Ad Widget

Collapse

Auxilio com template Fortigate By HTTP

Collapse
X

• Time
  • Show
Clear All
new posts
  • Alexandre Brianti
    Junior Member
    • Nov 2023
    • 8

Auxilio com template Fortigate By HTTP

Bom dia!

O monitoramento com este template está funcionando tudo certinho com exceção de uma coisa, os problemas quando são resolvidos continuam na fila de problemas. Mesmo quando já estão resolvidos.
    Entrando no gráfico e vendo o latest data vejo que está tudo OK. Mas o problema fica lá na fila e não consigo nem fechar manualmente.

O máximo que consigo é marcar como "Acknowledge" mas ele continua na fila.
    Click image for larger version

Name:	image.png
Views:	291
Size:	29.6 KB
ID:	479675
    Alguém sabe como resolvo isso? Sou iniciante no Zabbix então peço desculpas se estou perguntando algo bobo. Procurei no fórum e não encontrei nada a respeito.

Obrigado!
  • solution
    Senior Member
    • Jun 2020
    • 269

Se tem alerta é porque há erros.
    Se esta interface mudou de nome/id o alerta permanecerá até que seja deletada automaticamente.
    quando clica no Host --> Items,, se algum não é mais detectado aparece a data que será excluído.

Quanto a fechar, olhei o template e estes items podem ser fechados manualmente,,, ao clicar em Update marque o item "Close problem",
    mas no caso destes items se fechar manualmente não haverá mais alerta nos próximos problemas.

SD-WAN [{#NAME}]:[{#IFNAME}]: Link state is error This trigger expression works as follows:
    1. It can be triggered if the interface status is error.
    2. {$SDWAN.HEALTH.IF.CONTROL:"{#IFNAME}"}=1 - a user can redefine context macro to value - 0. That marks this interface as not important. No new trigger will be fired if this interface is down/error.
    3. {TEMPLATE_NAME:METRIC.diff()}=1 - the trigger fires only if the interface status was up to (1) sometime before.

WARNING: If closed manually, it will not fire again on the next poll because of .diff.
    Wellington

Comment

• Alexandre Brianti
      Junior Member
      • Nov 2023
      • 8

Primeiramente, obrigado pelo retorno!

Então, ao ir em Host --> Items, não tem nenhum item aparecendo a data que será excluído...
      Pode ser por que deixei as Discovery Rules desabilitadas?

Pois a descoberta traz todas as portas, e não são todas portas que me é interessante monitorar.
      Então desabilitei as Discovery Rules e apaguei os itens que não desejo monitoramento. Pode ser esta a causa?

Comment

• solution
        Senior Member
        • Jun 2020
        • 269

Se as triggers em alerta são de itens que não existe, você deve exclui-los. Hosts --> Triggers

Não tenho certeza se apagando o item a trigger é apagada automaticamente.

Lembrando que este template tem macros que você e definir quais interfaces serão ignoradas/descobertas pelo Discovery.

Wllington

Comment

• Alexandre Brianti
          Junior Member
          • Nov 2023
          • 8

Obrigado pelo retorno.
          Então, mas o trigger ainda existe e trás resultado se eu testá-lo. E o resultado é que o problema já não existe mais.
          O problema é eles continuarem na fila. Se eu apagar o item e redescobrir com o discovery o problema some, mas aí eu perco o histórico de problemas com este item.

Comment

• solution
            Senior Member
            • Jun 2020
            • 269

Não sou expert no Zabbix, mas com base em minhas experiencias posso dizer o seguinte:

Se você quer apenas adicionar informações sobre o problema,
            clique em update e adicione as informações e selecione "acknowledge"
            neste caso o problema NÃO é fechado.

Para fechar manualmente:
            Clique em update, adicione as informaçãoes e selecione "Close Problem"
            Obs.: em items que tem a função "diff" como é o caso deste do print se fechar manualmente não haverá mais novos alertas mesmo se houver erros

Para o problema ser fechado automaticamente
            Resolva o problema, sem fazer mudanças significativas que altere o item no dispositivo.
            Exemplo: no caso de serviços, inicie o serviço, o zabbix reconhecerá e marcará como resolvido
            no caso de interface
            down: conecte o cabo e o zabbix marcará como resolvido
            erros: verifique os erros (latencia, perda de pacotes,,, etc) e resolva
            O Problema será fechado automaticamente.

Importante:
            Se para a solução do problem foi necessário fazer mudanças no dispositivo que afetem o item
            como deletar e recriar a interface, renomear,, desativar e reativar(é raro masas vezes o ID muda),
            neste caso, será considerado como novo item, então aquela trigger nunca será resolvidade automaticamente.

No seu caso, - Interface -
            - Veja os dados recente do host e procure pelos items monitorados da interface em questão erros/up/down/etc (como não uso, não sei o que é monitorado neste template)
            - na página de problemas do Host, clique na Data (Coluna Time ao lado de Severity) e veja o que tem em
            Operacional Data se tiver "UNKNOWN" é porque não está recebendo dados
            Click image for larger version

Name:	image.png
Views:	215
Size:	8.5 KB
ID:	480082
            E neste caso se o host está reportando e a interface (no seu caso) está OK,, então a trigger está referenciando a um item que não reporta mais.

Confira os items e Triggers do Host, deve haver itens/triggers marcados para a exclusão​.

Desculpe a resposta longa
            Wellington

Comment

Working...