.20.30.1 com múltiplos destinos.

Talvez isso ajude:

http://stackoverflow.com/questions/1...e-ip-addresses

Comment

Working...